Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O uso de mapa conceitual nas publicações do VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO)

Os mapas conceituais são representações visuais que organizam e estruturam o conhecimento cognitivo, além disso, ajudam a tornar o conhecimento mais acessível e compreensível, pois, no campo do ensino-aprendizagem escolar é uma ferramenta poderosa para ajudar no ensino contextualizado e no desenvolv...

ver descrição completa

Autor principal: VELASCO, Fabiana Oliveira dos Santos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7203
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7203
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-72032024-09-17T03:02:33Z O uso de mapa conceitual nas publicações do VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) VELASCO, Fabiana Oliveira dos Santos SANTOS, Reginaldo dos http://lattes.cnpq.br/3605765282824422 https://orcid.org/0000-0002-2282-8226 Recurso Didático Estratégia Didática Ensino de Biologia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Os mapas conceituais são representações visuais que organizam e estruturam o conhecimento cognitivo, além disso, ajudam a tornar o conhecimento mais acessível e compreensível, pois, no campo do ensino-aprendizagem escolar é uma ferramenta poderosa para ajudar no ensino contextualizado e no desenvolvimento da aprendizagem significativa. Frente a isso, este Relatório de Trabalho de Conclusão de Curso apresenta-se uma pesquisa qualitativa e bibliográfica desenvolvida no ano de 2023, com o objetivo de conhecer e analisar como os trabalhos publicados nas três últimas edições do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), edições VI, VII e VIII, abordam o uso de mapa conceitual como recurso e/ou estratégia de ensino-aprendizagem escolar e/ou avaliação. A pesquisa foi concluída considerando que, nessas edições, a abordagem sobre mapa conceitual é quase que inexistente, mas os poucos trabalhos apresentados nesse evento abordam sobre o uso de mapa conceitual como estratégia e recurso de ensino-aprendizagem e de avaliação. 2024-09-16T17:56:35Z 2024-09-16T17:56:35Z 2023-07-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação VELASCO, Fabiana Oliveira dos Santos. O uso de mapa conceitual nas publicações do VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). Orientador: Reginaldo dos Santos. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Ciências Biológicas) - Faculdade de Ciências Biológicas, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7203. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7203 Acesso Aberto Disponível via correio eletrônico:bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Recurso Didático
Estratégia Didática
Ensino de Biologia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Recurso Didático
Estratégia Didática
Ensino de Biologia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
VELASCO, Fabiana Oliveira dos Santos
O uso de mapa conceitual nas publicações do VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO)
topic_facet Recurso Didático
Estratégia Didática
Ensino de Biologia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Os mapas conceituais são representações visuais que organizam e estruturam o conhecimento cognitivo, além disso, ajudam a tornar o conhecimento mais acessível e compreensível, pois, no campo do ensino-aprendizagem escolar é uma ferramenta poderosa para ajudar no ensino contextualizado e no desenvolvimento da aprendizagem significativa. Frente a isso, este Relatório de Trabalho de Conclusão de Curso apresenta-se uma pesquisa qualitativa e bibliográfica desenvolvida no ano de 2023, com o objetivo de conhecer e analisar como os trabalhos publicados nas três últimas edições do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), edições VI, VII e VIII, abordam o uso de mapa conceitual como recurso e/ou estratégia de ensino-aprendizagem escolar e/ou avaliação. A pesquisa foi concluída considerando que, nessas edições, a abordagem sobre mapa conceitual é quase que inexistente, mas os poucos trabalhos apresentados nesse evento abordam sobre o uso de mapa conceitual como estratégia e recurso de ensino-aprendizagem e de avaliação.
author_additional SANTOS, Reginaldo dos
author_additionalStr SANTOS, Reginaldo dos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author VELASCO, Fabiana Oliveira dos Santos
title O uso de mapa conceitual nas publicações do VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO)
title_short O uso de mapa conceitual nas publicações do VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO)
title_full O uso de mapa conceitual nas publicações do VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO)
title_fullStr O uso de mapa conceitual nas publicações do VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO)
title_full_unstemmed O uso de mapa conceitual nas publicações do VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO)
title_sort o uso de mapa conceitual nas publicações do vi, vii e viii encontro nacional de ensino de biologia (enebio)
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7203
_version_ 1829093080957976576
score 11.753896