Artigo

A Base Nacional Comum Curricular e o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: um olhar para o ensino médio

Neste artigo temos como objetivo analisar como as tecnologias da informação e comunicação (TICs) foram integradas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com vistas aos processos de ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Médio. A pesquisa é de cunho qualitativo e para tal, analisamos a prese...

ver descrição completa

Autor principal: LOPES, Edivaldo da Silva
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7277
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7277
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-72772024-10-03T03:02:46Z A Base Nacional Comum Curricular e o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: um olhar para o ensino médio LOPES, Edivaldo da Silva FERREIRA, Robson dos Santos http://lattes.cnpq.br/9770325584724537 Ensino Matemática Tecnologia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Neste artigo temos como objetivo analisar como as tecnologias da informação e comunicação (TICs) foram integradas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com vistas aos processos de ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Médio. A pesquisa é de cunho qualitativo e para tal, analisamos a presença da indicação do uso das TICs nas competências e habilidades específicas de Matemática no Ensino Médio. Como referencial teórico, nos pautamos nas ideias de Borba et al (2021), a Brasil (2018) e Tikhomirov (1981). Conclui-se que de modo geral a BNCC (2018) integra a tecnologia no processo de ensino de Matemática como complemento ao pensar. No entanto, mesmo em menor quantidade propõe algumas habilidades que apontam para a tecnologia na perspectiva da reorganização do pensamento do aluno, demonstrando assim, que está em fase de transição entre a teoria intermediária e a teoria mais próxima do papel da tecnologia no processo de pensar humano, na perspectiva de Tikhomirov (1981). 2024-10-02T13:54:36Z 2024-10-02T13:54:36Z 2024-06-13 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo LOPES, Edivaldo da Silva. A Base Nacional Comum Curricular e o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: um olhar para o ensino médio. Orientador: Robson dos Santos Ferreira. 2024.12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7277. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7277 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ensino
Matemática
Tecnologia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Ensino
Matemática
Tecnologia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
LOPES, Edivaldo da Silva
A Base Nacional Comum Curricular e o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: um olhar para o ensino médio
topic_facet Ensino
Matemática
Tecnologia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description Neste artigo temos como objetivo analisar como as tecnologias da informação e comunicação (TICs) foram integradas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com vistas aos processos de ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Médio. A pesquisa é de cunho qualitativo e para tal, analisamos a presença da indicação do uso das TICs nas competências e habilidades específicas de Matemática no Ensino Médio. Como referencial teórico, nos pautamos nas ideias de Borba et al (2021), a Brasil (2018) e Tikhomirov (1981). Conclui-se que de modo geral a BNCC (2018) integra a tecnologia no processo de ensino de Matemática como complemento ao pensar. No entanto, mesmo em menor quantidade propõe algumas habilidades que apontam para a tecnologia na perspectiva da reorganização do pensamento do aluno, demonstrando assim, que está em fase de transição entre a teoria intermediária e a teoria mais próxima do papel da tecnologia no processo de pensar humano, na perspectiva de Tikhomirov (1981).
author_additional FERREIRA, Robson dos Santos
author_additionalStr FERREIRA, Robson dos Santos
format Artigo
author LOPES, Edivaldo da Silva
title A Base Nacional Comum Curricular e o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: um olhar para o ensino médio
title_short A Base Nacional Comum Curricular e o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: um olhar para o ensino médio
title_full A Base Nacional Comum Curricular e o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: um olhar para o ensino médio
title_fullStr A Base Nacional Comum Curricular e o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: um olhar para o ensino médio
title_full_unstemmed A Base Nacional Comum Curricular e o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: um olhar para o ensino médio
title_sort base nacional comum curricular e o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: um olhar para o ensino médio
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7277
_version_ 1829093094096633856
score 11.753735