Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Horta escolar para alfabetização cientifica e ecológica: possibilidades e desafios

This work of conclusion of course presents the result of a research of qualitative nature for the directors of the schools surveyed and objectives: investigate the possibilities and challenges of using the school garden to scientific and ecological literacy; conduct survey on the existence of hor...

ver descrição completa

Autor principal: RODRIGUES, Silvia Maria Pacheco
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6971
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6971
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-69712024-05-09T03:06:15Z Horta escolar para alfabetização cientifica e ecológica: possibilidades e desafios RODRIGUES, Silvia Maria Pacheco FERREIRA, Darlene Teixeira http://lattes.cnpq.br/2634892749670751 Alfabetização ecológica Alfabetização científica Horta escolar Ecological literacy Scientific literacy School garden CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO This work of conclusion of course presents the result of a research of qualitative nature for the directors of the schools surveyed and objectives: investigate the possibilities and challenges of using the school garden to scientific and ecological literacy; conduct survey on the existence of horta in public schools in the municipality of brief; see how schools have vegetable gardens to use in teaching and learning process; and investigate whether science teachers use gardens for science and ecological literacy. The survey was based on the principles of qualitative paradigm and as a tool for data collection adopted the questionnaire. The results indicated that despite the wealth of possibilities offered by the garden space in schools, it was noted that it is not exploited by teachers, in particular by the science teachers. Most of the school municipality of brief the garden does not exist, and in schools. Este trabalho de conclusão de curso apresenta o resultado de uma pesquisa de cunho qualitativo destinados aos diretores das escolas pesquisadas e teve como objetivos: investigar as possibilidades e desafios da utilização da horta escolar para alfabetização científica e ecológica; realizar levantamento sobre a existência de horta nas escolas públicas no municípiode Breves; verificar como escolas que possuem hortas a utilizam no processo de ensino e aprendizagem; e investigar se os professores de Ciências utilizam as hortas para alfabetização científica e ecológica. A pesquisa foi baseada nos princípios do paradigma qualitativo e como instrumento de coleta de dados adotou o questionário. Os resultados indicaram que apesar da riqueza de possibilidades oferecida pelo espaço da horta dentro de escolas, constatou-se que o mesmo não é explorado por professores, em especial pelos professores de Ciências. Na maioria da escola do município de Breves a horta não existe, e nas escolas que há o espaço destinado a horta o mesmo ainda é pouco utilizado. 2024-05-08T14:31:18Z 2024-05-08T14:31:18Z 2015-11-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação RODRIGUES, Silvia Maria Pacheco. Horta escolar para alfabetização cientifica e ecológica : possibilidades e desafios. Orientadora: Darlene Teixeira Ferreira. 2015. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2015. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6971. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6971 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Alfabetização ecológica
Alfabetização científica
Horta escolar
Ecological literacy
Scientific literacy
School garden
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Alfabetização ecológica
Alfabetização científica
Horta escolar
Ecological literacy
Scientific literacy
School garden
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
RODRIGUES, Silvia Maria Pacheco
Horta escolar para alfabetização cientifica e ecológica: possibilidades e desafios
topic_facet Alfabetização ecológica
Alfabetização científica
Horta escolar
Ecological literacy
Scientific literacy
School garden
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description This work of conclusion of course presents the result of a research of qualitative nature for the directors of the schools surveyed and objectives: investigate the possibilities and challenges of using the school garden to scientific and ecological literacy; conduct survey on the existence of horta in public schools in the municipality of brief; see how schools have vegetable gardens to use in teaching and learning process; and investigate whether science teachers use gardens for science and ecological literacy. The survey was based on the principles of qualitative paradigm and as a tool for data collection adopted the questionnaire. The results indicated that despite the wealth of possibilities offered by the garden space in schools, it was noted that it is not exploited by teachers, in particular by the science teachers. Most of the school municipality of brief the garden does not exist, and in schools.
author_additional FERREIRA, Darlene Teixeira
author_additionalStr FERREIRA, Darlene Teixeira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author RODRIGUES, Silvia Maria Pacheco
title Horta escolar para alfabetização cientifica e ecológica: possibilidades e desafios
title_short Horta escolar para alfabetização cientifica e ecológica: possibilidades e desafios
title_full Horta escolar para alfabetização cientifica e ecológica: possibilidades e desafios
title_fullStr Horta escolar para alfabetização cientifica e ecológica: possibilidades e desafios
title_full_unstemmed Horta escolar para alfabetização cientifica e ecológica: possibilidades e desafios
title_sort horta escolar para alfabetização cientifica e ecológica: possibilidades e desafios
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6971
_version_ 1829093046773350400
score 11.753735