Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Material didático interativo para o ensino-aprendizagem de Genética, na perspectiva do ensino de Ciências/Biologia contextualizado

Materiais didáticosinterativossão recursos didáticos que podem ser construídos pelo professor, tendo em vista aulas mais atrativas, e que possibilite ao aluno um ensino-aprendizagem mais fácil e contextualizado. Frente a isso, este Relatório de Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquis...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, André Carlos da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7176
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7176
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-71762024-09-10T03:02:43Z Material didático interativo para o ensino-aprendizagem de Genética, na perspectiva do ensino de Ciências/Biologia contextualizado COSTA, André Carlos da Silva SANTOS, Reginaldo dos http://lattes.cnpq.br/3605765282824422 https://orcid.org/0000-0002-2282-8226 Recurso Didático Educação em Ciências Transposição Didática CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Materiais didáticosinterativossão recursos didáticos que podem ser construídos pelo professor, tendo em vista aulas mais atrativas, e que possibilite ao aluno um ensino-aprendizagem mais fácil e contextualizado. Frente a isso, este Relatório de Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida no ano de 2023, com o objetivo de conhecer opiniões de duas turmas de alunos do Ensino Fundamental e duas turmas do Ensino Médio de escolas públicas de Altamira-PA, e de seus professores, sobre possíveis contribuições de um material interativo para o Ensino de Ciências/Biologia. A realização da pesquisa norteouse por 4 pontos de construção:1. Produção por reelaboração de um material didático interativo; 2. Apresentação desse material didático a professores de Ciências e Biologia de escolas públicas e, posteriormente, realização de entrevistas com eles; 3. Aula para os alunos dos professores entrevistadas, com o uso do material didático produzido por reelaboração e, posteriormente, aplicação de questionário de pesquisa, sobre o material, junto aos alunos e 4. Análise das respostas dos alunos e texto das entrevistas dos professores, por meio da técnica de análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. A pesquisa foi concluída considerando que nas opiniões dos alunos e professores participantes da pesquisa, o material didático interativo proposto tem potencial para promover a transposição didática e a prática de ensinoaprendizagem escolar contextualizado, além de ser um material didático atrativo para os alunos e de baixo custo para a escola. 2024-09-09T19:25:55Z 2024-09-09T19:25:55Z 2023-07-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, André Carlos da Silva. Título: Material didático interativo para o ensino-aprendizagem de Genética, na perspectiva do ensino de Ciências/Biologia contextualizado. Orientador: Reginaldo dos Santos. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Ciências Biológicas) - Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7176. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7176 Acesso Aberto Disponível via correio eletrônico:bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Recurso Didático
Educação em Ciências
Transposição Didática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Recurso Didático
Educação em Ciências
Transposição Didática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
COSTA, André Carlos da Silva
Material didático interativo para o ensino-aprendizagem de Genética, na perspectiva do ensino de Ciências/Biologia contextualizado
topic_facet Recurso Didático
Educação em Ciências
Transposição Didática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Materiais didáticosinterativossão recursos didáticos que podem ser construídos pelo professor, tendo em vista aulas mais atrativas, e que possibilite ao aluno um ensino-aprendizagem mais fácil e contextualizado. Frente a isso, este Relatório de Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida no ano de 2023, com o objetivo de conhecer opiniões de duas turmas de alunos do Ensino Fundamental e duas turmas do Ensino Médio de escolas públicas de Altamira-PA, e de seus professores, sobre possíveis contribuições de um material interativo para o Ensino de Ciências/Biologia. A realização da pesquisa norteouse por 4 pontos de construção:1. Produção por reelaboração de um material didático interativo; 2. Apresentação desse material didático a professores de Ciências e Biologia de escolas públicas e, posteriormente, realização de entrevistas com eles; 3. Aula para os alunos dos professores entrevistadas, com o uso do material didático produzido por reelaboração e, posteriormente, aplicação de questionário de pesquisa, sobre o material, junto aos alunos e 4. Análise das respostas dos alunos e texto das entrevistas dos professores, por meio da técnica de análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. A pesquisa foi concluída considerando que nas opiniões dos alunos e professores participantes da pesquisa, o material didático interativo proposto tem potencial para promover a transposição didática e a prática de ensinoaprendizagem escolar contextualizado, além de ser um material didático atrativo para os alunos e de baixo custo para a escola.
author_additional SANTOS, Reginaldo dos
author_additionalStr SANTOS, Reginaldo dos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author COSTA, André Carlos da Silva
title Material didático interativo para o ensino-aprendizagem de Genética, na perspectiva do ensino de Ciências/Biologia contextualizado
title_short Material didático interativo para o ensino-aprendizagem de Genética, na perspectiva do ensino de Ciências/Biologia contextualizado
title_full Material didático interativo para o ensino-aprendizagem de Genética, na perspectiva do ensino de Ciências/Biologia contextualizado
title_fullStr Material didático interativo para o ensino-aprendizagem de Genética, na perspectiva do ensino de Ciências/Biologia contextualizado
title_full_unstemmed Material didático interativo para o ensino-aprendizagem de Genética, na perspectiva do ensino de Ciências/Biologia contextualizado
title_sort material didático interativo para o ensino-aprendizagem de genética, na perspectiva do ensino de ciências/biologia contextualizado
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7176
_version_ 1829093077024768000
score 11.753896