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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Produção de "Euterpe oleracea" de terra firme em Candeua - Curuçá/Pará: um processo de múltiplos movimentos matemáticos
Este presente Trabalho de Curso – TCC, foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo, com o objetivo de identificar conhecimentos matemáticos informais presentes em práticas de campo no cultivo de Açaí, na perspectiva de aproximar a Matemática Formal Escolar ensinada nas salas de aula aos...
Autor principal: | ALMEIDA, Matheus da Silva |
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Grau: | Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
Publicado em: |
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7112 |
Resumo: |
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Este presente Trabalho de Curso – TCC, foi desenvolvido a partir de
uma pesquisa de campo, com o objetivo de identificar conhecimentos matemáticos
informais presentes em práticas de campo no cultivo de Açaí, na perspectiva de
aproximar a Matemática Formal Escolar ensinada nas salas de aula aos
conhecimentos adquiridos no cotidiano dos alunos. A pesquisa tem características de
um Estudo de Caso, tendo como principal colaborador, o produtor e proprietário da
fazenda de produção de Açaí, da comunidade de Candeua no município de Curuçá –
PA. As informações foram constituídas por meio de observação em lócus e entrevista
com questões semiestruturadas acerca dos principais processos de manejo de Açaí.
A fundamentação teórica que sustenta essa pesquisa está embasada em estudos de
pesquisadores que discutem a temática, espacialmente a Etnomatemática que faz
abordagens relacionadas as diferentes práticas informais de grupos sociais. Os
resultados apontam que os conhecimentos matemáticos informais presentes nas
práticas do cultivo do Açaí, podem ser elementos de grande valia para auxiliar o
professor a ensinar a Matemática Formal Escolar de forma diferente da tradicional,
buscando alternativas para motivar os alunos a aprender Matemática por meio da
inserção de atividades práticas, relacionando o conhecimento matemático formal aos
conhecimentos matemáticos informais adquiridos no cotidiano do aluno. Esperamos
que este trabalho possa trazer aportes para o avanço das pesquisas em Educação
Matemática, contribuindo dessa forma, para que a abstração do conhecimento
matemático seja mediada por aulas mais interativas, participativas e motivacionais
para aquele que aprende. |