Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Aprendizagem significativa aplicada ao ensino de conservação de energia mecânica

Considering that significant learning has relevant advantages compared to traditional method, in which the teacher exposes the content in a theoretical and repetitive manner, and being to the conservation of mechanical energy as central theme of Physics worked in high school, in order to relate this...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Sérgio Luiz Rodrigues
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6576
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6576
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-65762024-02-09T13:23:09Z Aprendizagem significativa aplicada ao ensino de conservação de energia mecânica SANTOS, Sérgio Luiz Rodrigues SANTOS JÚNIOR, Manoel Raimundo dos http://lattes.cnpq.br/6665011543298598 Ensino de conservação da energia mecânica Aprendizagem significativa Conservação da energia mecânica Plickers CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Considering that significant learning has relevant advantages compared to traditional method, in which the teacher exposes the content in a theoretical and repetitive manner, and being to the conservation of mechanical energy as central theme of Physics worked in high school, in order to relate this methodology to the proposed content, besides using the application Plickers as a voting system. There for, it is necessary to describe the conditions for the conservation of energy refer, to explain the main concepts of the theory of meaningful learning, to describe the main features of the Plickers application and to apply method for conservation content using the application as a system voting. Therefore, this work aimed to apply to the theory of meaningful learning in four class hours to the first-year high school class of the Vilhena Alves School. The theoretical framework is based on David Ausubel's theory of classical meaningful learning according reading or rereading to the teacher Marco Antonio Moreira, also on the physical theory of mechanical energy and its conservation written by teacher Renato Brito Basto Neto, as well as a brief research related to Plickers app and its classroom applications, so that, the analysis of the results obtained indicated that the strategies adopted in the method are efficient to the teaching of the conservation of the mechanical energy. Tendo em vista que a aprendizagem significativa apresenta vantagens relevantes em relação ao método tradicional, no qual o professor expõe o conteúdo de maneira teórica e repetitiva, e sendo a conservação da energia mecânica um tema central da Física trabalhada no ensino médio, a fim de relacionar essa metodologia ao conteúdo proposto, além de utilizar o aplicativo Plickers como sistema de votação. Para tanto, é necessário descrever as condições para a conservação da referida energia, explicar os principais conceitos da teoria da aprendizagem significativa, descrever os principais recursos do aplicativo Plickers e aplicar a metodologia proposta ao conteúdo de conservação da energia mecânica utilizando o aplicativo de votação. Diante disso, este trabalho visou aplicar à teoria da aprendizagem significativa em quatro horas-aula a turma de primeiro ano do ensino médio da Escola Vilhena Alves. O referencial teórico está fundamentado nesta teoria de David Ausubel segundo a leitura, ou releitura, do professor Marco Antonio Moreira, também na teoria física de energia mecânica e sua conservação, escrita pelo professor Renato Brito Basto Neto, além de uma breve pesquisa relacionada ao aplicativo Plickers e suas aplicações em sala de aula, desta forma, a análise dos resultados obtidos indicaram que as estratégias adotadas nesta metodologia, são eficientes ao ensino de conservação da energia mecânica. 2024-01-26T12:17:12Z 2024-01-26T12:17:12Z 2019-11-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Sérgio Luiz Rodrigues. Aprendizagem significativa aplicada ao ensino de conservação de energia mecânica. Orientador: Manoel Raimundo dos Santos Júnior. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Faculdade de Física, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6576. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6576 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ensino de conservação da energia mecânica
Aprendizagem significativa
Conservação da energia mecânica
Plickers
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
spellingShingle Ensino de conservação da energia mecânica
Aprendizagem significativa
Conservação da energia mecânica
Plickers
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
SANTOS, Sérgio Luiz Rodrigues
Aprendizagem significativa aplicada ao ensino de conservação de energia mecânica
topic_facet Ensino de conservação da energia mecânica
Aprendizagem significativa
Conservação da energia mecânica
Plickers
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description Considering that significant learning has relevant advantages compared to traditional method, in which the teacher exposes the content in a theoretical and repetitive manner, and being to the conservation of mechanical energy as central theme of Physics worked in high school, in order to relate this methodology to the proposed content, besides using the application Plickers as a voting system. There for, it is necessary to describe the conditions for the conservation of energy refer, to explain the main concepts of the theory of meaningful learning, to describe the main features of the Plickers application and to apply method for conservation content using the application as a system voting. Therefore, this work aimed to apply to the theory of meaningful learning in four class hours to the first-year high school class of the Vilhena Alves School. The theoretical framework is based on David Ausubel's theory of classical meaningful learning according reading or rereading to the teacher Marco Antonio Moreira, also on the physical theory of mechanical energy and its conservation written by teacher Renato Brito Basto Neto, as well as a brief research related to Plickers app and its classroom applications, so that, the analysis of the results obtained indicated that the strategies adopted in the method are efficient to the teaching of the conservation of the mechanical energy.
author_additional SANTOS JÚNIOR, Manoel Raimundo dos
author_additionalStr SANTOS JÚNIOR, Manoel Raimundo dos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Sérgio Luiz Rodrigues
title Aprendizagem significativa aplicada ao ensino de conservação de energia mecânica
title_short Aprendizagem significativa aplicada ao ensino de conservação de energia mecânica
title_full Aprendizagem significativa aplicada ao ensino de conservação de energia mecânica
title_fullStr Aprendizagem significativa aplicada ao ensino de conservação de energia mecânica
title_full_unstemmed Aprendizagem significativa aplicada ao ensino de conservação de energia mecânica
title_sort aprendizagem significativa aplicada ao ensino de conservação de energia mecânica
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6576
_version_ 1796836720936747008
score 11.674752