Artigo

Aula prática investigativa de química sobre processos de separação de misturas na Escola Dom Pedro I em Porto de Moz - PA

In this paper will be work about Investigative Practical Class on the mixture separation process in opposition of traditional teaching methods, in which the students are only spectator or repeat conceits. Whit objective to arouse students’ interest in being insert in the learning process as active a...

ver descrição completa

Autor principal: PERNA, Cleudinéia dos Santos
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6965
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6965
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-69652024-04-15T03:09:33Z Aula prática investigativa de química sobre processos de separação de misturas na Escola Dom Pedro I em Porto de Moz - PA PERNA, Cleudinéia dos Santos SILVA, Márcio Rogério da http://lattes.cnpq.br/1136612613285395 Prática investigativa Separação de misturas Ensino médio Investigative practice Mixture separation High school CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA::SEPARACAO In this paper will be work about Investigative Practical Class on the mixture separation process in opposition of traditional teaching methods, in which the students are only spectator or repeat conceits. Whit objective to arouse students’ interest in being insert in the learning process as active agents in the search for answer problems, in this case, about the mixture separation and making possible learning. Being carried out in two class of 1 st of high school at the Dom Pedro I School, in the Para stated, Brazil. In the methodology was used qualitative methods, in which it is possible to analyses the individual and collective perspectives of the students and of researcher. The results showed the larger interest of students with base on the investigative practice. In addition, the data collected demonstrated significant learning for students, with excellent repercussions. On the order hand, in the question resolution of the ENEM (National High School Exam) about the mixture separation was constated it is necessary more time of the study for the students. O presente trabalho consistiu na realização e análise de aula prática investigativa sobre processos de separação de misturas em contrapartida ao método exclusivamente tradicional de ensino, no qual o aluno é mero espectador ou repetidor de conceitos. Com objetivo de despertar o interesse dos alunos por estes serem inseridos no processo de aprendizagem como agentes ativos na busca de respostas para solucionar problemas, neste caso, sobre os métodos de separação de misturas e possibilitar a aprendizagem. Sendo realizado em duas turmas de 1º ano do ensino médio da escola Estadual de Ensino Médio Dom Pedro I, Sede, localizada em cidade de Porto de Moz – PA. Para tanto, na metodologia de pesquisa adotou-se uma abordagem qualitativa, que prevê a relevância da perspectiva individual e coletiva dos participantes, bem como a do próprio pesquisador. Como resultado, verificou-se maior aprendizagem observada na realização das tarefas com base na pratica investigativa. Além disso, os dados coletados demonstraram um aprendizado significativo para os alunos, tendo excelente repercussão. Por outro lado, na atividade com resolução de questões do Exame nacional do Ensino Médio – ENEM, sobre separação de misturas, constatou-se necessidade de mais tempo de estudo para os alunos. 2024-04-14T18:27:08Z 2024-04-14T18:27:08Z 2022-04-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo PERNA, Cleudinéia dos Santos. Aula prática investigativa de química sobre processos de separação de misturas na Escola Dom Pedro I em Porto de Moz - PA. Orientador: Márcio Rogério da Silva. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências da Natureza em Territórios Educacionais da Transamazônica e Xingu) - Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6965. Acesso em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6965 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Prática investigativa
Separação de misturas
Ensino médio
Investigative practice
Mixture separation
High school
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA::SEPARACAO
spellingShingle Prática investigativa
Separação de misturas
Ensino médio
Investigative practice
Mixture separation
High school
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA::SEPARACAO
PERNA, Cleudinéia dos Santos
Aula prática investigativa de química sobre processos de separação de misturas na Escola Dom Pedro I em Porto de Moz - PA
topic_facet Prática investigativa
Separação de misturas
Ensino médio
Investigative practice
Mixture separation
High school
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA::SEPARACAO
description In this paper will be work about Investigative Practical Class on the mixture separation process in opposition of traditional teaching methods, in which the students are only spectator or repeat conceits. Whit objective to arouse students’ interest in being insert in the learning process as active agents in the search for answer problems, in this case, about the mixture separation and making possible learning. Being carried out in two class of 1 st of high school at the Dom Pedro I School, in the Para stated, Brazil. In the methodology was used qualitative methods, in which it is possible to analyses the individual and collective perspectives of the students and of researcher. The results showed the larger interest of students with base on the investigative practice. In addition, the data collected demonstrated significant learning for students, with excellent repercussions. On the order hand, in the question resolution of the ENEM (National High School Exam) about the mixture separation was constated it is necessary more time of the study for the students.
author_additional SILVA, Márcio Rogério da
author_additionalStr SILVA, Márcio Rogério da
format Artigo
author PERNA, Cleudinéia dos Santos
title Aula prática investigativa de química sobre processos de separação de misturas na Escola Dom Pedro I em Porto de Moz - PA
title_short Aula prática investigativa de química sobre processos de separação de misturas na Escola Dom Pedro I em Porto de Moz - PA
title_full Aula prática investigativa de química sobre processos de separação de misturas na Escola Dom Pedro I em Porto de Moz - PA
title_fullStr Aula prática investigativa de química sobre processos de separação de misturas na Escola Dom Pedro I em Porto de Moz - PA
title_full_unstemmed Aula prática investigativa de química sobre processos de separação de misturas na Escola Dom Pedro I em Porto de Moz - PA
title_sort aula prática investigativa de química sobre processos de separação de misturas na escola dom pedro i em porto de moz - pa
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6965
_version_ 1811699090719768576
score 11.675088