Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O processo da leitura e da escrita dos alunos de fundamental maior: um estudo de caso em uma turma de 8° ano de uma escola estadual no município de Abaetetuba-PA

The work that has as theme: THE PROCESS OF READING AND WRITING OF THE FUNDAMENTAL MAJOR STUDENTS: A case study on a 8 year class in a state school in the city of Abaetetuba Pará is based on the line of thought of theoretical underpinning writing a text and reflex actions of the construction of a tex...

ver descrição completa

Autor principal: NEGRÃO, Michelle da Costa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6637
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6637
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-66372024-01-31T03:05:14Z O processo da leitura e da escrita dos alunos de fundamental maior: um estudo de caso em uma turma de 8° ano de uma escola estadual no município de Abaetetuba-PA NEGRÃO, Michelle da Costa FREITAS, Lorena Lopes de http://lattes.cnpq.br/8707964777158819 Escola Texto Linguística textual Gêneros textuais School Text Textual linguistics Text genre CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA The work that has as theme: THE PROCESS OF READING AND WRITING OF THE FUNDAMENTAL MAJOR STUDENTS: A case study on a 8 year class in a state school in the city of Abaetetuba Pará is based on the line of thought of theoretical underpinning writing a text and reflex actions of the construction of a text being:. Bentes (2001; Smith and Teberosky (1999; Smith (2001; Vygotsky (1999; Bezerra (2012 Thus, in order to write about it with a view to analyzing the theoretical principles that support the textual language being based reflect on the understanding about the framework of idea and sequential as a network of relationships that constitute the text Guided that goal appeared relevant contesting the focus of interest linked to that work as:. what the text of the concept? What is the conceptual approach on textual language? What is the relationship between theory and practice and the difference between reference and sequential? Based on the assumption these questions we decided to make lined literature the practice of field research. Based on theoretical arguments after take all the stages of the work we conclude that the text has components that need to be analyzed and valued as dialogue which has its own theoretical dimensions that underlie and puts in evidence to be explored in the field of language skills, according a textual structure to be developed with clear and cohesive discursive arguments. O trabalho que tem como Tema: O PROCESSO DA LEITURA E DA ESCRITA DOS ALUNOS DE FUNDAMENTAL MAIOR: Um estudo de caso em uma turma de 8º ano de uma Escola Estadual no Município de Abaetetuba-Pará está baseado na linha de pensamento de teóricos que fundamentam a escrita de um texto e nas ações reflexivas da construção de um texto sendo eles: Bentes (2001; Ferreiro e Teberosky (1999 ; Ferreiro (2001; Vigotsky (1999 ; Bezerra (2012 . Assim, objetivando escrever sobre o assunto com intuito de analisar os princípios teóricos que subsidiam a linguística textual tendo base refletir sobre a compreensão a cerca da ideia de referencial e sequencial enquanto rede de relações que constituem o texto. Pautada nesse objetivo surgiram questionamentos relevantes com relação ao foco de interesse vinculado ao referido trabalho como: Qual o conceito do texto? Qual é a abordagem conceitual sobre linguística textual? Qual a relação entre a teoria e a prática e a diferença entre referencia e sequencial? Tendo como pressuposto tais questionamentos optamos por realizar a pesquisa bibliográfica alinhada a prática da pesquisa de campo. Com base nas argumentações teóricas após realizarmos todas as etapas do trabalho concluímos que o texto tem seus componentes que precisam ser analisados e valorizados enquanto dialogo que possui suas próprias dimensões teóricas que fundamentam e os coloca em evidencia a ser explorado no campo dos conhecimentos linguísticos, obedecendo a uma estrutura textual a ser elaborada com argumentos discursivos claros e coesos. 2024-01-30T19:16:31Z 2024-01-30T19:16:31Z 2015-02-05 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação NEGRÃO, Michelle da Costa. O processo da leitura e da escrita dos alunos de fundamental maior: um estudo de caso em uma turma de 8° ano de uma escola estadual no município de Abaetetuba-PA. Orientador: Lorena Lopes de Freitas. 2015. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2015. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6637. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6637 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Escola
Texto
Linguística textual
Gêneros textuais
School
Text
Textual linguistics
Text genre
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
spellingShingle Escola
Texto
Linguística textual
Gêneros textuais
School
Text
Textual linguistics
Text genre
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
NEGRÃO, Michelle da Costa
O processo da leitura e da escrita dos alunos de fundamental maior: um estudo de caso em uma turma de 8° ano de uma escola estadual no município de Abaetetuba-PA
topic_facet Escola
Texto
Linguística textual
Gêneros textuais
School
Text
Textual linguistics
Text genre
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description The work that has as theme: THE PROCESS OF READING AND WRITING OF THE FUNDAMENTAL MAJOR STUDENTS: A case study on a 8 year class in a state school in the city of Abaetetuba Pará is based on the line of thought of theoretical underpinning writing a text and reflex actions of the construction of a text being:. Bentes (2001; Smith and Teberosky (1999; Smith (2001; Vygotsky (1999; Bezerra (2012 Thus, in order to write about it with a view to analyzing the theoretical principles that support the textual language being based reflect on the understanding about the framework of idea and sequential as a network of relationships that constitute the text Guided that goal appeared relevant contesting the focus of interest linked to that work as:. what the text of the concept? What is the conceptual approach on textual language? What is the relationship between theory and practice and the difference between reference and sequential? Based on the assumption these questions we decided to make lined literature the practice of field research. Based on theoretical arguments after take all the stages of the work we conclude that the text has components that need to be analyzed and valued as dialogue which has its own theoretical dimensions that underlie and puts in evidence to be explored in the field of language skills, according a textual structure to be developed with clear and cohesive discursive arguments.
author_additional FREITAS, Lorena Lopes de
author_additionalStr FREITAS, Lorena Lopes de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author NEGRÃO, Michelle da Costa
title O processo da leitura e da escrita dos alunos de fundamental maior: um estudo de caso em uma turma de 8° ano de uma escola estadual no município de Abaetetuba-PA
title_short O processo da leitura e da escrita dos alunos de fundamental maior: um estudo de caso em uma turma de 8° ano de uma escola estadual no município de Abaetetuba-PA
title_full O processo da leitura e da escrita dos alunos de fundamental maior: um estudo de caso em uma turma de 8° ano de uma escola estadual no município de Abaetetuba-PA
title_fullStr O processo da leitura e da escrita dos alunos de fundamental maior: um estudo de caso em uma turma de 8° ano de uma escola estadual no município de Abaetetuba-PA
title_full_unstemmed O processo da leitura e da escrita dos alunos de fundamental maior: um estudo de caso em uma turma de 8° ano de uma escola estadual no município de Abaetetuba-PA
title_sort o processo da leitura e da escrita dos alunos de fundamental maior: um estudo de caso em uma turma de 8° ano de uma escola estadual no município de abaetetuba-pa
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6637
_version_ 1796836684951715840
score 11.653393