Artigo

El uso de la metodología activa: propuestas de actividades con juego lúdico de la memória utilizando los léxicos de los colores, frutas y animales para alumnos del 6º año de la enseñanza primaria y 1º año de la enseñanza media de la educación básica

O presente artigo faz uma abordagem sobre a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, que apresentará uma proposta de intervenção pedagógica utilizando o vocabulário das cores, frutas e animais por meio de atividades com jogos lúdicos nas aulas de espanhol. O trabalho se justifica...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Tanayara Lobato dos
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7132
Resumo:
O presente artigo faz uma abordagem sobre a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, que apresentará uma proposta de intervenção pedagógica utilizando o vocabulário das cores, frutas e animais por meio de atividades com jogos lúdicos nas aulas de espanhol. O trabalho se justifica a partir das observações realizadas durante as práticas supervisionadas I e II nas escolas Terezinha de Jesus Ferreira Lima e São Francisco Xavier, na cidade de Abaetetuba-Pa. Neste sentido, o artigo tem como objetivo geral estimular, contribuir e salientar a importância das metodologias ativas com jogos lúdicos, os objetivos específicos visam desenvolver atividades que promovam a proatividade e as competências dos alunos em aula através do jogo da memória, envolvendo os alunos de forma mais ativa na sua própria aprendizagem, estimulando a criatividade, a sua colaboração e autonomia. A metodologia da pesquisa é de natureza bibliográfica, com informações extraídas de artigos científicos e blogs. Para o referencial teórico foram selecionados textos de autores como Araújo (2015), Cambi (1999), Freire (1999 e 2006), Barbosa e Moura (2013), Pimenta (2002) que se referem aos primeiros indícios da metodologia ativa. Os resultados da pesquisa apontam que através das metodologias ativas utilizando os jogos lúdicos com o jogo da memória, podem ajudar os alunos a desenvolver, e aperfeiçoar suas habilidades de memorização, tornando-se assim, o aprendizado mais divertido e motivador. Além disso, ao aumentar o empenho do estudante nas atividades e no processo de aprendizagem, estimula-se a criatividade e incentiva-se- lhes a pensar de forma mais ampla e assim explorar diferentes possibilidades.