Artigo

O trabalho com textos, movimentos literários e temáticas que retratem mais sobre a questão indígena na educação básica

A presente pesquisa objetiva discorrer sobre a necessidade de se desenvolver de forma mais acentuada, no processo de ensino-aprendizagem, o trabalho com temáticas/movimentos literários/textos que abordem a figura do indígena, suas lutas, desafios e preconceitos vividos, para que a partir dos inúmero...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, Pietra Gabrielle Fernandes da
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7188
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7188
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-71882024-09-11T03:02:46Z O trabalho com textos, movimentos literários e temáticas que retratem mais sobre a questão indígena na educação básica COSTA, Pietra Gabrielle Fernandes da PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa http://lattes.cnpq.br/4768700645243361 Povos indígenas Movimentos Literários Ensino-aprendizagem de literatura Educação Básica CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA A presente pesquisa objetiva discorrer sobre a necessidade de se desenvolver de forma mais acentuada, no processo de ensino-aprendizagem, o trabalho com temáticas/movimentos literários/textos que abordem a figura do indígena, suas lutas, desafios e preconceitos vividos, para que a partir dos inúmeros conhecimentos presentes nestes tópicos os estudantes possam compreender melhor alguns aspectos relevantes, tais como: de que forma se deu o processo de "descobrimento" do Brasil, como o indígena é mostrado dentro dos movimentos literários, os estereótipos construídos acerca desses povos ao longo do tempo e a relação que tudo isso tem com a contemporaneidade, vislumbrando, para que isso se faça possível na educação básica, abordagens didático contextualizadas. A metodologia deste trabalho se configura como uma pesquisa bibliográfica e a sua fundamentação teórica está respaldada em Libâneo (2013), Ferreira (2021), Souza (1999), Freitas (2020), Carvalhal (2006), Brito (2009) e Ribeiro (2022), que abordarão sobre a didática e as problemáticas que giram em torno do ensino de literatura, os estudos comparativos literários e a valorização da cultura indígena na educação. Além disso, a pesquisa também se utiliza de textos pertencentes a alguns movimentos literários para discutir sobre a imagem criada acerca dos povos tradicionais, a saber: “Carta de Pero Vaz de Caminha” (Quinhentismo), “Os Timbiras” (Romantismo), “Erro de Português” (Modernismo) e “As coisas como elas são” (Contemporaneidade). Dessa forma, pretende-se, com este estudo, fazer com que o passado, o presente e o futuro dos povos originários seja mais visto, entendido e inserido no ambiente da sala de aula, principalmente levando em consideração a ainda superficialidade e invisibilidade do seu trato na educação brasileira. 2024-09-10T21:54:02Z 2024-09-10T21:54:02Z 2024-06-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo COSTA, Pietra Gabrielle Fernandes da. O trabalho com textos, movimentos literários e temáticas que retratem mais sobre a questão indígena na educação básica. Orientador: Benedito Ubiratan de Sousa Pinheiro Júnior. 2024. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Graduação em Letras Língua Portuguesa) – Faculdade de Letras. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7188. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7188 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Povos indígenas
Movimentos Literários
Ensino-aprendizagem de literatura
Educação Básica
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
spellingShingle Povos indígenas
Movimentos Literários
Ensino-aprendizagem de literatura
Educação Básica
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
COSTA, Pietra Gabrielle Fernandes da
O trabalho com textos, movimentos literários e temáticas que retratem mais sobre a questão indígena na educação básica
topic_facet Povos indígenas
Movimentos Literários
Ensino-aprendizagem de literatura
Educação Básica
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
description A presente pesquisa objetiva discorrer sobre a necessidade de se desenvolver de forma mais acentuada, no processo de ensino-aprendizagem, o trabalho com temáticas/movimentos literários/textos que abordem a figura do indígena, suas lutas, desafios e preconceitos vividos, para que a partir dos inúmeros conhecimentos presentes nestes tópicos os estudantes possam compreender melhor alguns aspectos relevantes, tais como: de que forma se deu o processo de "descobrimento" do Brasil, como o indígena é mostrado dentro dos movimentos literários, os estereótipos construídos acerca desses povos ao longo do tempo e a relação que tudo isso tem com a contemporaneidade, vislumbrando, para que isso se faça possível na educação básica, abordagens didático contextualizadas. A metodologia deste trabalho se configura como uma pesquisa bibliográfica e a sua fundamentação teórica está respaldada em Libâneo (2013), Ferreira (2021), Souza (1999), Freitas (2020), Carvalhal (2006), Brito (2009) e Ribeiro (2022), que abordarão sobre a didática e as problemáticas que giram em torno do ensino de literatura, os estudos comparativos literários e a valorização da cultura indígena na educação. Além disso, a pesquisa também se utiliza de textos pertencentes a alguns movimentos literários para discutir sobre a imagem criada acerca dos povos tradicionais, a saber: “Carta de Pero Vaz de Caminha” (Quinhentismo), “Os Timbiras” (Romantismo), “Erro de Português” (Modernismo) e “As coisas como elas são” (Contemporaneidade). Dessa forma, pretende-se, com este estudo, fazer com que o passado, o presente e o futuro dos povos originários seja mais visto, entendido e inserido no ambiente da sala de aula, principalmente levando em consideração a ainda superficialidade e invisibilidade do seu trato na educação brasileira.
author_additional PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa
author_additionalStr PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa
format Artigo
author COSTA, Pietra Gabrielle Fernandes da
title O trabalho com textos, movimentos literários e temáticas que retratem mais sobre a questão indígena na educação básica
title_short O trabalho com textos, movimentos literários e temáticas que retratem mais sobre a questão indígena na educação básica
title_full O trabalho com textos, movimentos literários e temáticas que retratem mais sobre a questão indígena na educação básica
title_fullStr O trabalho com textos, movimentos literários e temáticas que retratem mais sobre a questão indígena na educação básica
title_full_unstemmed O trabalho com textos, movimentos literários e temáticas que retratem mais sobre a questão indígena na educação básica
title_sort o trabalho com textos, movimentos literários e temáticas que retratem mais sobre a questão indígena na educação básica
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7188
_version_ 1829093078885990400
score 11.755432