Artigo

A contribuição do programa residência pedagógica na formação inicial de professores que ensinarão matemática

This text aims to describe the experience report of the activities of the Pedagogical Residency Program, of the Mathematics Degree course of the Federal University of Pará (UFPA) in the municipality of Abaetetuba. The aim of this work is to address and describe the practices adopted and methodologie...

ver descrição completa

Autor principal: PEREIRA, Graziela Vilaça
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6622
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6622
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-66222024-10-31T13:29:42Z A contribuição do programa residência pedagógica na formação inicial de professores que ensinarão matemática PEREIRA, Graziela Vilaça ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz http://lattes.cnpq.br/1203082969745385 NAHUM, Nélio Santos http://lattes.cnpq.br/2474290454840252 https://orcid.org/0000-0002-1208-127X Ensino Docência Formação inicial Resolução de problemas Matemática Teaching Teaching profession Initial training Problem solving Mathematics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA This text aims to describe the experience report of the activities of the Pedagogical Residency Program, of the Mathematics Degree course of the Federal University of Pará (UFPA) in the municipality of Abaetetuba. The aim of this work is to address and describe the practices adopted and methodologies used by the residents of the Prof. Benvinda de Araújo Pontes State School of Elementary and Secondary Education in the 2nd grade of High School. In this sense, the construction of experiences that make it possible to expand the theoretical and practical knowledge of the residents is highlighted, which is fundamental for professional improvement and teacher training. Thus, we aim to understand the initial training of the residents of the Pedagogical Residency Program (PRP) who will teach mathematics, based on the objectives related to the program. Este texto visa descrever o relato de experiência das atividades do Programa de Residência Pedagógica, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA) no município de Abaetetuba. O trabalho tem como intuito abordar e descrever as práticas adotadas e metodologias utilizadas pelos residentes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Benvinda de Araújo Pontes nas turmas da 2ª série do Ensino Médio. Nesse sentido, destaca-se a construção de vivências que possibilitam ampliar o conhecimento teórico e prático dos residentes, fundamental para o aperfeiçoamento profissional e formação docente. Assim, objetivamos compreender a formação inicial dos residentes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) que ensinarão matemática, pautada nos objetivos referentes ao programa. 2024-01-30T14:26:14Z 2024-01-30T14:26:14Z 2023-12-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo PEREIRA, Graziela Vilaça. A contribuição do programa residência pedagógica na formação inicial de professores que ensinarão matemática. Orientadora: Suellen Cristina Queiroz Arruda. 2023. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6622. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6622 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: SAGITTA
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ensino
Docência
Formação inicial
Resolução de problemas
Matemática
Teaching
Teaching profession
Initial training
Problem solving
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Ensino
Docência
Formação inicial
Resolução de problemas
Matemática
Teaching
Teaching profession
Initial training
Problem solving
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
PEREIRA, Graziela Vilaça
A contribuição do programa residência pedagógica na formação inicial de professores que ensinarão matemática
topic_facet Ensino
Docência
Formação inicial
Resolução de problemas
Matemática
Teaching
Teaching profession
Initial training
Problem solving
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This text aims to describe the experience report of the activities of the Pedagogical Residency Program, of the Mathematics Degree course of the Federal University of Pará (UFPA) in the municipality of Abaetetuba. The aim of this work is to address and describe the practices adopted and methodologies used by the residents of the Prof. Benvinda de Araújo Pontes State School of Elementary and Secondary Education in the 2nd grade of High School. In this sense, the construction of experiences that make it possible to expand the theoretical and practical knowledge of the residents is highlighted, which is fundamental for professional improvement and teacher training. Thus, we aim to understand the initial training of the residents of the Pedagogical Residency Program (PRP) who will teach mathematics, based on the objectives related to the program.
author_additional ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz
author_additionalStr ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz
format Artigo
author PEREIRA, Graziela Vilaça
title A contribuição do programa residência pedagógica na formação inicial de professores que ensinarão matemática
title_short A contribuição do programa residência pedagógica na formação inicial de professores que ensinarão matemática
title_full A contribuição do programa residência pedagógica na formação inicial de professores que ensinarão matemática
title_fullStr A contribuição do programa residência pedagógica na formação inicial de professores que ensinarão matemática
title_full_unstemmed A contribuição do programa residência pedagógica na formação inicial de professores que ensinarão matemática
title_sort contribuição do programa residência pedagógica na formação inicial de professores que ensinarão matemática
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6622
_version_ 1829093030509936640
score 11.753896