/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O uso de mapa conceitual nas publicações do VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO)
Os mapas conceituais são representações visuais que organizam e estruturam o conhecimento cognitivo, além disso, ajudam a tornar o conhecimento mais acessível e compreensível, pois, no campo do ensino-aprendizagem escolar é uma ferramenta poderosa para ajudar no ensino contextualizado e no desenvolv...
Autor principal: | VELASCO, Fabiana Oliveira dos Santos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7203 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7203 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-72032024-09-17T03:02:33Z O uso de mapa conceitual nas publicações do VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) VELASCO, Fabiana Oliveira dos Santos SANTOS, Reginaldo dos http://lattes.cnpq.br/3605765282824422 https://orcid.org/0000-0002-2282-8226 Recurso Didático Estratégia Didática Ensino de Biologia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Os mapas conceituais são representações visuais que organizam e estruturam o conhecimento cognitivo, além disso, ajudam a tornar o conhecimento mais acessível e compreensível, pois, no campo do ensino-aprendizagem escolar é uma ferramenta poderosa para ajudar no ensino contextualizado e no desenvolvimento da aprendizagem significativa. Frente a isso, este Relatório de Trabalho de Conclusão de Curso apresenta-se uma pesquisa qualitativa e bibliográfica desenvolvida no ano de 2023, com o objetivo de conhecer e analisar como os trabalhos publicados nas três últimas edições do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), edições VI, VII e VIII, abordam o uso de mapa conceitual como recurso e/ou estratégia de ensino-aprendizagem escolar e/ou avaliação. A pesquisa foi concluída considerando que, nessas edições, a abordagem sobre mapa conceitual é quase que inexistente, mas os poucos trabalhos apresentados nesse evento abordam sobre o uso de mapa conceitual como estratégia e recurso de ensino-aprendizagem e de avaliação. 2024-09-16T17:56:35Z 2024-09-16T17:56:35Z 2023-07-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação VELASCO, Fabiana Oliveira dos Santos. O uso de mapa conceitual nas publicações do VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). Orientador: Reginaldo dos Santos. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Ciências Biológicas) - Faculdade de Ciências Biológicas, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7203. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7203 Acesso Aberto Disponível via correio eletrônico:bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Recurso Didático Estratégia Didática Ensino de Biologia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Recurso Didático Estratégia Didática Ensino de Biologia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM VELASCO, Fabiana Oliveira dos Santos O uso de mapa conceitual nas publicações do VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) |
topic_facet |
Recurso Didático Estratégia Didática Ensino de Biologia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Os mapas conceituais são representações visuais que organizam e estruturam o conhecimento cognitivo, além disso, ajudam a tornar o conhecimento mais acessível e compreensível, pois, no campo do ensino-aprendizagem escolar é uma ferramenta poderosa para ajudar no ensino contextualizado e no desenvolvimento da aprendizagem significativa. Frente a isso, este Relatório de Trabalho de Conclusão de Curso apresenta-se uma pesquisa qualitativa e bibliográfica desenvolvida no ano de 2023, com o objetivo de conhecer e analisar como os trabalhos publicados nas três últimas edições do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), edições VI, VII e VIII, abordam o uso de mapa conceitual como recurso e/ou estratégia de ensino-aprendizagem escolar e/ou avaliação. A pesquisa foi concluída considerando que, nessas edições, a abordagem sobre mapa conceitual é quase que inexistente, mas os poucos trabalhos apresentados nesse evento abordam sobre o uso de mapa conceitual como estratégia e recurso de ensino-aprendizagem e de avaliação. |
author_additional |
SANTOS, Reginaldo dos |
author_additionalStr |
SANTOS, Reginaldo dos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
VELASCO, Fabiana Oliveira dos Santos |
title |
O uso de mapa conceitual nas publicações do VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) |
title_short |
O uso de mapa conceitual nas publicações do VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) |
title_full |
O uso de mapa conceitual nas publicações do VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) |
title_fullStr |
O uso de mapa conceitual nas publicações do VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) |
title_full_unstemmed |
O uso de mapa conceitual nas publicações do VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) |
title_sort |
o uso de mapa conceitual nas publicações do vi, vii e viii encontro nacional de ensino de biologia (enebio) |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7203 |
_version_ |
1829093080957976576 |
score |
11.753896 |