/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Literatura infantil e língua portuguesa: as histórias infantis como estímulo para leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental
This article deals with a study on the contribution of Children's Literature in the development and acquisition of Reading and Writing in the early grades of Elementary School, having children's stories as a stimulus for an improvement and development of the habit of reading and writing, reflecting...
Autor principal: | SANTOS, Wellington Nunes dos |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6633 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6633 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-66332024-01-31T03:05:10Z Literatura infantil e língua portuguesa: as histórias infantis como estímulo para leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental SANTOS, Wellington Nunes dos CENTURIÓN, Sara Concepción Chena http://lattes.cnpq.br/9544832461377054 Literatura infantil Leitura e Escrita Children's literature Reading and Writing CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA This article deals with a study on the contribution of Children's Literature in the development and acquisition of Reading and Writing in the early grades of Elementary School, having children's stories as a stimulus for an improvement and development of the habit of reading and writing, reflecting on the its importance for a more pleasant, exciting and interesting teaching and learning method in the school environment. This study addressed Oral and Written Languages as well as Reading, and its importance in the process of better comprehension and understanding of knowledge. Among the authors who guided this bibliographic research are: ABRAMOVICH (2006); ZILBERMAN (1998); LAJOLO (1983); VYGOTSKY (1991). We sought to understand the teaching methods used and how they can help in the acquisition of skills and abilities in the educational field. At the end of this work, a discussion was made on Children's Literature as a Stimulus in the Teaching of Reading and Writing, which can be a great ally, helping and facilitating learning, in addition to developing imagination, creativity and developing the pleasure of reading and written. Este artigo trata de um estudo sobre a contribuição da Literatura Infantil no desenvolvimento e aquisição da Leitura e Escrita nas séries inicias do Ensino Fundamental, tendo como estímulo as histórias infantis para um aprimoramento e desenvolvimento do habito de ler e escrever, refletiu-se sobre a importância da mesma para um método de Ensino e Aprendizado mais prazeroso, instigante e interessante no ambiente escolar. Abordou-se neste estudo sobre as Linguagens Oral e Escrita como também sobre a Leitura, e sobre sua importância no processo de melhor compreensão e entendimento do conhecimento. Entre autores que nortearam esta pesquisa de cunho bibliográfico estão: ABRAMOVICH (2006); ZILBERMAM (1998); LAJOLO (1983); VYGOTSKY (1991). Buscou-se entender os métodos de ensino utilizados e de que maneira eles podem auxiliar na aquisição de competências e habilidades no âmbito educacional. Ao final deste trabalho foi feito a discursão sobre a Literatura Infantil como Estímulo no Ensino de Leitura e Escrita, a qual pode ser uma grande aliada, auxiliando e facilitando a aprendizagem, além de desenvolver a imaginação, a criatividade e desenvolver o prazer pela leitura e escrita. 2024-01-30T18:44:52Z 2024-01-30T18:44:52Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SANTOS, Wellington Nunes dos. Literatura infantil e língua portuguesa: as histórias infantis como estímulo para leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientadora: Sara Concepción Chena Centurión. 2017. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem,Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6633. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6633 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Literatura infantil Leitura e Escrita Children's literature Reading and Writing CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
Literatura infantil Leitura e Escrita Children's literature Reading and Writing CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA SANTOS, Wellington Nunes dos Literatura infantil e língua portuguesa: as histórias infantis como estímulo para leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental |
topic_facet |
Literatura infantil Leitura e Escrita Children's literature Reading and Writing CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
This article deals with a study on the contribution of Children's Literature in the development and acquisition of Reading and Writing in the early grades of Elementary School, having children's stories as a stimulus for an improvement and development of the habit of reading and writing, reflecting on the its importance for a more pleasant, exciting and interesting teaching and learning method in the school environment. This study addressed Oral and Written Languages as well as Reading, and its importance in the process of better comprehension and understanding of knowledge. Among the authors who guided this bibliographic research are: ABRAMOVICH (2006); ZILBERMAN (1998); LAJOLO (1983); VYGOTSKY (1991). We sought to understand the teaching methods used and how they can help in the acquisition of skills and abilities in the educational field. At the end of this work, a discussion was made on Children's Literature as a Stimulus in the Teaching of Reading and Writing, which can be a great ally, helping and facilitating learning, in addition to developing imagination, creativity and developing the pleasure of reading and written. |
author_additional |
CENTURIÓN, Sara Concepción Chena |
author_additionalStr |
CENTURIÓN, Sara Concepción Chena |
format |
Artigo |
author |
SANTOS, Wellington Nunes dos |
title |
Literatura infantil e língua portuguesa: as histórias infantis como estímulo para leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_short |
Literatura infantil e língua portuguesa: as histórias infantis como estímulo para leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Literatura infantil e língua portuguesa: as histórias infantis como estímulo para leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Literatura infantil e língua portuguesa: as histórias infantis como estímulo para leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Literatura infantil e língua portuguesa: as histórias infantis como estímulo para leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
literatura infantil e língua portuguesa: as histórias infantis como estímulo para leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6633 |
_version_ |
1796836684455739392 |
score |
11.753735 |