/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
A contribuição das narrativas orais de contos e lendas no processo de construção da leitura e escrita dos alunos do 6° ano no município de Abaetetuba
The main objective of this work is to revalue the narratives as a teaching strategy in teaching practice in the city of Abaetetuba, based on the assumptions of some theorists of great relevance for narrative research, such as Abramovich(1991), Rubens Alves(2011), Darnton(2001), Bussato (2003) among...
Autor principal: | BRITO, Lílian Ferreira |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6910 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6910 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-69102024-03-12T03:06:10Z A contribuição das narrativas orais de contos e lendas no processo de construção da leitura e escrita dos alunos do 6° ano no município de Abaetetuba BRITO, Lílian Ferreira CENTURIÓN, Sara Concepción Chena http://lattes.cnpq.br/9544832461377054 Ensino Narrativas Leitura Escrita Teaching Narratives Reading Writing CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA The main objective of this work is to revalue the narratives as a teaching strategy in teaching practice in the city of Abaetetuba, based on the assumptions of some theorists of great relevance for narrative research, such as Abramovich(1991), Rubens Alves(2011), Darnton(2001), Bussato (2003) among others that will be of great value for the construction of this work. Through a bibliographic survey and a small interview with three teachers from the public school network in the municipality of Abaetetuba, we will present different approaches about our object of study, in the in order to demonstrate a possible path for the use of narratives regions as an auxiliary instrument in the teaching practice of teachers of Portuguese language, with regard to the literacy process of the students of the basic education. Through this study we will also highlight the details existing in the educational scope interconnected to the effectiveness of the use of narratives of tales and legends that constitute the cultural identity Abaetetubense, thus enabling a strong conclusion and a relevant teaching proposal. O presente trabalho tem como principal objetivo revalorizar as narrativas populares como estratégia de ensino na prática docente no município de Abaetetuba, tomando por embasamento os pressupostos de alguns teóricos de grande relevância para as pesquisas de cunho narrativo, como Abramovich(1991), Rubens Alves(2011), Darnton(2001), Bussato (2003) entre outros que serão de grande valia para a construção desse trabalho. Por meio de um levantamento bibliográfico e de uma pequena entrevista realizada com três professores da rede pública de ensino do município de Abaetetuba, apresentaremos diferentes abordagens a cerca do nosso objeto de estudo, no intuito de demonstrar um caminho possível para a utilização das narrativas regionais como um instrumento auxiliar na prática docente dos professores de Língua Portuguesa,no que tange o processo de letramento dos alunos do ensino básico. Por meio desse estudo também ressaltaremos os pormenores existentes no âmbito educacional interligados a efetividade do uso das narrativas dos contos e lendas que constituem a identidade cultural Abaetetubense,possibilitando desse modo uma conclusão contundente e uma proposta de ensino relevante. 2024-03-11T20:14:06Z 2024-03-11T20:14:06Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo BRITO, Lílian Ferreira. A contribuição das narrativas orais de contos e lendas no processo de construção da leitura e escrita dos alunos do 6° ano no município de Abaetetuba. Orientadora: Sara Concepción Chena Centurión. 2017. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6910. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6910 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Ensino Narrativas Leitura Escrita Teaching Narratives Reading Writing CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
Ensino Narrativas Leitura Escrita Teaching Narratives Reading Writing CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA BRITO, Lílian Ferreira A contribuição das narrativas orais de contos e lendas no processo de construção da leitura e escrita dos alunos do 6° ano no município de Abaetetuba |
topic_facet |
Ensino Narrativas Leitura Escrita Teaching Narratives Reading Writing CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
The main objective of this work is to revalue the narratives as a teaching strategy in teaching practice in the city of Abaetetuba, based on the assumptions of some theorists of great relevance for narrative research, such as Abramovich(1991), Rubens Alves(2011), Darnton(2001), Bussato (2003) among others that will be of great value for the construction of this work. Through a bibliographic survey and a small interview with three teachers from the public school network in the municipality of Abaetetuba, we will present different approaches about our object of study, in the in order to demonstrate a possible path for the use of narratives regions as an auxiliary instrument in the teaching practice of teachers of Portuguese language, with regard to the literacy process of the students of the basic education. Through this study we will also highlight the details existing in the educational scope interconnected to the effectiveness of the use of narratives of tales and legends that constitute the cultural identity Abaetetubense, thus enabling a strong conclusion and a relevant teaching proposal. |
author_additional |
CENTURIÓN, Sara Concepción Chena |
author_additionalStr |
CENTURIÓN, Sara Concepción Chena |
format |
Artigo |
author |
BRITO, Lílian Ferreira |
title |
A contribuição das narrativas orais de contos e lendas no processo de construção da leitura e escrita dos alunos do 6° ano no município de Abaetetuba |
title_short |
A contribuição das narrativas orais de contos e lendas no processo de construção da leitura e escrita dos alunos do 6° ano no município de Abaetetuba |
title_full |
A contribuição das narrativas orais de contos e lendas no processo de construção da leitura e escrita dos alunos do 6° ano no município de Abaetetuba |
title_fullStr |
A contribuição das narrativas orais de contos e lendas no processo de construção da leitura e escrita dos alunos do 6° ano no município de Abaetetuba |
title_full_unstemmed |
A contribuição das narrativas orais de contos e lendas no processo de construção da leitura e escrita dos alunos do 6° ano no município de Abaetetuba |
title_sort |
contribuição das narrativas orais de contos e lendas no processo de construção da leitura e escrita dos alunos do 6° ano no município de abaetetuba |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6910 |
_version_ |
1796836698062061568 |
score |
11.753735 |