/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A ludicidade como recurso didático no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais
This study aims to study the importance of the use of playfulness in the process of literacy and letter in the early years of Elementary School. From the theoretical conceptions of Fortuna (2013); Cardoso (2000); Paiva (2003); Antunes (2005); Kishimoto (2008); Val (2006); Soares (2005); Silva (2004)...
Autor principal: | QUARESMA, Marcilene Costa |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6703 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6703 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-67032024-02-07T03:08:32Z A ludicidade como recurso didático no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais QUARESMA, Marcilene Costa VASCONCELOS, Thais Pinheiro Abreu http://lattes.cnpq.br/8101766262685891 Ludicidade Alfabetização Alunos Letramento Aprendizagem Playfulness Literacy Students Literature Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This study aims to study the importance of the use of playfulness in the process of literacy and letter in the early years of Elementary School. From the theoretical conceptions of Fortuna (2013); Cardoso (2000); Paiva (2003); Antunes (2005); Kishimoto (2008); Val (2006); Soares (2005); Silva (2004); Perez (2002); Ferreiro (1996); Soares (2009) and others, who gave me subsidies to study the study about playfulness, which is an indispensable didactic resource in the learning process of reading and writing. It is believed that even with all the difficulties observed in the school environment such as: physical structure, lack of didactic material and others, these teachers seek in their action-reflection-action a differentiated pedagogical make through games, toys and games, providing a pleasurable, concrete and meaningful education, so that the students can really be literate in the perspective of social practices. Then, a field survey was carried out with questionnaire application composed of 9 questions directed to the teachers of the 1st, 2nd and 3rd Years of the Literacy Cycle. As a result, it was noticed that the present teachers not only emphasized the concept of playfulness, but also their methodological applicability as a support in the process of learning to read and write, relating theory and practice in the school context. O presente trabalho tem como objetivo fazer o estudo a respeito da importância do uso da ludicidade no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir de concepções teóricas de Fortuna (2013); Negrine (200); Cardoso (2000); Paiva (2003); Antunes (2005); Kishimoto (2008); Val (2006); Soares (2005); Silva (2004); Perez (2002); Ferreiro (1996); Soares (2009) e outros, que possibilitaram novos saberes, para trilhar o estudo sobre o lúdico, que é um recurso didático indispensável no processo de aprendizagem da leitura e escrita. Crê-se que mesmo com todas as dificuldades observadas no ambiente escolar tais como: estrutura física, falta de materiais didáticos e outros, as referidas professoras buscam em sua ação – reflexão – ação um fazer pedagógico diferenciado através de jogos, brinquedos e brincadeiras, proporcionando um ensino prazeroso, concreto e significativo, para que realmente os alunos possam ser alfabetizados na perspectiva das práticas sociais. Em seguida foi realizado uma pesquisa de campo com aplicação de questionário composto por 9 perguntas direcionadas as professoras do 1º, 2º e 3º Anos do Ciclo da Alfabetização. Como resultado percebeu-se que as presentes professoras não só enfatizam o conceito do lúdico, mas também sua aplicabilidade metodológica como suporte no processo de aprendizagem da leitura e escrita, relacionando teoria e prática no contexto escolar. 2024-02-02T18:02:50Z 2024-02-02T18:02:50Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação QUARESMA, Marcilene Costa. A ludicidade como recurso didático no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais. Orientadora: Thais Pinheiro Abreu Vasconcelos. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6703. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6703 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Ludicidade Alfabetização Alunos Letramento Aprendizagem Playfulness Literacy Students Literature Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Ludicidade Alfabetização Alunos Letramento Aprendizagem Playfulness Literacy Students Literature Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO QUARESMA, Marcilene Costa A ludicidade como recurso didático no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais |
topic_facet |
Ludicidade Alfabetização Alunos Letramento Aprendizagem Playfulness Literacy Students Literature Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This study aims to study the importance of the use of playfulness in the process of literacy and letter in the early years of Elementary School. From the theoretical conceptions of Fortuna (2013); Cardoso (2000); Paiva (2003); Antunes (2005); Kishimoto (2008); Val (2006); Soares (2005); Silva (2004); Perez (2002); Ferreiro (1996); Soares (2009) and others, who gave me subsidies to study the study about playfulness, which is an indispensable didactic resource in the learning process of reading and writing. It is believed that even with all the difficulties observed in the school environment such as: physical structure, lack of didactic material and others, these teachers seek in their action-reflection-action a differentiated pedagogical make through games, toys and games, providing a pleasurable, concrete and meaningful education, so that the students can really be literate in the perspective of social practices. Then, a field survey was carried out with questionnaire application composed of 9 questions directed to the teachers of the 1st, 2nd and 3rd Years of the Literacy Cycle. As a result, it was noticed that the present teachers not only emphasized the concept of playfulness, but also their methodological applicability as a support in the process of learning to read and write, relating theory and practice in the school context. |
author_additional |
VASCONCELOS, Thais Pinheiro Abreu |
author_additionalStr |
VASCONCELOS, Thais Pinheiro Abreu |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
QUARESMA, Marcilene Costa |
title |
A ludicidade como recurso didático no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais |
title_short |
A ludicidade como recurso didático no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais |
title_full |
A ludicidade como recurso didático no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais |
title_fullStr |
A ludicidade como recurso didático no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
A ludicidade como recurso didático no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais |
title_sort |
ludicidade como recurso didático no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6703 |
_version_ |
1796836689302257664 |
score |
11.753735 |