/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Material didático interativo para o ensino-aprendizagem de Genética, na perspectiva do ensino de Ciências/Biologia contextualizado
Materiais didáticosinterativossão recursos didáticos que podem ser construídos pelo professor, tendo em vista aulas mais atrativas, e que possibilite ao aluno um ensino-aprendizagem mais fácil e contextualizado. Frente a isso, este Relatório de Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquis...
Autor principal: | COSTA, André Carlos da Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7176 |
Resumo: |
---|
Materiais didáticosinterativossão recursos didáticos que podem ser construídos pelo professor,
tendo em vista aulas mais atrativas, e que possibilite ao aluno um ensino-aprendizagem mais
fácil e contextualizado. Frente a isso, este Relatório de Trabalho de Conclusão de Curso
apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida no ano de 2023, com o objetivo
de conhecer opiniões de duas turmas de alunos do Ensino Fundamental e duas turmas do Ensino
Médio de escolas públicas de Altamira-PA, e de seus professores, sobre possíveis contribuições
de um material interativo para o Ensino de Ciências/Biologia. A realização da pesquisa norteouse por 4 pontos de construção:1. Produção por reelaboração de um material didático interativo;
2. Apresentação desse material didático a professores de Ciências e Biologia de escolas públicas
e, posteriormente, realização de entrevistas com eles; 3. Aula para os alunos dos professores
entrevistadas, com o uso do material didático produzido por reelaboração e, posteriormente,
aplicação de questionário de pesquisa, sobre o material, junto aos alunos e 4. Análise das
respostas dos alunos e texto das entrevistas dos professores, por meio da técnica de análise de
conteúdo proposta por Laurence Bardin. A pesquisa foi concluída considerando que nas
opiniões dos alunos e professores participantes da pesquisa, o material didático interativo
proposto tem potencial para promover a transposição didática e a prática de ensinoaprendizagem escolar contextualizado, além de ser um material didático atrativo para os alunos
e de baixo custo para a escola. |