/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Dislexia, família e escola : reconhecimento e aceitação de crianças com distúrbios no aprendizado
As famílias possuem um papel fundamental no processo de ensino aprendizagem das crianças com dislexia, por meio do reconhecimento, aceitação e diagnostico dos transtornos de aprendizagens, pois o mesmo quando não diagnosticado pode acarretar em uma série de problemas na educação destas crianças por...
Autor principal: | PUREZA, Frécia Fernanda Franco |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/666 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-666 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6662020-09-04T12:52:34Z Dislexia, família e escola : reconhecimento e aceitação de crianças com distúrbios no aprendizado PUREZA, Frécia Fernanda Franco DIAS, Luiz Carlos de Carvalho http://lattes.cnpq.br/4414879898224594 Dislexia Educação inclusiva Família CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS As famílias possuem um papel fundamental no processo de ensino aprendizagem das crianças com dislexia, por meio do reconhecimento, aceitação e diagnostico dos transtornos de aprendizagens, pois o mesmo quando não diagnosticado pode acarretar em uma série de problemas na educação destas crianças por não estarem recebendo uma educação adequada. O objetivo da presente pesquisa foi exatamente de escutar da família – responsáveis e familiares - a educação da criança disléxica, arguindo assim: quando ocorre a colaboração por parte da família a criança pode desenvolver um aprendizado significativo. Para tanto a presente pesquisa se deu por meio de pesquisa bibliográfica referentes aos temas que circundam os escritos desse trabalho; autores como. Abreu (2012); Campos (2012); Carneiro (2011); Lima (2014); Lona (2014); Marques (2014); Massi e Santana (2011); Polese et.al. (2011); Rubino (2008); Salvari e Dias (2006); Silva (2015); Silva e Silva (2016) Rodrigues e Silveira (2008); Gonçalves (2011); Carvalho (s/d); Ferreira et al. (s/d). A investigação foi qualitativa – questionário semiestruturada composta por vinte 20 questões aplicada entre três sujeitos de crianças com diagnóstico ou com suspeita de dislexia. Os resultados mostraram o quão fundamental é o papel da família neste processo de reconhecimento, diagnóstico e aceitação, bem como o quão é o desenvolvimento de um trabalho em conjunto entre escola e família para que seja proporcionada a essas crianças uma educação dinamizada e proveitosa. 2018-08-30T20:35:52Z 2018-08-30T20:35:52Z 2018-04-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PUREZA, Frécia Fernanda Franco. Dislexia, família e escola: reconhecimento e aceitação de crianças com distúrbios no aprendizado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/666. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/666 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Dislexia Educação inclusiva Família CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Dislexia Educação inclusiva Família CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS PUREZA, Frécia Fernanda Franco Dislexia, família e escola : reconhecimento e aceitação de crianças com distúrbios no aprendizado |
topic_facet |
Dislexia Educação inclusiva Família CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
As famílias possuem um papel fundamental no processo de ensino aprendizagem das crianças com dislexia, por meio do reconhecimento, aceitação e diagnostico dos transtornos de aprendizagens, pois o mesmo quando não diagnosticado pode acarretar em uma série de problemas na educação destas crianças por não estarem recebendo uma educação adequada. O objetivo da presente pesquisa foi exatamente de escutar da família – responsáveis e familiares - a educação da criança disléxica, arguindo assim: quando ocorre a colaboração por parte da família a criança pode desenvolver um aprendizado significativo. Para tanto a presente pesquisa se deu por meio de pesquisa bibliográfica referentes aos temas que circundam os escritos desse trabalho; autores como. Abreu (2012); Campos (2012); Carneiro (2011); Lima (2014); Lona (2014); Marques (2014); Massi e Santana (2011); Polese et.al. (2011); Rubino (2008); Salvari e Dias (2006); Silva (2015); Silva e Silva (2016) Rodrigues e Silveira (2008); Gonçalves (2011); Carvalho (s/d); Ferreira et al. (s/d). A investigação foi qualitativa – questionário semiestruturada composta por vinte 20 questões aplicada entre três sujeitos de crianças com diagnóstico ou com suspeita de dislexia. Os resultados mostraram o quão fundamental é o papel da família neste processo de reconhecimento, diagnóstico e aceitação, bem como o quão é o desenvolvimento de um trabalho em conjunto entre escola e família para que seja proporcionada a essas crianças uma educação dinamizada e proveitosa. |
author_additional |
DIAS, Luiz Carlos de Carvalho |
author_additionalStr |
DIAS, Luiz Carlos de Carvalho |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
PUREZA, Frécia Fernanda Franco |
title |
Dislexia, família e escola : reconhecimento e aceitação de crianças com distúrbios no aprendizado |
title_short |
Dislexia, família e escola : reconhecimento e aceitação de crianças com distúrbios no aprendizado |
title_full |
Dislexia, família e escola : reconhecimento e aceitação de crianças com distúrbios no aprendizado |
title_fullStr |
Dislexia, família e escola : reconhecimento e aceitação de crianças com distúrbios no aprendizado |
title_full_unstemmed |
Dislexia, família e escola : reconhecimento e aceitação de crianças com distúrbios no aprendizado |
title_sort |
dislexia, família e escola : reconhecimento e aceitação de crianças com distúrbios no aprendizado |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/666 |
_version_ |
1787154552121720832 |
score |
11.753896 |