/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Metodologias para o ensino de Ciências no sistema modular: com a palavra, os professores
Diante da importância do ensino de Ciências da Natureza no contexto educacional, este trabalho tem como objetivo geral compreender como os professores de Ciências conduzem sua ação docente nas aulas de Ciências Naturais no Sistema Modular de Bragança, Pará. Traçamos como objetivos específicos: a) in...
Autor principal: | SOUSA, Alane de Oliveira |
---|---|
Outros Autores: | RAMOS, Dyellen de Lima |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7064 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7064 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-70642024-07-24T03:02:45Z Metodologias para o ensino de Ciências no sistema modular: com a palavra, os professores SOUSA, Alane de Oliveira RAMOS, Dyellen de Lima BASTOS, Sandra Nazaré Dias http://lattes.cnpq.br/5027406598272447 https://orcid.org/0000-0002-4924-2743 Formação de professores Metodologias ativas Ensino-aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Diante da importância do ensino de Ciências da Natureza no contexto educacional, este trabalho tem como objetivo geral compreender como os professores de Ciências conduzem sua ação docente nas aulas de Ciências Naturais no Sistema Modular de Bragança, Pará. Traçamos como objetivos específicos: a) investigar quais são as metodologias de ensino empregadas pelo professor de ciências em sala de aula; b) Identificar o que pensam os professores sobre a eficácia das metodologias utilizadas para o aprendizado dos estudantes e c) Identificar e discutir quais as principais dificuldades para ensinar Ciências no Sistema Modular. A pesquisa é de cunho qualitativo, pois visa descrever, interpretar e discutir as respostas dos docentes. Para a coleta de dados, utilizamos um questionário elaborado na plataforma Google Forms, enviado a professores de Ciências do Ensino Fundamental que atuam no Sistema Modular vinculado à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Bragança, Pará. A pesquisa identificou diversas metodologias usadas pelos professores nesse sistema de ensino, sendo a aula expositiva citada como um dos principais métodos. Outras metodologias também são utilizadas por esses profissionais, tais como: aula passeio, ensino de ciências por investigação, uso de maquetes, livro didático, filmes e vídeos. Os professores afirmam que, de modo geral, os alunos aceitam bem as inovações em sala de aula e consideram suas metodologias eficientes. Quanto às dificuldades, os docentes mencionaram falta de estrutura e recursos nas escolas, dificuldades de leitura dos alunos, limitação de tempo para ministrar as aulas, transporte e até problemas de saúde mental. A execução desse estudo permitiu analisar a realidade dos professores atuantes no Sistema Modular, destacando o exercício profissional diferenciado mesmo diante de muitas dificuldades. 2024-07-23T11:41:25Z 2024-07-23T11:41:25Z 2024-02-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUSA, Alane de Oliveira; RAMOS, Dyellen de Lima. Metodologias para o ensino de Ciências no sistema modular: com a palavra, os professores. Orientadora: Sandra Nazaré Dias Bastos. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais. Polo Santa Luzia do Pará. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7064. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7064 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Formação de professores Metodologias ativas Ensino-aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Formação de professores Metodologias ativas Ensino-aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO SOUSA, Alane de Oliveira Metodologias para o ensino de Ciências no sistema modular: com a palavra, os professores |
topic_facet |
Formação de professores Metodologias ativas Ensino-aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Diante da importância do ensino de Ciências da Natureza no contexto educacional, este trabalho tem como objetivo geral compreender como os professores de Ciências conduzem sua ação docente nas aulas de Ciências Naturais no Sistema Modular de Bragança, Pará. Traçamos como objetivos específicos: a) investigar quais são as metodologias de ensino empregadas pelo professor de ciências em sala de aula; b) Identificar o que pensam os professores sobre a eficácia das metodologias utilizadas para o aprendizado dos estudantes e c) Identificar e discutir quais as principais dificuldades para ensinar Ciências no Sistema Modular. A pesquisa é de cunho qualitativo, pois visa descrever, interpretar e discutir as respostas dos docentes. Para a coleta de dados, utilizamos um questionário elaborado na plataforma Google Forms, enviado a professores de Ciências do Ensino Fundamental que atuam no Sistema Modular vinculado à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Bragança, Pará. A pesquisa identificou diversas metodologias usadas pelos professores nesse sistema de ensino, sendo a aula expositiva citada como um dos principais métodos. Outras metodologias também são utilizadas por esses profissionais, tais como: aula passeio, ensino de ciências por investigação, uso de maquetes, livro didático, filmes e vídeos. Os professores afirmam que, de modo geral, os alunos aceitam bem as inovações em sala de aula e consideram suas metodologias eficientes. Quanto às dificuldades, os docentes mencionaram falta de estrutura e recursos nas escolas, dificuldades de leitura dos alunos, limitação de tempo para ministrar as aulas, transporte e até problemas de saúde mental. A execução desse estudo permitiu analisar a realidade dos professores atuantes no Sistema Modular, destacando o exercício profissional diferenciado mesmo diante de muitas dificuldades. |
author_additional |
BASTOS, Sandra Nazaré Dias |
author_additionalStr |
BASTOS, Sandra Nazaré Dias |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SOUSA, Alane de Oliveira |
author2 |
RAMOS, Dyellen de Lima |
author2Str |
RAMOS, Dyellen de Lima |
title |
Metodologias para o ensino de Ciências no sistema modular: com a palavra, os professores |
title_short |
Metodologias para o ensino de Ciências no sistema modular: com a palavra, os professores |
title_full |
Metodologias para o ensino de Ciências no sistema modular: com a palavra, os professores |
title_fullStr |
Metodologias para o ensino de Ciências no sistema modular: com a palavra, os professores |
title_full_unstemmed |
Metodologias para o ensino de Ciências no sistema modular: com a palavra, os professores |
title_sort |
metodologias para o ensino de ciências no sistema modular: com a palavra, os professores |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7064 |
_version_ |
1829093062425444352 |
score |
11.753735 |