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Dissertação
A Literatura no Ensino Médio: possibilidades e limites do livro didático de Língua Portuguesa
A presente pesquisa busca compreender o ensino da Literatura e suas dificuldades dentro da disciplina de Língua Portuguesa, a partir da revisão de alguns assuntos relevantes para a área de ensino e da análise do livro didático, sobretudo no que se refere à Literatura no Ensino Médio. Sendo assim, pr...
Autor principal: | Bello, Mess Lane de Souza |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5428537942899456 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7848 |
Resumo: |
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A presente pesquisa busca compreender o ensino da Literatura e suas dificuldades dentro da disciplina de Língua Portuguesa, a partir da revisão de alguns assuntos relevantes para a área de ensino e da análise do livro didático, sobretudo no que se refere à Literatura no Ensino Médio. Sendo assim, propõe-se a temática intitulada “A literatura no Ensino Médio: Possibilidades e limites no livro didático de Língua Portuguesa”. Para a elaboração desta discussão foi feito um levantamento teórico bibliográfico fundamentado em textos referentes ao ensino da Literatura, análise documental nos documentos oficiais de Educação e os subsídios no livro didático, sob a ótica da análise de discurso, cujo aporte permite abordar o livro didático como um discurso a respeito da literatura que se efetiva histórica e socialmente, revelando maneiras de compreender a literatura que interferem no modo como é ensinada. Parte-se do pressuposto de que a Educação está intrinsecamente ligada com a formação do cidadão. Nesse processo de formação leitora, a escola precisa exercer seu papel de instituição formadora, cujo principal instrumento é o texto. Tal percepção parte da certeza de que o conhecimento liberta e emancipa os indivíduos, proporcionado desenvolvimento intelectual e social. Objetiva-se com essa pesquisa a compreensão de como funciona o ensino de literatura agregado à disciplina de Língua Portuguesa e suas reais dificuldades e vale ressaltar que o conhecimento de alguns fatores adversos é importante para transpô-los e, com isso, oferecer um ensino mais efetivo e significativo na parte que cabe à Literatura. Dessa forma, considerando que o discurso/livro didático é ideologicamente formado e transmitido entre os locutores, identificamos, nos exemplos analisados, o caráter conteudista que conduz o estudo/ensino da literatura e esta ideia tem sido transmitida: não mudou o tradicionalismo do LD/LP nesse aspecto. Precisamos de mais diálogos entre os educadores em especial de LP/Literatura e, os professores de Literatura necessitam de estímulos e repensarem suas práticas pedagógicas, renovando suas metodologias mesmo se tais manuais em certos momentos os limitem. |