/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
O estágio supervisionado em Educação Infantil e o projeto pedagógico natureza e inclusão social
A presente pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo é resultante do Estágio Supervisionado em Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, com a temática sobre natureza e inclusão social, real...
Autor principal: | OLIVEIRA, Ana Paula Luz de |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6687 |
Resumo: |
---|
A presente pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo é resultante do Estágio Supervisionado em Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, com a temática sobre natureza e inclusão social, realizada em uma Turma de Educação Infantil, etapa da Pré Escola da Escola Municipal Américo Lobão. Neste estudo, busco mostrar o exercício da prática pedagógica com crianças no Estágio Supervisionado na Educação Infantil, em que mostro os momentos compartilhados no ensino da futura pedagoga, pois ele é um momento rico na formação inicial do professional de Pedagogia. A pesquisa é de abordagem qualitativa com procedimentos e técnicas da observação participante e regência no tempo do Estágio com a supervisão da professora da Escola. A participação de crianças no processo de ensino e aprendizagem foram primorosos. Como resultado realizou-se atividades de pesquisa, discussão, desenhos, contação de histórias sobre as temáticas da natureza e inclusão social, em que as crianças criaram um jardim, experimentaram a natureza e coletaram elementos dela. Concluo que a pesquisa possibilitou a confecção de um painel com as crianças. |