/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
A Base Nacional Comum Curricular e o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: um olhar para o ensino médio
Neste artigo temos como objetivo analisar como as tecnologias da informação e comunicação (TICs) foram integradas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com vistas aos processos de ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Médio. A pesquisa é de cunho qualitativo e para tal, analisamos a prese...
Autor principal: | LOPES, Edivaldo da Silva |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7277 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7277 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-72772024-10-03T03:02:46Z A Base Nacional Comum Curricular e o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: um olhar para o ensino médio LOPES, Edivaldo da Silva FERREIRA, Robson dos Santos http://lattes.cnpq.br/9770325584724537 Ensino Matemática Tecnologia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Neste artigo temos como objetivo analisar como as tecnologias da informação e comunicação (TICs) foram integradas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com vistas aos processos de ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Médio. A pesquisa é de cunho qualitativo e para tal, analisamos a presença da indicação do uso das TICs nas competências e habilidades específicas de Matemática no Ensino Médio. Como referencial teórico, nos pautamos nas ideias de Borba et al (2021), a Brasil (2018) e Tikhomirov (1981). Conclui-se que de modo geral a BNCC (2018) integra a tecnologia no processo de ensino de Matemática como complemento ao pensar. No entanto, mesmo em menor quantidade propõe algumas habilidades que apontam para a tecnologia na perspectiva da reorganização do pensamento do aluno, demonstrando assim, que está em fase de transição entre a teoria intermediária e a teoria mais próxima do papel da tecnologia no processo de pensar humano, na perspectiva de Tikhomirov (1981). 2024-10-02T13:54:36Z 2024-10-02T13:54:36Z 2024-06-13 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo LOPES, Edivaldo da Silva. A Base Nacional Comum Curricular e o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: um olhar para o ensino médio. Orientador: Robson dos Santos Ferreira. 2024.12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7277. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7277 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Ensino Matemática Tecnologia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
spellingShingle |
Ensino Matemática Tecnologia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO LOPES, Edivaldo da Silva A Base Nacional Comum Curricular e o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: um olhar para o ensino médio |
topic_facet |
Ensino Matemática Tecnologia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
Neste artigo temos como objetivo analisar como as tecnologias da informação e comunicação (TICs) foram integradas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com vistas aos processos de ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Médio. A pesquisa é de cunho qualitativo e para tal, analisamos a presença da indicação do uso das TICs nas competências e habilidades específicas de Matemática no Ensino Médio. Como referencial teórico, nos pautamos nas ideias de Borba et al (2021), a Brasil (2018) e Tikhomirov (1981). Conclui-se que de modo geral a BNCC (2018) integra a tecnologia no processo de ensino de Matemática como complemento ao pensar. No entanto, mesmo em menor quantidade propõe algumas habilidades que apontam para a tecnologia na perspectiva da reorganização do pensamento do aluno, demonstrando assim, que está em fase de transição entre a teoria intermediária e a teoria mais próxima do papel da tecnologia no processo de pensar humano, na perspectiva de Tikhomirov (1981). |
author_additional |
FERREIRA, Robson dos Santos |
author_additionalStr |
FERREIRA, Robson dos Santos |
format |
Artigo |
author |
LOPES, Edivaldo da Silva |
title |
A Base Nacional Comum Curricular e o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: um olhar para o ensino médio |
title_short |
A Base Nacional Comum Curricular e o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: um olhar para o ensino médio |
title_full |
A Base Nacional Comum Curricular e o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: um olhar para o ensino médio |
title_fullStr |
A Base Nacional Comum Curricular e o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: um olhar para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
A Base Nacional Comum Curricular e o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: um olhar para o ensino médio |
title_sort |
base nacional comum curricular e o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: um olhar para o ensino médio |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7277 |
_version_ |
1829093094096633856 |
score |
11.753735 |