/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
O trabalho com textos, movimentos literários e temáticas que retratem mais sobre a questão indígena na educação básica
A presente pesquisa objetiva discorrer sobre a necessidade de se desenvolver de forma mais acentuada, no processo de ensino-aprendizagem, o trabalho com temáticas/movimentos literários/textos que abordem a figura do indígena, suas lutas, desafios e preconceitos vividos, para que a partir dos inúmero...
Autor principal: | COSTA, Pietra Gabrielle Fernandes da |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7188 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7188 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-71882024-09-11T03:02:46Z O trabalho com textos, movimentos literários e temáticas que retratem mais sobre a questão indígena na educação básica COSTA, Pietra Gabrielle Fernandes da PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa http://lattes.cnpq.br/4768700645243361 Povos indígenas Movimentos Literários Ensino-aprendizagem de literatura Educação Básica CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA A presente pesquisa objetiva discorrer sobre a necessidade de se desenvolver de forma mais acentuada, no processo de ensino-aprendizagem, o trabalho com temáticas/movimentos literários/textos que abordem a figura do indígena, suas lutas, desafios e preconceitos vividos, para que a partir dos inúmeros conhecimentos presentes nestes tópicos os estudantes possam compreender melhor alguns aspectos relevantes, tais como: de que forma se deu o processo de "descobrimento" do Brasil, como o indígena é mostrado dentro dos movimentos literários, os estereótipos construídos acerca desses povos ao longo do tempo e a relação que tudo isso tem com a contemporaneidade, vislumbrando, para que isso se faça possível na educação básica, abordagens didático contextualizadas. A metodologia deste trabalho se configura como uma pesquisa bibliográfica e a sua fundamentação teórica está respaldada em Libâneo (2013), Ferreira (2021), Souza (1999), Freitas (2020), Carvalhal (2006), Brito (2009) e Ribeiro (2022), que abordarão sobre a didática e as problemáticas que giram em torno do ensino de literatura, os estudos comparativos literários e a valorização da cultura indígena na educação. Além disso, a pesquisa também se utiliza de textos pertencentes a alguns movimentos literários para discutir sobre a imagem criada acerca dos povos tradicionais, a saber: “Carta de Pero Vaz de Caminha” (Quinhentismo), “Os Timbiras” (Romantismo), “Erro de Português” (Modernismo) e “As coisas como elas são” (Contemporaneidade). Dessa forma, pretende-se, com este estudo, fazer com que o passado, o presente e o futuro dos povos originários seja mais visto, entendido e inserido no ambiente da sala de aula, principalmente levando em consideração a ainda superficialidade e invisibilidade do seu trato na educação brasileira. 2024-09-10T21:54:02Z 2024-09-10T21:54:02Z 2024-06-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo COSTA, Pietra Gabrielle Fernandes da. O trabalho com textos, movimentos literários e temáticas que retratem mais sobre a questão indígena na educação básica. Orientador: Benedito Ubiratan de Sousa Pinheiro Júnior. 2024. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Graduação em Letras Língua Portuguesa) – Faculdade de Letras. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7188. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7188 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Povos indígenas Movimentos Literários Ensino-aprendizagem de literatura Educação Básica CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
spellingShingle |
Povos indígenas Movimentos Literários Ensino-aprendizagem de literatura Educação Básica CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA COSTA, Pietra Gabrielle Fernandes da O trabalho com textos, movimentos literários e temáticas que retratem mais sobre a questão indígena na educação básica |
topic_facet |
Povos indígenas Movimentos Literários Ensino-aprendizagem de literatura Educação Básica CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
description |
A presente pesquisa objetiva discorrer sobre a necessidade de se desenvolver de forma mais acentuada, no processo de ensino-aprendizagem, o trabalho com temáticas/movimentos literários/textos que abordem a figura do indígena, suas lutas, desafios e preconceitos vividos, para que a partir dos inúmeros conhecimentos presentes nestes tópicos os estudantes possam compreender melhor alguns aspectos relevantes, tais como: de que forma se deu o processo de "descobrimento" do Brasil, como o indígena é mostrado dentro dos movimentos literários, os estereótipos construídos acerca desses povos ao longo do tempo e a relação que tudo isso tem com a contemporaneidade, vislumbrando, para que isso se faça possível na educação básica, abordagens didático contextualizadas. A metodologia deste trabalho se configura como uma pesquisa bibliográfica e a sua fundamentação teórica está respaldada em Libâneo (2013), Ferreira (2021), Souza (1999), Freitas (2020), Carvalhal (2006), Brito (2009) e Ribeiro (2022), que abordarão sobre a didática e as problemáticas que giram em torno do ensino de literatura, os estudos comparativos literários e a valorização da cultura indígena na educação. Além disso, a pesquisa também se utiliza de textos pertencentes a alguns movimentos literários para discutir sobre a imagem criada acerca dos povos tradicionais, a saber: “Carta de Pero Vaz de Caminha” (Quinhentismo), “Os Timbiras” (Romantismo), “Erro de Português” (Modernismo) e “As coisas como elas são” (Contemporaneidade). Dessa forma, pretende-se, com este estudo, fazer com que o passado, o presente e o futuro dos povos originários seja mais visto, entendido e inserido no ambiente da sala de aula, principalmente levando em consideração a ainda superficialidade e invisibilidade do seu trato na educação brasileira. |
author_additional |
PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa |
author_additionalStr |
PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa |
format |
Artigo |
author |
COSTA, Pietra Gabrielle Fernandes da |
title |
O trabalho com textos, movimentos literários e temáticas que retratem mais sobre a questão indígena na educação básica |
title_short |
O trabalho com textos, movimentos literários e temáticas que retratem mais sobre a questão indígena na educação básica |
title_full |
O trabalho com textos, movimentos literários e temáticas que retratem mais sobre a questão indígena na educação básica |
title_fullStr |
O trabalho com textos, movimentos literários e temáticas que retratem mais sobre a questão indígena na educação básica |
title_full_unstemmed |
O trabalho com textos, movimentos literários e temáticas que retratem mais sobre a questão indígena na educação básica |
title_sort |
o trabalho com textos, movimentos literários e temáticas que retratem mais sobre a questão indígena na educação básica |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7188 |
_version_ |
1829093078885990400 |
score |
11.755432 |