/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Atividades experimentais em ciências naturais: uma abordagem da aprendizagem significativa
In order to study experimentation in science teaching, from the perspective of meaningful learning, theory developed by David Ausubel, the present This work highlights that the student, being selective, is not interested in activities that are not attention, which negatively influences the teaching...
Autor principal: | BELO, Lucidéia Cordeiro |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6820 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6820 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-68202024-02-21T03:07:05Z Atividades experimentais em ciências naturais: uma abordagem da aprendizagem significativa BELO, Lucidéia Cordeiro MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho http://lattes.cnpq.br/1810593841335067 Educação em ciências Aprendizagem significativa Experimentação Science education Significant learning Experimentation CNPQ::OUTROS::CIENCIAS In order to study experimentation in science teaching, from the perspective of meaningful learning, theory developed by David Ausubel, the present This work highlights that the student, being selective, is not interested in activities that are not attention, which negatively influences the teaching process and learning. Therefore, the relevance of the work consists in considering that through of experimentation in science classes, the student starts to consider this discipline from another perspective, which provides a meaning in its study. To achieve this proposal, the methodology of qualitative characteristic was adopted, which, through bibliographic research, consultations to academic works related to the topic and application of questionnaires aimed at teachers of natural sciences served as a reference for the development of the study. In this way, it was possible contact that experimentation must contain, in its practice, a meaning for the students, that is, going through the knowledge that the student already presents in order to obtain success in the teaching and learning process. Com o objetivo de estudar a experimentação no ensino de ciências, sob uma ótica da aprendizagem significativa, teoria desenvolvida por David Ausubel, o presente trabalho destaca que o aluno por ser seletivo não se interessa por atividades que não lhe chame atenção, o que influencia de maneira negativa no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, a relevância do trabalho consiste em considerar que por meio das experimentações nas aulas de ciências o aluno passa a considerar essa disciplina sob outra ótica, o que proporciona um significado em seu estudo. Para alcançar essa proposta, foi adotada a metodologia de característica qualitativa, que por meio de pesquisas bibliográficas, de consultas a trabalhos acadêmicos relacionados ao tema e aplicação de questionários direcionados aos professores de Ciências naturais serviram de referência para o desenvolvimento do estudo. Desse modo, foi possível contatar que a experimentação deve conter, em sua prática, um sentido para os alunos, ou seja passar pelo conhecimento que o aluno já apresenta para assim obter sucesso no processo de ensino e aprendizagem. 2024-02-20T14:05:39Z 2024-02-20T14:05:39Z 2018-07-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BELO, Lucidéia Cordeiro. Atividades experimentais em ciências naturais: uma abordagem da aprendizagem significativa. Orientador: Jorge Ricardo Coutinho Machado. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Instituto de Ciências Naturais, Abaetetuba, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6820. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6820 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação em ciências Aprendizagem significativa Experimentação Science education Significant learning Experimentation CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
spellingShingle |
Educação em ciências Aprendizagem significativa Experimentação Science education Significant learning Experimentation CNPQ::OUTROS::CIENCIAS BELO, Lucidéia Cordeiro Atividades experimentais em ciências naturais: uma abordagem da aprendizagem significativa |
topic_facet |
Educação em ciências Aprendizagem significativa Experimentação Science education Significant learning Experimentation CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
description |
In order to study experimentation in science teaching, from the perspective of meaningful learning, theory developed by David Ausubel, the present This work highlights that the student, being selective, is not interested in activities that are not attention, which negatively influences the teaching process and learning. Therefore, the relevance of the work consists in considering that through of experimentation in science classes, the student starts to consider this discipline from another perspective, which provides a meaning in its study. To achieve this proposal, the methodology of qualitative characteristic was adopted, which, through bibliographic research, consultations to academic works related to the topic and application of questionnaires aimed at teachers of natural sciences served as a reference for the development of the study. In this way, it was possible contact that experimentation must contain, in its practice, a meaning for the students, that is, going through the knowledge that the student already presents in order to obtain success in the teaching and learning process. |
author_additional |
MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho |
author_additionalStr |
MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
BELO, Lucidéia Cordeiro |
title |
Atividades experimentais em ciências naturais: uma abordagem da aprendizagem significativa |
title_short |
Atividades experimentais em ciências naturais: uma abordagem da aprendizagem significativa |
title_full |
Atividades experimentais em ciências naturais: uma abordagem da aprendizagem significativa |
title_fullStr |
Atividades experimentais em ciências naturais: uma abordagem da aprendizagem significativa |
title_full_unstemmed |
Atividades experimentais em ciências naturais: uma abordagem da aprendizagem significativa |
title_sort |
atividades experimentais em ciências naturais: uma abordagem da aprendizagem significativa |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6820 |
_version_ |
1796836694754852864 |
score |
11.753896 |