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Dissertação
Uma abordagem pedagógica baseada em Vigotski com tecnologias digitais de informação e comunicação para o ensino de Biologia
Tendo em mente os desafios presentes no processo de ensino e aprendizagem de Biologia, assim como, na potencialidade das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC para a criação de um novo cenário na educação que atenda às necessidades levantadas pela Base Nacional Comum Curricular...
Autor principal: | Neves, Kiandro de Oliveira Gomes |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4171697365563353, https://orcid.org/0000-0003-0017-5372 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7801 |
Resumo: |
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Tendo em mente os desafios presentes no processo de ensino e aprendizagem de Biologia, assim
como, na potencialidade das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC para
a criação de um novo cenário na educação que atenda às necessidades levantadas pela Base
Nacional Comum Curricular - BNCC, o objetivo deste estudo foi Avaliar a construção de
conhecimentos em Biologia a partir de uma Abordagem Pedagógica, baseada em Vigotski, com
a inclusão de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Desta forma, este estudo
embasou-se na análise da visão de Vigotski sobre as Zonas de Desenvolvimento, assim, como,
no entendimento da educação, das tecnologias e da Biologia na BNCC e na identificação das
potencialidades da inclusão de Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA na educação. Para
alcançar o objetivo estipulado elaborou-se um estudo de cunho qualitativo e quantitativo, na
modalidade de estudo de caso, com questionários como ferramentas de coleta de dados. O
estudo foi desenvolvido em um centro de tempo integral, localizado na Zona Norte da cidade
de Manaus/AM, e, atendendo a critérios éticos, escolheu-se 52 alunos e um professor da
disciplina de Biologia da terceira série do ensino médio. Identificou-se, neste público, a visão
sobre a disciplina de Biologia e o uso de TDIC, assim como a percepção após imersão no AVA
e intervenção docente. A partir da aplicação de uma abordagem pedagógica com a identificouse os conhecimentos prévios, sobre relações ecológicas, assim, como, os conhecimentos pós
imersão no AVA, com auxílio do Chatbot, e os conhecimentos pós intervenção do professor,
tornando-se possível a transposição para as Zonas de Desenvolvimento baseado em Vigotski.
Desta forma, com implementação do estudo, observou-se o antagonismo entre a necessidade,
por parte dos alunos, da inclusão de TDIC no processo de ensino e aprendizagem de biologia,
frente a argumentação contrária do professor, justificando-se na falta de autonomia dos
discentes para a utilização destas ferramentas. Assim, como, a visão positiva do público sobre
a disciplina e o destaque para a complexidade em determinados conteúdo, levando a
necessidade de auxílio oferecido pelas TDIC. A partir da análise das Zonas de Desenvolvimento
identificou-se que mais de 80% da turma progrediu no tema, mostrando-se contribuições
significativas da abordagem utilizada. Além disso, observou-se, por meio da fala final do
professor, a mudança em sua percepção inicial, colocando as TDIC como promovedoras de
autonomia e facilitadora na prática docente. O estudo, desta forma, contribuiu
significativamente para a dinamização da forma de ensinar e aprender Biologia, mas esbarrouse em alguns desafios, como o despreparo dos alunos para um papel mais ativo na construção
de conhecimentos e a limitação tecnológica frente a algumas necessidades da turma. Concluise que a abordagem utilizada foi significativa para a transposição do conteúdo para a realidade
e para resolver muitos dos desafios que permeiam o ensino e aprendizagem de Biologia, além
de fornecer ao professor uma ferramenta para alcançar as expectativas levantadas na Base
Nacional Comum Curricular. |