Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização

Análise do uso de recursos didáticos em aulas de Ciências no Ensino Fundamental anos finais e Biologia no Ensino Médio: revisão de literatura sistemática.

Considering the importance of teaching Science and its intrinsic relationship in all fields of human existence, in addition to its educational practices to enable teaching-learning processes, we were interested in studying the subject of teaching resources. This research aimed to investigate the ter...

ver descrição completa

Autor principal: CARVALHO, Edinaura Silva de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6735
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6735
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-67352024-02-07T03:07:59Z Análise do uso de recursos didáticos em aulas de Ciências no Ensino Fundamental anos finais e Biologia no Ensino Médio: revisão de literatura sistemática. CARVALHO, Edinaura Silva de FREITAS, Nívia Magalhães da Silva http://lattes.cnpq.br/1600459523697661 Recursos pedagógicos ensino de Ciências ensino de Biologia professor de Ciências professor de Biologia Pedagogical resources science teaching teaching Biology biology teacher CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Considering the importance of teaching Science and its intrinsic relationship in all fields of human existence, in addition to its educational practices to enable teaching-learning processes, we were interested in studying the subject of teaching resources. This research aimed to investigate the terms in which Science and Biology teachers use teaching resources in the final years of primary and secondary education. This is a qualitative research of the systematic literature review type. We used as a research source the database of the Scientific Electronic Library Online (Scielo) and Capes portals, where active searches were carried out to evaluate articles published in the period from 2018 to 2022, through the use of descriptors. A summarized description of the articles was carried out, paying attention to the conceptual characteristics involving the theme - teaching resources -, the temporal and spatial location, the issues addressed by teachers in the use of teaching resources and the contributions of teaching resources to teaching Science and Biology, precisely according to the perspective of the authors of the works. For data analysis purposes, we rely on interpretative analysis. We found articles from all regions of the country, with emphasis on the Southeast region. The teaching resources used by teachers ranged from the use of plants to more modern technological resources, and some resources were even produced by the teachers themselves. We observed a varied number of topics worked on, such as: Zoology, Microbiology, Genetics, scientific knowledge, research and health. All teachers externalized positive contributions from the use of the teaching resources they used, mainly in terms of student motivation and dynamization of classes. With the completion of this research, we intend to contribute to the elaboration of a systematized document so that teachers and/or undergraduate students can learn about more recent pedagogical practices that are supported by teaching resources and that can be inspired to carry out work in their classrooms. Considerando a importância do ensino de Ciências e sua relação intrínseca em todos os campos de existência humana, além de, suas práticas educativas para permitir os processos de ensino aprendizagem, nos interessou estudar a temática recursos didáticos. Esta pesquisa teve como objetivo investigar em que termos os professores de Ciências e Biologia fazem uso de recursos didáticos nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo revisão de literatura sistemática. Utilizamos como fonte de pesquisa a base de dados dos portais Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Periódicos Capes, onde foi feito buscas ativas para a apreciação de artigos publicados no período de 2018 a 2022, por meio do uso de descritores. Foi realizada uma descrição sumarizada dos artigos, com atenção as características conceituais que envolvem a temática - recursos didáticos -, a localização temporal e espacial, as questões abordadas pelos professores no uso dos recursos didáticos e as contribuições dos recursos didáticos para o ensinar Ciências e Biologia, precisamente segundo a ótica dos autores dos trabalhos. Para fins de análise dos dados, nos apoiamos na análise interpretativa. Encontramos artigos de todas as regiões do país, com destaque para região Sudeste. Os recursos didáticos utilizados pelos professores variaram do uso de plantas a recursos tecnológicos mais modernos, inclusive alguns recursos foram produzidos pelos próprios professores. Observamos uma quantidade variada de temas trabalhados, como: Zoologia, Microbiologia, Genética, conhecimento científico, pesquisa e saúde. Todos os professores externalizaram contribuições positivas do uso dos recursos didáticos que utilizaram, principalmente nos quesitos motivação dos estudantes e dinamização das aulas. Com a finalização desta pesquisa, temos o intuito de contribuir para elaborar um documento sistematizado para que professores e/ou licenciandos possam conhecer práticas pedagógicas mais recentes que tenham o apoio de recursos didáticos e que possam se inspirar para realizar trabalhos em suas salas de aula. 2024-02-06T18:35:46Z 2024-02-06T18:35:46Z 2023-10-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização CARVALHO, Edinaura Silva de. Análise do uso de recursos didáticos em aulas de Ciências no Ensino Fundamental anos finais e Biologia no Ensino Médio: revisão de literatura sistemática. Orientadora: Nívia Magalhães da Silva Freitas. