/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Aprendizagem significativa aplicada ao ensino de conservação de energia mecânica
Considering that significant learning has relevant advantages compared to traditional method, in which the teacher exposes the content in a theoretical and repetitive manner, and being to the conservation of mechanical energy as central theme of Physics worked in high school, in order to relate this...
Autor principal: | SANTOS, Sérgio Luiz Rodrigues |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6576 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6576 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-65762024-02-09T13:23:09Z Aprendizagem significativa aplicada ao ensino de conservação de energia mecânica SANTOS, Sérgio Luiz Rodrigues SANTOS JÚNIOR, Manoel Raimundo dos http://lattes.cnpq.br/6665011543298598 Ensino de conservação da energia mecânica Aprendizagem significativa Conservação da energia mecânica Plickers CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Considering that significant learning has relevant advantages compared to traditional method, in which the teacher exposes the content in a theoretical and repetitive manner, and being to the conservation of mechanical energy as central theme of Physics worked in high school, in order to relate this methodology to the proposed content, besides using the application Plickers as a voting system. There for, it is necessary to describe the conditions for the conservation of energy refer, to explain the main concepts of the theory of meaningful learning, to describe the main features of the Plickers application and to apply method for conservation content using the application as a system voting. Therefore, this work aimed to apply to the theory of meaningful learning in four class hours to the first-year high school class of the Vilhena Alves School. The theoretical framework is based on David Ausubel's theory of classical meaningful learning according reading or rereading to the teacher Marco Antonio Moreira, also on the physical theory of mechanical energy and its conservation written by teacher Renato Brito Basto Neto, as well as a brief research related to Plickers app and its classroom applications, so that, the analysis of the results obtained indicated that the strategies adopted in the method are efficient to the teaching of the conservation of the mechanical energy. Tendo em vista que a aprendizagem significativa apresenta vantagens relevantes em relação ao método tradicional, no qual o professor expõe o conteúdo de maneira teórica e repetitiva, e sendo a conservação da energia mecânica um tema central da Física trabalhada no ensino médio, a fim de relacionar essa metodologia ao conteúdo proposto, além de utilizar o aplicativo Plickers como sistema de votação. Para tanto, é necessário descrever as condições para a conservação da referida energia, explicar os principais conceitos da teoria da aprendizagem significativa, descrever os principais recursos do aplicativo Plickers e aplicar a metodologia proposta ao conteúdo de conservação da energia mecânica utilizando o aplicativo de votação. Diante disso, este trabalho visou aplicar à teoria da aprendizagem significativa em quatro horas-aula a turma de primeiro ano do ensino médio da Escola Vilhena Alves. O referencial teórico está fundamentado nesta teoria de David Ausubel segundo a leitura, ou releitura, do professor Marco Antonio Moreira, também na teoria física de energia mecânica e sua conservação, escrita pelo professor Renato Brito Basto Neto, além de uma breve pesquisa relacionada ao aplicativo Plickers e suas aplicações em sala de aula, desta forma, a análise dos resultados obtidos indicaram que as estratégias adotadas nesta metodologia, são eficientes ao ensino de conservação da energia mecânica. 2024-01-26T12:17:12Z 2024-01-26T12:17:12Z 2019-11-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Sérgio Luiz Rodrigues. Aprendizagem significativa aplicada ao ensino de conservação de energia mecânica. Orientador: Manoel Raimundo dos Santos Júnior. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Faculdade de Física, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6576. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6576 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Ensino de conservação da energia mecânica Aprendizagem significativa Conservação da energia mecânica Plickers CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
spellingShingle |
Ensino de conservação da energia mecânica Aprendizagem significativa Conservação da energia mecânica Plickers CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA SANTOS, Sérgio Luiz Rodrigues Aprendizagem significativa aplicada ao ensino de conservação de energia mecânica |
topic_facet |
Ensino de conservação da energia mecânica Aprendizagem significativa Conservação da energia mecânica Plickers CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
description |
Considering that significant learning has relevant advantages compared to traditional method, in which the teacher exposes the content in a theoretical and repetitive manner, and being to the conservation of mechanical energy as central theme of Physics worked in high school, in order to relate this methodology to the proposed content, besides using the application Plickers as a voting system. There for, it is necessary to describe the conditions for the conservation of energy refer, to explain the main concepts of the theory of meaningful learning, to describe the main features of the Plickers application and to apply method for conservation content using the application as a system voting. Therefore, this work aimed to apply to the theory of meaningful learning in four class hours to the first-year high school class of the Vilhena Alves School. The theoretical framework is based on David Ausubel's theory of classical meaningful learning according reading or rereading to the teacher Marco Antonio Moreira, also on the physical theory of mechanical energy and its conservation written by teacher Renato Brito Basto Neto, as well as a brief research related to Plickers app and its classroom applications, so that, the analysis of the results obtained indicated that the strategies adopted in the method are efficient to the teaching of the conservation of the mechanical energy. |
author_additional |
SANTOS JÚNIOR, Manoel Raimundo dos |
author_additionalStr |
SANTOS JÚNIOR, Manoel Raimundo dos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SANTOS, Sérgio Luiz Rodrigues |
title |
Aprendizagem significativa aplicada ao ensino de conservação de energia mecânica |
title_short |
Aprendizagem significativa aplicada ao ensino de conservação de energia mecânica |
title_full |
Aprendizagem significativa aplicada ao ensino de conservação de energia mecânica |
title_fullStr |
Aprendizagem significativa aplicada ao ensino de conservação de energia mecânica |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem significativa aplicada ao ensino de conservação de energia mecânica |
title_sort |
aprendizagem significativa aplicada ao ensino de conservação de energia mecânica |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6576 |
_version_ |
1796836720936747008 |
score |
11.753896 |