Artigo

O lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil a partir da teoria de Vygotsky

Playfulness is part of children's daily lives. It is through make-believe that children create their own world, imitating their experiences with adults.When inserted into the school environment, their routine changes, and it is up to the teacher to have the sensitivity and mission to be the mediator...

ver descrição completa

Autor principal: LIMA, Leida Lira
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6598
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6598
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-65982024-01-31T03:06:13Z O lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil a partir da teoria de Vygotsky LIMA, Leida Lira LOBATO, Vívian da Silva http://lattes.cnpq.br/8153247121237657 Lúdico Vygotsky Aprendizagem Playful Leaening CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Playfulness is part of children's daily lives. It is through make-believe that children create their own world, imitating their experiences with adults.When inserted into the school environment, their routine changes, and it is up to the teacher to have the sensitivity and mission to be the mediator in the teaching and learning processes, without excluding play.Thus, this article aimed to identify the importance of playfulness in the learning process in early childhood education, based on Vykotsk's theory, the methodology of this work is qualitative and bibliographical research. With this, surveys and analyzes of the bibliography were carried out that deal with the topic addressed and the concepts of toys and play and their importance in education were discussed. Therefore, it is essential to understand that games contribute not only to cognitive development, but also to motor, social and physical development. The organization of environments so that playing becomes something pleasurable and natural needs to be planned by the teacher. O lúdico é parte do cotidiano infantil. É através do faz de conta, que a criança cria seu mundo próprio, imitando sua vivência com os adultos. Ao ser inserido no ambiente escolar, sua rotina muda, cabendo ao professor ter a sensibilidade e a missão de ser o mediador nos processos de ensino e de aprendizagem, sem excluir o lúdico. Assim, o presente artigo teve o objetivo identificar a importância da ludicidade no processo de aprendizagem na Educação Infantil, a partir da teoria de Vygotsky, como metodologia do presente trabalho temos a Pesquisa Qualitativa e Bibliográfica. Com isso, foram feitos levantamento e análise da bibliografia que tratam do tema abordado e foram discutidos os conceitos de brinquedo e brincadeira e sua dá importância na educação infantil. Desse modo, é fundamental compreender que as brincadeiras contribuem não só para o desenvolvimento cognitivo, mas também o motor, o social e o físico. A organização dos ambientes para que o brincar se. torne algo prazeroso e natural precisa ser planejado pelo professor. 2024-01-30T11:21:23Z 2024-01-30T11:21:23Z 2023-12-13 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo LIMA, Leida Lira. O lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil a partir da teoria de Vygotsky. Orientadora: Vívian da Silva Lobato. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Souré, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6598. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6598 Acesso Aberto via SAGITTA
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Lúdico
Vygotsky
Aprendizagem
Playful
Leaening
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Lúdico
Vygotsky
Aprendizagem
Playful
Leaening
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LIMA, Leida Lira
O lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil a partir da teoria de Vygotsky
topic_facet Lúdico
Vygotsky
Aprendizagem
Playful
Leaening
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Playfulness is part of children's daily lives. It is through make-believe that children create their own world, imitating their experiences with adults.When inserted into the school environment, their routine changes, and it is up to the teacher to have the sensitivity and mission to be the mediator in the teaching and learning processes, without excluding play.Thus, this article aimed to identify the importance of playfulness in the learning process in early childhood education, based on Vykotsk's theory, the methodology of this work is qualitative and bibliographical research. With this, surveys and analyzes of the bibliography were carried out that deal with the topic addressed and the concepts of toys and play and their importance in education were discussed. Therefore, it is essential to understand that games contribute not only to cognitive development, but also to motor, social and physical development. The organization of environments so that playing becomes something pleasurable and natural needs to be planned by the teacher.
author_additional LOBATO, Vívian da Silva
author_additionalStr LOBATO, Vívian da Silva
format Artigo
author LIMA, Leida Lira
title O lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil a partir da teoria de Vygotsky
title_short O lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil a partir da teoria de Vygotsky
title_full O lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil a partir da teoria de Vygotsky
title_fullStr O lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil a partir da teoria de Vygotsky
title_full_unstemmed O lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil a partir da teoria de Vygotsky
title_sort o lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil a partir da teoria de vygotsky
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6598
_version_ 1796836724541751296
score 11.753896