/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Avanços e desafios na/para a produção de materiais didáticos (pedagógicos) para o uso no ensino remoto
This course conclusion work presents and discusses the results of a study carried out with teachers who participated in the digital classes project carried out by Inteleleri Tecnologia para Educação, a Google Partner company, in partnership with the Department of Education of Ananindeua. Therefore,...
Autor principal: | ALMEIDA, Carolina Gonçalves de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6562 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6562 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-65622024-01-25T03:06:55Z Avanços e desafios na/para a produção de materiais didáticos (pedagógicos) para o uso no ensino remoto ALMEIDA, Carolina Gonçalves de MARQUES, Valéria Risuenho http://lattes.cnpq.br/3707399473800710 https://orcid.org/0000-0002-5378-975X Materiais pedagógicos Pedagogical materials Ferramentas digitais Digital tools Ensino Remoto Remote Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS This course conclusion work presents and discusses the results of a study carried out with teachers who participated in the digital classes project carried out by Inteleleri Tecnologia para Educação, a Google Partner company, in partnership with the Department of Education of Ananindeua. Therefore, this study has the question of the challenges faced in the production of teaching materials for remote teaching by teachers who attended training courses developed by Inteleleri, in partnership with SEMED. As objectives, we had to identify challenges faced by teachers of Basic Education, Initial Years, for the production of teaching materials for remote education and show advances from these productions. Methodologically, it is a quanti-qualitative research, with a questionnaire, available as an electronic form, for the constitution of empirical data. The collaborators were 20 teachers from two public schools in the city of Ananindeua-PA. The results indicate as main challenges the different realities regarding access to technologies by students and the lack of equipment. As for the difficulties, the limitation regarding internet access and communication with parents stood out. As positive aspects, the flexibility of schedules and activities and the possibility of preparing and providing varied and interactive activities were indicated. Furthermore, the participation of teachers in the project enabled the development of teaching materials in the different digital tools studied, with Google Form being the most used. Este trabalho de conclusão de curso apresenta e discute os resultados de um estudo desenvolvido com professores que participaram do projeto aulas digitais executada pela Inteceleri Tecnologia para Educação, empresa Google Partner, em parceria com a Secretaria de educação de Ananindeua. Para tanto, este estudo tem como questão quais os desafios enfrentados na produção de materiais pedagógicos para o ensino remoto por professores que frequentaram os cursos de formação desenvolvidos pela Inteceleri, em parceria com a SEMED. Como objetivos tivemos identificar desafios enfrentados por docentes da Educação Básica, Anos Iniciais, para a produção de materiais pedagógicos para o ensino remoto e evidenciar avanços a partir dessas produções. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de cunho quanti-qualitativa, tendo um questionário, disponibilizado como formulário eletrônico, para a constituição dos dados empíricos. Os colaboradores foram 20 professores de duas escolas públicas do município de Ananindeua-PA. Os resultados indicam como principais desafios as diversas realidades sobre o acesso às tecnologias por parte dos alunos e a falta de equipamentos. Quanto às dificuldades, sobressaiu a limitação quanto ao acesso à internet e à comunicação com os pais. Como aspectos positivos foram indicados a flexibilidade de horários e atividades e a possibilidade de elaborar e disponibilizar atividades variadas e interativas. Ademais, a participação dos professores no projeto possibilitou a elaboração de materiais pedagógicos nas diferentes ferramentas digitais estudadas, sendo o Google Formulário, o mais usado. 2024-01-24T14:08:31Z 2024-01-24T14:08:31Z 2021-12-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ALMEIDA, Carolina Gonçalves de. Avanços e desafios na/para a produção de materiais didáticos (pedagógicos) para o uso no ensino remoto. Orientadora: Profa. Dra. Valéria Risuenho Marques. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação em Ciências Matemática e Linguagem, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021 Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6562. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6562 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Materiais pedagógicos Pedagogical materials Ferramentas digitais Digital tools Ensino Remoto Remote Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
spellingShingle |
Materiais pedagógicos Pedagogical materials Ferramentas digitais Digital tools Ensino Remoto Remote Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS ALMEIDA, Carolina Gonçalves de Avanços e desafios na/para a produção de materiais didáticos (pedagógicos) para o uso no ensino remoto |
topic_facet |
Materiais pedagógicos Pedagogical materials Ferramentas digitais Digital tools Ensino Remoto Remote Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
description |
This course conclusion work presents and discusses the results of a study carried out with teachers who participated in the digital classes project carried out by Inteleleri Tecnologia para Educação, a Google Partner company, in partnership with the Department of Education of Ananindeua. Therefore, this study has the question of the challenges faced in the production of teaching materials for remote teaching by teachers who attended training courses developed by Inteleleri, in partnership with SEMED. As objectives, we had to identify challenges faced by teachers of Basic Education, Initial Years, for the production of teaching materials for remote education and show advances from these productions. Methodologically, it is a quanti-qualitative research, with a questionnaire, available as an electronic form, for the constitution of empirical data. The collaborators were 20 teachers from two public schools in the city of Ananindeua-PA. The results indicate as main challenges the different realities regarding access to technologies by students and the lack of equipment. As for the difficulties, the limitation regarding internet access and communication with parents stood out. As positive aspects, the flexibility of schedules and activities and the possibility of preparing and providing varied and interactive activities were indicated. Furthermore, the participation of teachers in the project enabled the development of teaching materials in the different digital tools studied, with Google Form being the most used. |
author_additional |
MARQUES, Valéria Risuenho |
author_additionalStr |
MARQUES, Valéria Risuenho |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
ALMEIDA, Carolina Gonçalves de |
title |
Avanços e desafios na/para a produção de materiais didáticos (pedagógicos) para o uso no ensino remoto |
title_short |
Avanços e desafios na/para a produção de materiais didáticos (pedagógicos) para o uso no ensino remoto |
title_full |
Avanços e desafios na/para a produção de materiais didáticos (pedagógicos) para o uso no ensino remoto |
title_fullStr |
Avanços e desafios na/para a produção de materiais didáticos (pedagógicos) para o uso no ensino remoto |
title_full_unstemmed |
Avanços e desafios na/para a produção de materiais didáticos (pedagógicos) para o uso no ensino remoto |
title_sort |
avanços e desafios na/para a produção de materiais didáticos (pedagógicos) para o uso no ensino remoto |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6562 |
_version_ |
1796836712872148992 |
score |
11.753896 |