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização em Ensino de Ciências) – Faculdade de Ciências Biológicas. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6735. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6735 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Recursos pedagógicos
ensino de Ciências
ensino de Biologia
professor de Ciências
professor de Biologia
Pedagogical resources
science teaching
teaching Biology
biology teacher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Recursos pedagógicos
ensino de Ciências
ensino de Biologia
professor de Ciências
professor de Biologia
Pedagogical resources
science teaching
teaching Biology
biology teacher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CARVALHO, Edinaura Silva de
Análise do uso de recursos didáticos em aulas de Ciências no Ensino Fundamental anos finais e Biologia no Ensino Médio: revisão de literatura sistemática.
topic_facet Recursos pedagógicos
ensino de Ciências
ensino de Biologia
professor de Ciências
professor de Biologia
Pedagogical resources
science teaching
teaching Biology
biology teacher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Considering the importance of teaching Science and its intrinsic relationship in all fields of human existence, in addition to its educational practices to enable teaching-learning processes, we were interested in studying the subject of teaching resources. This research aimed to investigate the terms in which Science and Biology teachers use teaching resources in the final years of primary and secondary education. This is a qualitative research of the systematic literature review type. We used as a research source the database of the Scientific Electronic Library Online (Scielo) and Capes portals, where active searches were carried out to evaluate articles published in the period from 2018 to 2022, through the use of descriptors. A summarized description of the articles was carried out, paying attention to the conceptual characteristics involving the theme - teaching resources -, the temporal and spatial location, the issues addressed by teachers in the use of teaching resources and the contributions of teaching resources to teaching Science and Biology, precisely according to the perspective of the authors of the works. For data analysis purposes, we rely on interpretative analysis. We found articles from all regions of the country, with emphasis on the Southeast region. The teaching resources used by teachers ranged from the use of plants to more modern technological resources, and some resources were even produced by the teachers themselves. We observed a varied number of topics worked on, such as: Zoology, Microbiology, Genetics, scientific knowledge, research and health. All teachers externalized positive contributions from the use of the teaching resources they used, mainly in terms of student motivation and dynamization of classes. With the completion of this research, we intend to contribute to the elaboration of a systematized document so that teachers and/or undergraduate students can learn about more recent pedagogical practices that are supported by teaching resources and that can be inspired to carry out work in their classrooms.
author_additional FREITAS, Nívia Magalhães da Silva
author_additionalStr FREITAS, Nívia Magalhães da Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
author CARVALHO, Edinaura Silva de
title Análise do uso de recursos didáticos em aulas de Ciências no Ensino Fundamental anos finais e Biologia no Ensino Médio: revisão de literatura sistemática.
title_short Análise do uso de recursos didáticos em aulas de Ciências no Ensino Fundamental anos finais e Biologia no Ensino Médio: revisão de literatura sistemática.
title_full Análise do uso de recursos didáticos em aulas de Ciências no Ensino Fundamental anos finais e Biologia no Ensino Médio: revisão de literatura sistemática.
title_fullStr Análise do uso de recursos didáticos em aulas de Ciências no Ensino Fundamental anos finais e Biologia no Ensino Médio: revisão de literatura sistemática.
title_full_unstemmed Análise do uso de recursos didáticos em aulas de Ciências no Ensino Fundamental anos finais e Biologia no Ensino Médio: revisão de literatura sistemática.
title_sort análise do uso de recursos didáticos em aulas de ciências no ensino fundamental anos finais e biologia no ensino médio: revisão de literatura sistemática.
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6735
_version_ 1796836740139319296
score 11.675088