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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Cores que se movem em corpos, corpos que agitam cores: um traçado histórico da gincana de férias do km-18 como tradição cultural de Santa Luzia do Pará
A presente Monografia versa sobre a historicidade desde 1994 até os dias atuais do fenômeno espetacular tradicional intitulado como: Gincana de Férias do Km – 18 de Santa Luzia do Pará. Para compor, a partir do ponto de vista dos autores Pradier (1996), Bião (1995) e Buckland (2018) abordarei a E...
Autor principal: | MELO, Saylon Carlos dos Santos |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6894 |
Resumo: |
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A presente Monografia versa sobre a historicidade desde 1994 até os dias atuais do
fenômeno espetacular tradicional intitulado como: Gincana de Férias do Km – 18 de Santa
Luzia do Pará. Para compor, a partir do ponto de vista dos autores Pradier (1996), Bião
(1995) e Buckland (2018) abordarei a Etnocenologia e a Autoetnografia como bases
metodológicas e como principais referenciais teóricos. Só foi possível traçar historicamente
este fenômeno através das entrevistas realizadas com os integrantes da gincana, que
embasam a documentação da história do evento tradicional, cultural e artístico tão
importante para nós da comunidade local na cidade de Santa Luzia – PA. Tendo isso, o
presente estudo visa relatar os movimentos organizados das equipes Fera e Dezoitense
como forma originária dentro do campo da etnocenologia, estudando e documentando o
modo de fazer a gincana, do se arrumar, de se organizar, de se empenhar e até mesmo do
modo como se estrutura as noites dessa gincana. Os resultados revelam que o traçado
etnocenológico da Gincana de Férias do Km–18 é importante para que haja visibilidade
além do entretenimento, destacando a importância para muitas pessoas que até hoje buscam
preservá-la em prol dos laços significativos que ela possui. Esses achados contribuem
significativamente para a área acadêmica de Dança e das outras Artes Cênicas, buscando
abrir caminhos para um campo promissor de pesquisas futuras em Artes, fornecendo
insights importantes para compreensão do que é uma gincana tradicional e cultural de um
povo comunitário. |