Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Os desafios na produção de texto escrito dos alunos do 3º ano do ensino médio da escola Enedina Sampaio Melo da cidade de Igarapé-Miri.

O presente trabalho objetivou levantar as principais dificuldades de escrita dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola Enedina Sampaio Melo na cidade de Igarapé-Miri, apontando possíveis soluções para tais deficiências. Sendo assim, este estudo conta com a reflexão sobre as práticas de ensino d...

ver descrição completa

Autor principal: MELO, Jucicleiton Antunes
Grau: Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6696
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6696
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-66962025-01-10T12:34:20Z Os desafios na produção de texto escrito dos alunos do 3º ano do ensino médio da escola Enedina Sampaio Melo da cidade de Igarapé-Miri. MELO, Jucicleiton Antunes CENTURIÓN, Sara Concepción Chena http://lattes.cnpq.br/9544832461377054 Produção textual Dificuldade de escrita Aluno Sequência didática Producción textual Dificultad de escritura Alumno Secuencia didáctica CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA O presente trabalho objetivou levantar as principais dificuldades de escrita dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola Enedina Sampaio Melo na cidade de Igarapé-Miri, apontando possíveis soluções para tais deficiências. Sendo assim, este estudo conta com a reflexão sobre as práticas de ensino de português acerca da produção textual escrita em sala de aula com base nos PCN (1998), Antunes (2003 e 2010), Garcez (2012), Koch (2014e 2015), Marcuschi (2000 e 2008), Luckesi (1998) e Marcurschi e Suassuna (2007). Para a execução dessa proposta adotou-se a entrevista com questionários com perguntas abertas e fechadas, bem como análise de redações como método de investigação de dados quantitativos e qualitativos dos resultados. Ao final da investigação constatou-se que as principais dificuldades de produção textual dos alunos estão na introdução e na conclusão das redações, além da falta de estratégias de organização das ideias no texto. Percebeu-se também que a deficiência de escrita está intimamente ligada à falta de leitura dos alunos, apontado tanto pelos professores quanto pelos próprios alunos. Assim, o presente estudo propõe uma sequência didática composta por cinco oficinas para contribuir com a formação dos alunos El presente trabajo objetivó hacer el levantamiento de las dificultades de la escrita de los alumnos del 3º año de la Enseñanza Media de la Escuela Enedina Sampaio Melo en la ciudad de Igarapé-Miri, mostrando posibles soluciones para tales deficiencias. Siendo así, este estudio cuenta con la reflexión sobre las prácticas de enseñanza de portugués a cerca de la producción escrita en sala de clase con base en los PCN (1998), Antunes (2003; 2010), Garcez (2012), Koch (2014; 2015), Mascuschi (2000; 2008), Luckesi (1998) e Marcuschi e Suassuna (2007). Para la ejecución de la propuesta de investigación se adoptó la entrevista con cuestionarios con preguntas abiertas y cerradas, bien como el análisis de redacciones como método de investigación de datos cuantitativos y cualitativos de los resultados. Al final de la investigación se constató que las principales dificultades de producción textual de los alumnos están en la introducción y conclusión de las redacciones, además de la falta de estrategias de organización de ideas en los textos. Se notó también que la deficiencia de la escritura está íntimamente relacionada a la falta de lectura de los alumnos, evidenciados tanto por los profesores cuanto por los propios alumnos. Así, el presente estudio propone una secuencia didáctica compuesta por cinco oficinas para contribuir con la formación de los alumnos. 2024-02-02T12:26:27Z 2024-02-02T12:26:27Z 2017 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia MELO, Jucicleiton Antunes. Os desafios na produção de texto escrito dos alunos do 3º ano do ensino médio da escola Enedina Sampaio Melo da cidade de Igarapé-Miri. Orientadora: Sara Concepción Chena Centurión. 2017. 81 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6696. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6696 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Produção textual
Dificuldade de escrita
Aluno
Sequência didática
Producción textual
Dificultad de escritura
Alumno
Secuencia didáctica
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Produção textual
Dificuldade de escrita
Aluno
Sequência didática
Producción textual
Dificultad de escritura
Alumno
Secuencia didáctica
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
MELO, Jucicleiton Antunes
Os desafios na produção de texto escrito dos alunos do 3º ano do ensino médio da escola Enedina Sampaio Melo da cidade de Igarapé-Miri.
topic_facet Produção textual
Dificuldade de escrita
Aluno
Sequência didática
Producción textual
Dificultad de escritura
Alumno
Secuencia didáctica
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description O presente trabalho objetivou levantar as principais dificuldades de escrita dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola Enedina Sampaio Melo na cidade de Igarapé-Miri, apontando possíveis soluções para tais deficiências. Sendo assim, este estudo conta com a reflexão sobre as práticas de ensino de português acerca da produção textual escrita em sala de aula com base nos PCN (1998), Antunes (2003 e 2010), Garcez (2012), Koch (2014e 2015), Marcuschi (2000 e 2008), Luckesi (1998) e Marcurschi e Suassuna (2007). Para a execução dessa proposta adotou-se a entrevista com questionários com perguntas abertas e fechadas, bem como análise de redações como método de investigação de dados quantitativos e qualitativos dos resultados. Ao final da investigação constatou-se que as principais dificuldades de produção textual dos alunos estão na introdução e na conclusão das redações, além da falta de estratégias de organização das ideias no texto. Percebeu-se também que a deficiência de escrita está intimamente ligada à falta de leitura dos alunos, apontado tanto pelos professores quanto pelos próprios alunos. Assim, o presente estudo propõe uma sequência didática composta por cinco oficinas para contribuir com a formação dos alunos
author_additional CENTURIÓN, Sara Concepción Chena
author_additionalStr CENTURIÓN, Sara Concepción Chena
format Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
author MELO, Jucicleiton Antunes
title Os desafios na produção de texto escrito dos alunos do 3º ano do ensino médio da escola Enedina Sampaio Melo da cidade de Igarapé-Miri.
title_short Os desafios na produção de texto escrito dos alunos do 3º ano do ensino médio da escola Enedina Sampaio Melo da cidade de Igarapé-Miri.
title_full Os desafios na produção de texto escrito dos alunos do 3º ano do ensino médio da escola Enedina Sampaio Melo da cidade de Igarapé-Miri.
title_fullStr Os desafios na produção de texto escrito dos alunos do 3º ano do ensino médio da escola Enedina Sampaio Melo da cidade de Igarapé-Miri.
title_full_unstemmed Os desafios na produção de texto escrito dos alunos do 3º ano do ensino médio da escola Enedina Sampaio Melo da cidade de Igarapé-Miri.
title_sort os desafios na produção de texto escrito dos alunos do 3º ano do ensino médio da escola enedina sampaio melo da cidade de igarapé-miri.
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6696
_version_ 1829093024555073536
score 11.755432