Artigo

Ensinar Ciências/Biologia em tempos de cultura digital: o que dizem os residentes do Programa Residência Pedagógica?

O mundo contemporâneo vivencia momentos de transformações em diversos setores da sociedade com novas maneiras de permutar informações, acessar, construir e reconstruir ideias de renovação e inovações, em vista de facilitar o modo de agir, comunicar, trabalhar, ensinar e aprender. Neste processo, enc...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Raimundo Laudemiro da
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6736
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6736
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-67362024-02-07T03:08:05Z Ensinar Ciências/Biologia em tempos de cultura digital: o que dizem os residentes do Programa Residência Pedagógica? SILVA, Raimundo Laudemiro da MIRANDA, Jaíne Fernanda Jaques http://lattes.cnpq.br/0856668039889754 Cultura digital Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação Programa Residência Pedagógica Ensino de ciências/biologia Prática Docente CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O mundo contemporâneo vivencia momentos de transformações em diversos setores da sociedade com novas maneiras de permutar informações, acessar, construir e reconstruir ideias de renovação e inovações, em vista de facilitar o modo de agir, comunicar, trabalhar, ensinar e aprender. Neste processo, encontra-se imbuída a cultura digital na qual, com o seu desenvolvimeto, espera-se a formação de cidadãos atuantes no e sobre o mundo, que tenham a capacidade de utilizar, interagir e agir por intermédio das tecnologias. Diante deste cenário, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) se apresentam como um importante elo entre professores e alunos visando novas estratégias para ensinar ciências. É neste contexto que objetivamos compreender em que termos a cultura digital se apresenta no Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no âmbito do subnúcleo de Biologia do Programa Residência Pedagógica (PRP), partindo das experiências dos residentes atuantes em uma escola pública do município de Bragança-PA, problemazitando e discutindo como tem se dado a inserção das TDIC’s no processo de ensinar e aprender ciências/biologia visando o desenvolvimento da cultura digital na formação do estudantes. Para a realização da pesquisa, foram realizadas entrevistas com perguntas abertas respondidas pelos sujeitos atuantes no PRP que foram analisadas a luz da análise de conteúdo e deram origem a duas categorias analíticas intituladas: TDICs: desafios da disponibildade e possibilidades na prática docente; Experienciando o uso das TDICs no ensino de ciências/biologia. Os resultados nos mostram que apesar de estamos imersos em uma era digital ainda há um longo caminho a ser percorrido quando falamos em formação, prática docente e desenvolvimento educacional acompanhado à esses avanços, de modo que as tecnologias digitais estejam presentes na sala de aula e façam parte do processo de ensino. De maneira que alunos e professores possam desenvolver habilidades frente a uma nova forma de ensinar e aprender ciências/biologia. 2024-02-06T18:51:53Z 2024-02-06T18:51:53Z 2023-10-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo SILVA, Raimundo Laudemiro da. Ensinar Ciências/Biologia em tempos de cultura digital: o que dizem os residentes do Programa Residência Pedagógica? Orientadora: Jaíne Fernanda Jaques Miranda. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo. (Especialização em Ensino de Ciências) – Faculdade de Ciências Biológicas. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023.Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6736. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6736 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Cultura digital
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Programa Residência Pedagógica
Ensino de ciências/biologia
Prática Docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Cultura digital
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Programa Residência Pedagógica
Ensino de ciências/biologia
Prática Docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SILVA, Raimundo Laudemiro da
Ensinar Ciências/Biologia em tempos de cultura digital: o que dizem os residentes do Programa Residência Pedagógica?
topic_facet Cultura digital
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Programa Residência Pedagógica
Ensino de ciências/biologia
Prática Docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O mundo contemporâneo vivencia momentos de transformações em diversos setores da sociedade com novas maneiras de permutar informações, acessar, construir e reconstruir ideias de renovação e inovações, em vista de facilitar o modo de agir, comunicar, trabalhar, ensinar e aprender. Neste processo, encontra-se imbuída a cultura digital na qual, com o seu desenvolvimeto, espera-se a formação de cidadãos atuantes no e sobre o mundo, que tenham a capacidade de utilizar, interagir e agir por intermédio das tecnologias. Diante deste cenário, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) se apresentam como um importante elo entre professores e alunos visando novas estratégias para ensinar ciências. É neste contexto que objetivamos compreender em que termos a cultura digital se apresenta no Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no âmbito do subnúcleo de Biologia do Programa Residência Pedagógica (PRP), partindo das experiências dos residentes atuantes em uma escola pública do município de Bragança-PA, problemazitando e discutindo como tem se dado a inserção das TDIC’s no processo de ensinar e aprender ciências/biologia visando o desenvolvimento da cultura digital na formação do estudantes. Para a realização da pesquisa, foram realizadas entrevistas com perguntas abertas respondidas pelos sujeitos atuantes no PRP que foram analisadas a luz da análise de conteúdo e deram origem a duas categorias analíticas intituladas: TDICs: desafios da disponibildade e possibilidades na prática docente; Experienciando o uso das TDICs no ensino de ciências/biologia. Os resultados nos mostram que apesar de estamos imersos em uma era digital ainda há um longo caminho a ser percorrido quando falamos em formação, prática docente e desenvolvimento educacional acompanhado à esses avanços, de modo que as tecnologias digitais estejam presentes na sala de aula e façam parte do processo de ensino. De maneira que alunos e professores possam desenvolver habilidades frente a uma nova forma de ensinar e aprender ciências/biologia.
author_additional MIRANDA, Jaíne Fernanda Jaques
author_additionalStr MIRANDA, Jaíne Fernanda Jaques
format Artigo
author SILVA, Raimundo Laudemiro da
title Ensinar Ciências/Biologia em tempos de cultura digital: o que dizem os residentes do Programa Residência Pedagógica?
title_short Ensinar Ciências/Biologia em tempos de cultura digital: o que dizem os residentes do Programa Residência Pedagógica?
title_full Ensinar Ciências/Biologia em tempos de cultura digital: o que dizem os residentes do Programa Residência Pedagógica?
title_fullStr Ensinar Ciências/Biologia em tempos de cultura digital: o que dizem os residentes do Programa Residência Pedagógica?
title_full_unstemmed Ensinar Ciências/Biologia em tempos de cultura digital: o que dizem os residentes do Programa Residência Pedagógica?
title_sort ensinar ciências/biologia em tempos de cultura digital: o que dizem os residentes do programa residência pedagógica?
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6736
_version_ 1796836740293459968
score 11.753735