Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Uso de jogos didáticos: o que dizem os professores de Ciências?

Science classes are commonly referred to as content-oriented and expository, with the textbook as the only support material. The didactic game is a pedagogical tool that the teacher can use to make their classes more dynamic and interactive, helping in the teaching and learning process, so that the...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Suerley Allana Rosa dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6701
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6701
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-67012024-02-07T03:08:30Z Uso de jogos didáticos: o que dizem os professores de Ciências? SANTOS, Suerley Allana Rosa dos FREITAS, Nívia Magalhães da Silva http://lattes.cnpq.br/1600459523697661 jogo didático professor ensino de Ciências ensino- aprendizagem didactic game teacher science teaching teaching learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Science classes are commonly referred to as content-oriented and expository, with the textbook as the only support material. The didactic game is a pedagogical tool that the teacher can use to make their classes more dynamic and interactive, helping in the teaching and learning process, so that the student can more easily assimilate complex content full of scientific terms. Faced with these prerogatives, the present work aimed to analyze the perceptions of Science teachers about the use of didactic games. This is a qualitative research using a questionnaire with open questions, so that participants could report their past and present experiences regarding the use of didactic games as an educational tool in Science teaching. Five science teachers who work in public basic education in the municipalities of Bragança and Tracuateua, state of Pará, participated in the study. The data obtained were analyzed using interpretive analysis. The results showed that the use of didactic games in Science teaching makes the class more attractive, dynamic and motivating, arousing the student's interest in the content being studied and that the methodology adopted in the classroom influences the student's motivation and learning. Teaching is not an easy task, but with dedication, training and the necessary resources it is possible to make science classes less fragmented, and with greater interaction between students and the content being studied. As aulas de Ciências são comumente referidas como conteudistas e expositivas, tendo o livro didático como único material de apoio. E o jogo didático é uma ferramenta pedagógica que o professor pode utilizar para tornar suas aulas mais dinâmicas e interativas, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem, de modo que o aluno consiga assimilar com maior facilidade conteúdos complexos e repletos de termos científicos. Frente a essas prerrogativas, o presente trabalho teve como objetivo analisar as percepções dos professores de Ciências sobre o uso de jogos didáticos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo com uso de questionário com perguntas abertas, de modo que os participantes relatassem suas experiências referentes a utilização de jogos didáticos como ferramenta educativa no ensino de Ciências. Participaram do estudo cinco professores de Ciências que atuam na educação básica pública nos municípios de Bragança e Tracuateua, estado do Pará. Os dados obtidos foram analisados por meio da análise interpretativa. Os resultados apontaram que o uso de jogos didáticos no ensino de Ciências torna a aula mais atrativa, dinâmica e motivadora, despertando o interesse do aluno pelo conteúdo que está sendo estudado e que a metodologia adotada em sala de aula influencia na motivação e aprendizado do aluno. Ensinar não é uma tarefa fácil, mas com dedicação, capacitação e os recursos necessários, é possível tornar as aulas de Ciências menos fragmentada e com uma maior interação entre os alunos com o conteúdo que está sendo estudado. 2024-02-02T17:45:06Z 2024-02-02T17:45:06Z 2023-11-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Suerley Allana Rosa dos. Uso de jogos didáticos: o que dizem os professores de Ciências? Orientadora: Nívia Magalhães da Silva Freitas. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6701. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6701 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic jogo didático
professor
ensino de Ciências
ensino- aprendizagem
didactic game
teacher
science teaching
teaching learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle jogo didático
professor
ensino de Ciências
ensino- aprendizagem
didactic game
teacher
science teaching
teaching learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
SANTOS, Suerley Allana Rosa dos
Uso de jogos didáticos: o que dizem os professores de Ciências?
topic_facet jogo didático
professor
ensino de Ciências
ensino- aprendizagem
didactic game
teacher
science teaching
teaching learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Science classes are commonly referred to as content-oriented and expository, with the textbook as the only support material. The didactic game is a pedagogical tool that the teacher can use to make their classes more dynamic and interactive, helping in the teaching and learning process, so that the student can more easily assimilate complex content full of scientific terms. Faced with these prerogatives, the present work aimed to analyze the perceptions of Science teachers about the use of didactic games. This is a qualitative research using a questionnaire with open questions, so that participants could report their past and present experiences regarding the use of didactic games as an educational tool in Science teaching. Five science teachers who work in public basic education in the municipalities of Bragança and Tracuateua, state of Pará, participated in the study. The data obtained were analyzed using interpretive analysis. The results showed that the use of didactic games in Science teaching makes the class more attractive, dynamic and motivating, arousing the student's interest in the content being studied and that the methodology adopted in the classroom influences the student's motivation and learning. Teaching is not an easy task, but with dedication, training and the necessary resources it is possible to make science classes less fragmented, and with greater interaction between students and the content being studied.
author_additional FREITAS, Nívia Magalhães da Silva
author_additionalStr FREITAS, Nívia Magalhães da Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Suerley Allana Rosa dos
title Uso de jogos didáticos: o que dizem os professores de Ciências?
title_short Uso de jogos didáticos: o que dizem os professores de Ciências?
title_full Uso de jogos didáticos: o que dizem os professores de Ciências?
title_fullStr Uso de jogos didáticos: o que dizem os professores de Ciências?
title_full_unstemmed Uso de jogos didáticos: o que dizem os professores de Ciências?
title_sort uso de jogos didáticos: o que dizem os professores de ciências?
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6701
_version_ 1796836735639879680
score 11.755432