Artigo

O estágio supervisionado em Educação Infantil e o projeto pedagógico natureza e inclusão social

A presente pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo é resultante do Estágio Supervisionado em Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, com a temática sobre natureza e inclusão social, real...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Ana Paula Luz de
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6687
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6687
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-66872024-02-02T03:06:16Z O estágio supervisionado em Educação Infantil e o projeto pedagógico natureza e inclusão social OLIVEIRA, Ana Paula Luz de SOUZA, Ana Paula Vieira e http://lattes.cnpq.br/8840758628880141 https://orcid.org/0000-0003-3340-1866 Estágio Supervisionado Educação Infantil Natureza Inclusão Social Crianças Escola CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A presente pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo é resultante do Estágio Supervisionado em Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, com a temática sobre natureza e inclusão social, realizada em uma Turma de Educação Infantil, etapa da Pré Escola da Escola Municipal Américo Lobão. Neste estudo, busco mostrar o exercício da prática pedagógica com crianças no Estágio Supervisionado na Educação Infantil, em que mostro os momentos compartilhados no ensino da futura pedagoga, pois ele é um momento rico na formação inicial do professional de Pedagogia. A pesquisa é de abordagem qualitativa com procedimentos e técnicas da observação participante e regência no tempo do Estágio com a supervisão da professora da Escola. A participação de crianças no processo de ensino e aprendizagem foram primorosos. Como resultado realizou-se atividades de pesquisa, discussão, desenhos, contação de histórias sobre as temáticas da natureza e inclusão social, em que as crianças criaram um jardim, experimentaram a natureza e coletaram elementos dela. Concluo que a pesquisa possibilitou a confecção de um painel com as crianças. 2024-02-01T19:36:43Z 2024-02-01T19:36:43Z 2023-12-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo OLIVEIRA, Ana Paula Luz de. O estágio supervisionado em Educação Infantil e o projeto pedagógico natureza e inclusão social. Orientadora: Ana Paula Vieira e Souza. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança. 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6687. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6687 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Estágio Supervisionado
Educação Infantil
Natureza
Inclusão Social
Crianças
Escola
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Estágio Supervisionado
Educação Infantil
Natureza
Inclusão Social
Crianças
Escola
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
OLIVEIRA, Ana Paula Luz de
O estágio supervisionado em Educação Infantil e o projeto pedagógico natureza e inclusão social
topic_facet Estágio Supervisionado
Educação Infantil
Natureza
Inclusão Social
Crianças
Escola
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo é resultante do Estágio Supervisionado em Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, com a temática sobre natureza e inclusão social, realizada em uma Turma de Educação Infantil, etapa da Pré Escola da Escola Municipal Américo Lobão. Neste estudo, busco mostrar o exercício da prática pedagógica com crianças no Estágio Supervisionado na Educação Infantil, em que mostro os momentos compartilhados no ensino da futura pedagoga, pois ele é um momento rico na formação inicial do professional de Pedagogia. A pesquisa é de abordagem qualitativa com procedimentos e técnicas da observação participante e regência no tempo do Estágio com a supervisão da professora da Escola. A participação de crianças no processo de ensino e aprendizagem foram primorosos. Como resultado realizou-se atividades de pesquisa, discussão, desenhos, contação de histórias sobre as temáticas da natureza e inclusão social, em que as crianças criaram um jardim, experimentaram a natureza e coletaram elementos dela. Concluo que a pesquisa possibilitou a confecção de um painel com as crianças.
author_additional SOUZA, Ana Paula Vieira e
author_additionalStr SOUZA, Ana Paula Vieira e
format Artigo
author OLIVEIRA, Ana Paula Luz de
title O estágio supervisionado em Educação Infantil e o projeto pedagógico natureza e inclusão social
title_short O estágio supervisionado em Educação Infantil e o projeto pedagógico natureza e inclusão social
title_full O estágio supervisionado em Educação Infantil e o projeto pedagógico natureza e inclusão social
title_fullStr O estágio supervisionado em Educação Infantil e o projeto pedagógico natureza e inclusão social
title_full_unstemmed O estágio supervisionado em Educação Infantil e o projeto pedagógico natureza e inclusão social
title_sort o estágio supervisionado em educação infantil e o projeto pedagógico natureza e inclusão social
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6687
_version_ 1796836734686724096
score 11.753735