Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Gestão democrática: uma análise sobre o fazer democrático e o papel do diretor nesse processo

Embora tenha ocorrido significados avanços legais, sociais, políticos e outros na área educacional, como podemos ver nas diversas leis que garantem ensino igualitário para todos, a democratização e qualificação plena do processo de ensino aprendizado ainda está longe de ser alcançada, uma vez que...

ver descrição completa

Autor principal: ALVES, Ana Carla de Souza
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/728
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-728
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7282020-09-06T19:51:25Z Gestão democrática: uma análise sobre o fazer democrático e o papel do diretor nesse processo ALVES, Ana Carla de Souza ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos http://lattes.cnpq.br/5035093639365870 Gestão educacional Democracia Escolas - Administração CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Embora tenha ocorrido significados avanços legais, sociais, políticos e outros na área educacional, como podemos ver nas diversas leis que garantem ensino igualitário para todos, a democratização e qualificação plena do processo de ensino aprendizado ainda está longe de ser alcançada, uma vez que não basta criar leis que assegurem tal direito, é necessário que se crie estratégias que garantam sua execução. Para compreender melhor esses avanços, limites e desafios em relação a gestão escolar esta pesquisa tem o objetivo de Analisar de que maneira se processa o fazer pedagógico na escola Elcione Barbalho e qual o lugar assumido pela figura do gestor escolar nesse processo. Para a realização deste estudo foi assumida a abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa de campo desenvolvido com uma profissional da educação ocupando a função de vice-diretora. Foi realizada a aplicação de um questionário para capturar os dados referentes ao perfil profissional da participante da pesquisa, em seguida uma entrevista estruturada com perguntas referentes a temática. Os resultados apontam que muitas escolas ainda não se adequaram ao que rege a lei, devido à falta de compromisso ou capacitação dos envolvidos nesse processo, mostrando-nos que muitas escolas ainda não conseguiram se despir por completo das práticas consideradas inapropriadas para atual educação. Utilizando-se dos métodos tradicionais para garantir a organização e a execução de seu trabalho, o que nos mostra a necessidade da intervenção do estado com a criação de estratégias que assegurem os direitos discorridos por leis. 2018-09-24T14:08:24Z 2018-09-24T14:08:24Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ALVES, Ana Carla de Souza. Gestão democrática: uma análise sobre o fazer democrático e o papel do diretor nesse processo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/728. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/728 Acesso Aberto 1 DVD
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Gestão educacional
Democracia
Escolas - Administração
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Gestão educacional
Democracia
Escolas - Administração
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
ALVES, Ana Carla de Souza
Gestão democrática: uma análise sobre o fazer democrático e o papel do diretor nesse processo
topic_facet Gestão educacional
Democracia
Escolas - Administração
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Embora tenha ocorrido significados avanços legais, sociais, políticos e outros na área educacional, como podemos ver nas diversas leis que garantem ensino igualitário para todos, a democratização e qualificação plena do processo de ensino aprendizado ainda está longe de ser alcançada, uma vez que não basta criar leis que assegurem tal direito, é necessário que se crie estratégias que garantam sua execução. Para compreender melhor esses avanços, limites e desafios em relação a gestão escolar esta pesquisa tem o objetivo de Analisar de que maneira se processa o fazer pedagógico na escola Elcione Barbalho e qual o lugar assumido pela figura do gestor escolar nesse processo. Para a realização deste estudo foi assumida a abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa de campo desenvolvido com uma profissional da educação ocupando a função de vice-diretora. Foi realizada a aplicação de um questionário para capturar os dados referentes ao perfil profissional da participante da pesquisa, em seguida uma entrevista estruturada com perguntas referentes a temática. Os resultados apontam que muitas escolas ainda não se adequaram ao que rege a lei, devido à falta de compromisso ou capacitação dos envolvidos nesse processo, mostrando-nos que muitas escolas ainda não conseguiram se despir por completo das práticas consideradas inapropriadas para atual educação. Utilizando-se dos métodos tradicionais para garantir a organização e a execução de seu trabalho, o que nos mostra a necessidade da intervenção do estado com a criação de estratégias que assegurem os direitos discorridos por leis.
author_additional ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
author_additionalStr ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author ALVES, Ana Carla de Souza
title Gestão democrática: uma análise sobre o fazer democrático e o papel do diretor nesse processo
title_short Gestão democrática: uma análise sobre o fazer democrático e o papel do diretor nesse processo
title_full Gestão democrática: uma análise sobre o fazer democrático e o papel do diretor nesse processo
title_fullStr Gestão democrática: uma análise sobre o fazer democrático e o papel do diretor nesse processo
title_full_unstemmed Gestão democrática: uma análise sobre o fazer democrático e o papel do diretor nesse processo
title_sort gestão democrática: uma análise sobre o fazer democrático e o papel do diretor nesse processo
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/728
_version_ 1787154572996771840
score 11.687526