/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
O estágio supervisionado em Educação Infantil e o projeto pedagógico natureza e inclusão social
A presente pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo é resultante do Estágio Supervisionado em Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, com a temática sobre natureza e inclusão social, real...
Autor principal: | OLIVEIRA, Ana Paula Luz de |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6687 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6687 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-66872024-02-02T03:06:16Z O estágio supervisionado em Educação Infantil e o projeto pedagógico natureza e inclusão social OLIVEIRA, Ana Paula Luz de SOUZA, Ana Paula Vieira e http://lattes.cnpq.br/8840758628880141 https://orcid.org/0000-0003-3340-1866 Estágio Supervisionado Educação Infantil Natureza Inclusão Social Crianças Escola CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A presente pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo é resultante do Estágio Supervisionado em Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, com a temática sobre natureza e inclusão social, realizada em uma Turma de Educação Infantil, etapa da Pré Escola da Escola Municipal Américo Lobão. Neste estudo, busco mostrar o exercício da prática pedagógica com crianças no Estágio Supervisionado na Educação Infantil, em que mostro os momentos compartilhados no ensino da futura pedagoga, pois ele é um momento rico na formação inicial do professional de Pedagogia. A pesquisa é de abordagem qualitativa com procedimentos e técnicas da observação participante e regência no tempo do Estágio com a supervisão da professora da Escola. A participação de crianças no processo de ensino e aprendizagem foram primorosos. Como resultado realizou-se atividades de pesquisa, discussão, desenhos, contação de histórias sobre as temáticas da natureza e inclusão social, em que as crianças criaram um jardim, experimentaram a natureza e coletaram elementos dela. Concluo que a pesquisa possibilitou a confecção de um painel com as crianças. 2024-02-01T19:36:43Z 2024-02-01T19:36:43Z 2023-12-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo OLIVEIRA, Ana Paula Luz de. O estágio supervisionado em Educação Infantil e o projeto pedagógico natureza e inclusão social. Orientadora: Ana Paula Vieira e Souza. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança. 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6687. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6687 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Estágio Supervisionado Educação Infantil Natureza Inclusão Social Crianças Escola CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Estágio Supervisionado Educação Infantil Natureza Inclusão Social Crianças Escola CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO OLIVEIRA, Ana Paula Luz de O estágio supervisionado em Educação Infantil e o projeto pedagógico natureza e inclusão social |
topic_facet |
Estágio Supervisionado Educação Infantil Natureza Inclusão Social Crianças Escola CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo é resultante do Estágio Supervisionado em Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, com a temática sobre natureza e inclusão social, realizada em uma Turma de Educação Infantil, etapa da Pré Escola da Escola Municipal Américo Lobão. Neste estudo, busco mostrar o exercício da prática pedagógica com crianças no Estágio Supervisionado na Educação Infantil, em que mostro os momentos compartilhados no ensino da futura pedagoga, pois ele é um momento rico na formação inicial do professional de Pedagogia. A pesquisa é de abordagem qualitativa com procedimentos e técnicas da observação participante e regência no tempo do Estágio com a supervisão da professora da Escola. A participação de crianças no processo de ensino e aprendizagem foram primorosos. Como resultado realizou-se atividades de pesquisa, discussão, desenhos, contação de histórias sobre as temáticas da natureza e inclusão social, em que as crianças criaram um jardim, experimentaram a natureza e coletaram elementos dela. Concluo que a pesquisa possibilitou a confecção de um painel com as crianças. |
author_additional |
SOUZA, Ana Paula Vieira e |
author_additionalStr |
SOUZA, Ana Paula Vieira e |
format |
Artigo |
author |
OLIVEIRA, Ana Paula Luz de |
title |
O estágio supervisionado em Educação Infantil e o projeto pedagógico natureza e inclusão social |
title_short |
O estágio supervisionado em Educação Infantil e o projeto pedagógico natureza e inclusão social |
title_full |
O estágio supervisionado em Educação Infantil e o projeto pedagógico natureza e inclusão social |
title_fullStr |
O estágio supervisionado em Educação Infantil e o projeto pedagógico natureza e inclusão social |
title_full_unstemmed |
O estágio supervisionado em Educação Infantil e o projeto pedagógico natureza e inclusão social |
title_sort |
o estágio supervisionado em educação infantil e o projeto pedagógico natureza e inclusão social |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6687 |
_version_ |
1796836734686724096 |
score |
11.753735 |