/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A utilização de experimentos em sala de aula como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem: o fotofone experimental.
This work investigates the impact of using classroom experiments on the teaching-learning process of physics. Many students consider physics a difficult subject to understand due to the complexity of the language used in concepts and its association with mathematics. However, it is believed th...
Autor principal: | COSTA, Alexandre Barbosa da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7065 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7065 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-70652024-07-24T03:02:51Z A utilização de experimentos em sala de aula como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem: o fotofone experimental. COSTA, Alexandre Barbosa da SERRA, Victor Façanha http://lattes.cnpq.br/0726795138411316 Experimento Fotofone Ensino-aprendizagem Física CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA This work investigates the impact of using classroom experiments on the teaching-learning process of physics. Many students consider physics a difficult subject to understand due to the complexity of the language used in concepts and its association with mathematics. However, it is believed that it is possible to awaken students’ interest through something that fascinates and catches their attention. Based on this, the experimental photophone, based on Alexander Graham Bell’s invention, was chosen as a pedagogical tool to approach the theoretical concepts of physics. The aim of this study is to verify the relevant impacts and consequences of using this experiment in the classroom. It is expected that the result of this work will serve as a guiding tool for future works related to the use of experiments as pedagogical support material in physics. Este trabalho procura investigar o impacto do uso de experimentos em sala de aula no processo de ensino-aprendizagem da disciplina física. Muitos estudantes consideram a física uma disciplina difícil de compreender devido à complexidade da linguagem utilizada nos conceitos e à associação com a matemática. No entanto, acredita-se que é possível despertar o interesse dos alunos por meio de algo que os fascine e chame a atenção. Com base nisso, foi escolhido um experimento sobre o fotofone experimental, baseado na invenção de Alexander Graham Bell, como ferramenta pedagógica para abordar os conceitos teóricos sobre ondulatória e eletromagnetismo, da disciplina física. O objetivo deste estudo é verificar os impactos e consequências relevantes do uso deste experimento em sala de aula. Espera-se que o resultado deste trabalho venha servir como ferramenta norteadora, para futuros trabalhos relacionados ao uso de experimentos como material de apoio pedagógico na disciplina física. 2024-07-23T13:02:35Z 2024-07-23T13:02:35Z 2023-07-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, Alexandre Barbosa da. A utilização de experimentos em sala de aula como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem: o fotofone experimental. Orientador: Victor Façanha Serra. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Física ) – Faculdade de Física, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7065. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7065 Acesso Aberto CD- ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Experimento Fotofone Ensino-aprendizagem Física CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
spellingShingle |
Experimento Fotofone Ensino-aprendizagem Física CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA COSTA, Alexandre Barbosa da A utilização de experimentos em sala de aula como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem: o fotofone experimental. |
topic_facet |
Experimento Fotofone Ensino-aprendizagem Física CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
description |
This work investigates the impact of using classroom experiments on the teaching-learning
process of physics. Many students consider physics a difficult subject to understand due to the
complexity of the language used in concepts and its association with mathematics. However, it
is believed that it is possible to awaken students’ interest through something that fascinates and
catches their attention. Based on this, the experimental photophone, based on Alexander
Graham Bell’s invention, was chosen as a pedagogical tool to approach the theoretical concepts
of physics. The aim of this study is to verify the relevant impacts and consequences of using
this experiment in the classroom. It is expected that the result of this work will serve as a guiding
tool for future works related to the use of experiments as pedagogical support material in
physics. |
author_additional |
SERRA, Victor Façanha |
author_additionalStr |
SERRA, Victor Façanha |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
COSTA, Alexandre Barbosa da |
title |
A utilização de experimentos em sala de aula como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem: o fotofone experimental. |
title_short |
A utilização de experimentos em sala de aula como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem: o fotofone experimental. |
title_full |
A utilização de experimentos em sala de aula como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem: o fotofone experimental. |
title_fullStr |
A utilização de experimentos em sala de aula como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem: o fotofone experimental. |
title_full_unstemmed |
A utilização de experimentos em sala de aula como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem: o fotofone experimental. |
title_sort |
utilização de experimentos em sala de aula como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem: o fotofone experimental. |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7065 |
_version_ |
1829093056520912896 |
score |
11.753896 |