Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Sequência didática para o ensino de funções quadráticas usando atividades interativas da camada de computação do Desmos

This essay presents educational strategies through a didactic sequence in the Desmos com putational layer aimed at teaching and learning quadratic functions, in order to make the teaching of this content more attractive and thus reflect positively on this learning process. Interactive activities a...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Jhonatan Oliveira da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7135
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7135
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-71352024-08-24T03:02:35Z Sequência didática para o ensino de funções quadráticas usando atividades interativas da camada de computação do Desmos SILVA, Jhonatan Oliveira da SILVA, Valdelírio da Silva e http://lattes.cnpq.br/9701131346395521 Funções quadráticas - Estudo e ensino Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação Metodologias ativas Quadratic functions - Study and teaching Digital Information and Communication Technologies Active methodologies CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA This essay presents educational strategies through a didactic sequence in the Desmos com putational layer aimed at teaching and learning quadratic functions, in order to make the teaching of this content more attractive and thus reflect positively on this learning process. Interactive activities already created in Desmos are explored, as well as other authorial ac tivities to explore the elements of quadratic functions, graphical properties, maximum and minimum problems and application in physics; thus promoting more diversified teaching with the contemporary demands of the digital age. Este trabalho apresenta estratégias educacionais através de uma sequência didática na ca mada computacional do Desmos voltadas ao ensino e aprendizagem de funções do segundo grau, a fim de tornar o ensino desse conteúdo mais atrativo e dessa forma refletir de forma positiva nesse processo de aprendizagem. São exploradas atividades interativas já criadas no Desmos, como também outras atividades autorais para exploração dos elementos de funções quadráticas, propriedades gráficas, problemas de máximos e mínimos, e aplicação na física; promovendo, dessa forma um ensino mais diversificado com as demandas contemporâneas da era digital. 2024-08-21T22:05:51Z 2024-08-21T22:05:51Z 2023-12-04 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Jhonatan Oliveira da. Sequência didática para o ensino de funções quadráticas usando atividades interativas da camada de computação do Desmos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7135. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7135 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Funções quadráticas - Estudo e ensino
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Metodologias ativas
Quadratic functions - Study and teaching
Digital Information and Communication Technologies
Active methodologies
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Funções quadráticas - Estudo e ensino
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Metodologias ativas
Quadratic functions - Study and teaching
Digital Information and Communication Technologies
Active methodologies
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
SILVA, Jhonatan Oliveira da
Sequência didática para o ensino de funções quadráticas usando atividades interativas da camada de computação do Desmos
topic_facet Funções quadráticas - Estudo e ensino
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Metodologias ativas
Quadratic functions - Study and teaching
Digital Information and Communication Technologies
Active methodologies
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description This essay presents educational strategies through a didactic sequence in the Desmos com putational layer aimed at teaching and learning quadratic functions, in order to make the teaching of this content more attractive and thus reflect positively on this learning process. Interactive activities already created in Desmos are explored, as well as other authorial ac tivities to explore the elements of quadratic functions, graphical properties, maximum and minimum problems and application in physics; thus promoting more diversified teaching with the contemporary demands of the digital age.
author_additional SILVA, Valdelírio da Silva e
author_additionalStr SILVA, Valdelírio da Silva e
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Jhonatan Oliveira da
title Sequência didática para o ensino de funções quadráticas usando atividades interativas da camada de computação do Desmos
title_short Sequência didática para o ensino de funções quadráticas usando atividades interativas da camada de computação do Desmos
title_full Sequência didática para o ensino de funções quadráticas usando atividades interativas da camada de computação do Desmos
title_fullStr Sequência didática para o ensino de funções quadráticas usando atividades interativas da camada de computação do Desmos
title_full_unstemmed Sequência didática para o ensino de funções quadráticas usando atividades interativas da camada de computação do Desmos
title_sort sequência didática para o ensino de funções quadráticas usando atividades interativas da camada de computação do desmos
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7135
_version_ 1829093038421442560
score 11.753735