Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A escrita como processo de construção do conhecimento: uma análise das produções textuais dos alunos do 6° ano do colégio São Francisco Xavier

This present work has who theme the write that process of construction of the learning. An analyze of the textual produces of the students in 6th year of the San Francisco high school, located on the Abaetetuba city. The work had who objective the uses of write who gear of the acquisition of the abi...

ver descrição completa

Autor principal: SOUSA, José Maria Ferreira de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6634
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6634
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-66342024-01-31T03:06:00Z A escrita como processo de construção do conhecimento: uma análise das produções textuais dos alunos do 6° ano do colégio São Francisco Xavier SOUSA, José Maria Ferreira de FREITAS, Lorena Lopes de http://lattes.cnpq.br/8707964777158819 Escrita Leitura Produção textual Escola Write Read Textual production School CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA This present work has who theme the write that process of construction of the learning. An analyze of the textual produces of the students in 6th year of the San Francisco high school, located on the Abaetetuba city. The work had who objective the uses of write who gear of the acquisition of the ability for if produce texts. So, how abstract our perception scientific, choose for execute methodology the research of field in qualitative approach. The place choose for the realize of the research was the San Francisco Xavier high school. Having make read and write of theorist that care about the objective of studies and behind analyze the data collection in field, terminate that the practice of the language write is reference construction and consistence on process of appropriation of the gears linguistics relation the textual producers. On the true how more the student if habilitate the write, more will have the opportunity of the become involved textually with that write, well how acquire subsidizes conceptual amount to habit if read and write. O presente trabalho tem como tema A Escrita como Processo de Construção do Conhecimento: Uma Análise das Produções Textuais dos Alunos do 6º Ano do Colégio São Francisco Xavier, localizado no município de Abaetetuba. O trabalho teve como objetivo analisar o uso da escrita como mecanismo da aquisição da habilidade para se produzir textos. Assim, como abstrair nossas percepções científicas, optamos por executar metodologicamente a pesquisa de campo numa abordagem qualitativa. O local escolhido para a realização da pesquisa foi o Colégio de Ensino Fundamental e Médio São Francisco Xavier. Tendo transitado por leituras e fichamentos de teóricos que tratam sobre o objeto de estudo e após analisarmos os dados coletados em campo, concluímos que o ensino e a prática da linguagem escrita é referência construtiva e consistente no processo de apropriação dos mecanismos linguísticos relacionados a produção textual. Na verdade quanto mais o aluno se habilitar a escrever, mais terá a oportunidade de envolver-se textualmente com que escreve, bem como adquirir subsídios conceituais quanto ao habito de ler e de escrever. 2024-01-30T18:52:41Z 2024-01-30T18:52:41Z 2013 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUSA, José Maria Ferreira de. A escrita como processo de construção do conhecimento: uma análise das produções textuais dos alunos do 6° ano do colégio São Francisco Xavier. Orientadora: Lorena Lopes de Freitas. 2013. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2013. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6634. Acesso em . Disponível em: . Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6634 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Escrita
Leitura
Produção textual
Escola
Write
Read
Textual production
School
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Escrita
Leitura
Produção textual
Escola
Write
Read
Textual production
School
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
SOUSA, José Maria Ferreira de
A escrita como processo de construção do conhecimento: uma análise das produções textuais dos alunos do 6° ano do colégio São Francisco Xavier
topic_facet Escrita
Leitura
Produção textual
Escola
Write
Read
Textual production
School
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description This present work has who theme the write that process of construction of the learning. An analyze of the textual produces of the students in 6th year of the San Francisco high school, located on the Abaetetuba city. The work had who objective the uses of write who gear of the acquisition of the ability for if produce texts. So, how abstract our perception scientific, choose for execute methodology the research of field in qualitative approach. The place choose for the realize of the research was the San Francisco Xavier high school. Having make read and write of theorist that care about the objective of studies and behind analyze the data collection in field, terminate that the practice of the language write is reference construction and consistence on process of appropriation of the gears linguistics relation the textual producers. On the true how more the student if habilitate the write, more will have the opportunity of the become involved textually with that write, well how acquire subsidizes conceptual amount to habit if read and write.
author_additional FREITAS, Lorena Lopes de
author_additionalStr FREITAS, Lorena Lopes de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOUSA, José Maria Ferreira de
title A escrita como processo de construção do conhecimento: uma análise das produções textuais dos alunos do 6° ano do colégio São Francisco Xavier
title_short A escrita como processo de construção do conhecimento: uma análise das produções textuais dos alunos do 6° ano do colégio São Francisco Xavier
title_full A escrita como processo de construção do conhecimento: uma análise das produções textuais dos alunos do 6° ano do colégio São Francisco Xavier
title_fullStr A escrita como processo de construção do conhecimento: uma análise das produções textuais dos alunos do 6° ano do colégio São Francisco Xavier
title_full_unstemmed A escrita como processo de construção do conhecimento: uma análise das produções textuais dos alunos do 6° ano do colégio São Francisco Xavier
title_sort escrita como processo de construção do conhecimento: uma análise das produções textuais dos alunos do 6° ano do colégio são francisco xavier
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6634
_version_ 1796836684608831488
score 11.653393