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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Mobilidade urbana: proposições sobre a implantação das 13 passarelas de estruturas metálicas na BR 316
The Metropolitan Region of Belém, over the years, has gone through the process of urban development in the cities that compose it. The main access road to the region is the BR-316 highway, which needs to serve a high flow of people and vehicles from various segments. However, the infrastructur...
Autor principal: | SANTA ROSA, Bernardo Augusto Campina |
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Outros Autores: | SILVA, Pricianne Sarmento Xisto da |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-72592024-10-02T03:02:48Z Mobilidade urbana: proposições sobre a implantação das 13 passarelas de estruturas metálicas na BR 316 SANTA ROSA, Bernardo Augusto Campina SILVA, Pricianne Sarmento Xisto da BARBOSA, Christiane Lima http://lattes.cnpq.br/2788231814858432 https://orcid.org/0000-0002-8303-9263 Acessibilidade Pedestres Passarelas Ttravessia Segurança viária Accessibility Pedestrians Walkways Crossing Road safety. CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS METALICAS The Metropolitan Region of Belém, over the years, has gone through the process of urban development in the cities that compose it. The main access road to the region is the BR-316 highway, which needs to serve a high flow of people and vehicles from various segments. However, the infrastructure of the transport system, especially the walkways for pedestrian and cyclist crossings, needs a major readjustment to meet the new needs. Thus, in 2019, work began on the implementation of the BRT (Bus Rapid Transit) on the first stretch of BR-316, from Km 1 to Km 10. The present work proposes to analyze and generate two hypotheses about the implementation of the new footbridges and their relevant changes in road safety and pedestrian accessibility. A 51.17% reduction in the average distance between walkways was observed and evidence was presented that walkways will promote greater comfort for pedestrians. The data was calculated in the Power BI software and presented in map format. The design documentation of the project of the walkways, from the National Department of Transport Infrastructure (DNIT) and NBR 9050 (Accessibility to buildings, equipament and the urban environment) was used as a reference. A Região Metropolitana de Belém, ao longo dos anos, passa pelo processo de desenvolvimento urbano nas cidades que a compõe. A principal via de acesso da região é a rodovia BR-316, da qual precisa atender um elevado fluxo de pessoas e veículos de vários segmentos. No entanto, a infraestrutura do sistema de transporte, em especial às passarelas para travessias de pedestres e ciclistas, necessita de uma ampla readequação para corresponder as novas necessidades. Dessa maneira em 2019, foi iniciada a obra de implantação do BRT (Bus Rapid Transit) no primeiro trecho da BR-316, compreendido no Km 1 ao Km 10. O presente trabalho propõe-se a analisar e gerar duas hipóteses acerca da implantação das novas passarelas e suas mudanças relevantes na segurança viária e acessibilidade do pedestre. Foi observada uma redução em 51,17 % da distância média entre passarelas e foram apresentados argumentos que as passarelas promoverão maior conforto e acessibilidade aos pedestres. Os dados foram calculados no software Power BI e apresentados em formato de mapa interativo. Utilizou-se como referência as documentações de concepção do projeto das passarelas, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos). 2024-10-01T16:39:41Z 2024-10-01T16:39:41Z 2023-12-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTA ROSA, Bernardo Augusto Campina; SILVA, Pricianne Sarmento Xisto da. Mobilidade urbana: proposições sobre a implantação das 13 passarelas de estruturas metálicas na BR 316. Orientadora: Christiane Lima Barbosa . 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia Civil, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7259. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7259 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.br |
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Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
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walkways for pedestrian and cyclist crossings, needs a major readjustment to meet the
new needs. Thus, in 2019, work began on the implementation of the BRT (Bus Rapid
Transit) on the first stretch of BR-316, from Km 1 to Km 10. The present work proposes
to analyze and generate two hypotheses about the implementation of the new
footbridges and their relevant changes in road safety and pedestrian accessibility. A
51.17% reduction in the average distance between walkways was observed and
evidence was presented that walkways will promote greater comfort for pedestrians.
The data was calculated in the Power BI software and presented in map format. The
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