Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Investigando aspectos e necessidades do ensino de ciências na escola Terezinha de Jesus

This study sought to investigate the issues and needs of the science teaching in primary education through the analysis of conceptions and difficulties faced by teachers in this area, particularly teachers of the State School of Elementary and high school Terezinha de Jesus Ferreira Lima belonging t...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, Maria Zuleide Silva
Outros Autores: FERREIRA, Eudóxia Pereira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6744
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6744
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-67442024-02-07T03:07:43Z Investigando aspectos e necessidades do ensino de ciências na escola Terezinha de Jesus COSTA, Maria Zuleide Silva FERREIRA, Eudóxia Pereira ARAÚJO, Railda Neyva Moreira http://lattes.cnpq.br/7833832825790922 Ciências Formação de professores e CTS Science education Teacher training and STS CNPQ::OUTROS::CIENCIAS This study sought to investigate the issues and needs of the science teaching in primary education through the analysis of conceptions and difficulties faced by teachers in this area, particularly teachers of the State School of Elementary and high school Terezinha de Jesus Ferreira Lima belonging to the city of AbaetetubaPA. Initially we tried to establish the current scenario of the science education in elementary education based on information obtained from a literature search. Although this research was addressed issues related to the science education in perspective STS (Science, Technology and Society), as well as the stage of the formation of the Science Teachers especially the city of Abaetetuba. We used as methodology qualitative analysis method, the research subjects were six Science Teachers Terezinha de Jesus Ferreira Lima, School the instrument used for data collection was a questionnaire, the same being composed of five steps, which address issues regarding conceptions about: Science, Teacher Education and Science regarding operations in the area, as well as the STS approach and suggestions for improvements to such teaching. The results indicate that there are several types of problems faced by the group investigated, ranging from flaws in the training process to difficulties related to the use of methodology, reflecting the reality of science teaching in elementary school these days. The results were discussed based on discussions and arguments obtained from the literature. Este trabalho investigou os aspectos e necessidades do ensino de Ciências no ensino fundamental através da análise das concepções e dificuldades apresentadas por professores desta área, em especial os professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Terezinha de Jesus Ferreira Lima pertencente ao município de Abaetetuba-PA. Inicialmente, procurou-se estabelecer o atual cenário do ensino de Ciências no Ensino Fundamental baseando-se em informações obtidas por uma pesquisa bibliográfica. Ainda nesta pesquisa foram abordadas questões relacionadas ao Ensino de Ciências na perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), bem como o cenário da formação dos Professores de Ciências especialmente dos Professores do município de Abaetetuba. Utilizou-se como metodologia desta pesquisa, o método qualitativo, onde os sujeitos da pesquisa foram seis Professores de Ciências da Escola Terezinha de Jesus Ferreira Lima, o instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário, sendo o mesmo composto de cinco etapas, que abordam questões referentes a concepções sobre: Ciências, Formação de Professores de Ciências e atuação na referente área, assim como o enfoque CTS e sugestões de melhorias para tal ensino. Os resultados indicam que existem vários tipos de problemas enfrentados pelo grupo investigado, que vão desde as falhas no processo de formação até dificuldades relativas ao uso de metodologia, refletindo a realidade do ensino de Ciências no ensino fundamental nos dias de hoje. Os resultados foram discutidos com base em discussões e argumentos obtidos da literatura. 2024-02-06T20:32:09Z 2024-02-06T20:32:09Z 2013-09-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FERREIRA, Eudóxia Pereira; COSTA, Maria Zuleide Silva. Investigando aspectos e necessidades do ensino de ciências na escola Terezinha de Jesus. Orientadora: Railda Neyva Moreira Araújo. 2013. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2013. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6744. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6744 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ciências
Formação de professores e CTS
Science education
Teacher training and STS
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
spellingShingle Ciências
Formação de professores e CTS
Science education
Teacher training and STS
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
COSTA, Maria Zuleide Silva
Investigando aspectos e necessidades do ensino de ciências na escola Terezinha de Jesus
topic_facet Ciências
Formação de professores e CTS
Science education
Teacher training and STS
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
description This study sought to investigate the issues and needs of the science teaching in primary education through the analysis of conceptions and difficulties faced by teachers in this area, particularly teachers of the State School of Elementary and high school Terezinha de Jesus Ferreira Lima belonging to the city of AbaetetubaPA. Initially we tried to establish the current scenario of the science education in elementary education based on information obtained from a literature search. Although this research was addressed issues related to the science education in perspective STS (Science, Technology and Society), as well as the stage of the formation of the Science Teachers especially the city of Abaetetuba. We used as methodology qualitative analysis method, the research subjects were six Science Teachers Terezinha de Jesus Ferreira Lima, School the instrument used for data collection was a questionnaire, the same being composed of five steps, which address issues regarding conceptions about: Science, Teacher Education and Science regarding operations in the area, as well as the STS approach and suggestions for improvements to such teaching. The results indicate that there are several types of problems faced by the group investigated, ranging from flaws in the training process to difficulties related to the use of methodology, reflecting the reality of science teaching in elementary school these days. The results were discussed based on discussions and arguments obtained from the literature.
author_additional ARAÚJO, Railda Neyva Moreira
author_additionalStr ARAÚJO, Railda Neyva Moreira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author COSTA, Maria Zuleide Silva
author2 FERREIRA, Eudóxia Pereira
author2Str FERREIRA, Eudóxia Pereira
title Investigando aspectos e necessidades do ensino de ciências na escola Terezinha de Jesus
title_short Investigando aspectos e necessidades do ensino de ciências na escola Terezinha de Jesus
title_full Investigando aspectos e necessidades do ensino de ciências na escola Terezinha de Jesus
title_fullStr Investigando aspectos e necessidades do ensino de ciências na escola Terezinha de Jesus
title_full_unstemmed Investigando aspectos e necessidades do ensino de ciências na escola Terezinha de Jesus
title_sort investigando aspectos e necessidades do ensino de ciências na escola terezinha de jesus
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6744
_version_ 1796836691264143360
score 11.753896