/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Gestão democrática: uma análise sobre o fazer democrático e o papel do diretor nesse processo
Embora tenha ocorrido significados avanços legais, sociais, políticos e outros na área educacional, como podemos ver nas diversas leis que garantem ensino igualitário para todos, a democratização e qualificação plena do processo de ensino aprendizado ainda está longe de ser alcançada, uma vez que...
Autor principal: | ALVES, Ana Carla de Souza |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/728 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-728 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7282020-09-06T19:51:25Z Gestão democrática: uma análise sobre o fazer democrático e o papel do diretor nesse processo ALVES, Ana Carla de Souza ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos http://lattes.cnpq.br/5035093639365870 Gestão educacional Democracia Escolas - Administração CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Embora tenha ocorrido significados avanços legais, sociais, políticos e outros na área educacional, como podemos ver nas diversas leis que garantem ensino igualitário para todos, a democratização e qualificação plena do processo de ensino aprendizado ainda está longe de ser alcançada, uma vez que não basta criar leis que assegurem tal direito, é necessário que se crie estratégias que garantam sua execução. Para compreender melhor esses avanços, limites e desafios em relação a gestão escolar esta pesquisa tem o objetivo de Analisar de que maneira se processa o fazer pedagógico na escola Elcione Barbalho e qual o lugar assumido pela figura do gestor escolar nesse processo. Para a realização deste estudo foi assumida a abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa de campo desenvolvido com uma profissional da educação ocupando a função de vice-diretora. Foi realizada a aplicação de um questionário para capturar os dados referentes ao perfil profissional da participante da pesquisa, em seguida uma entrevista estruturada com perguntas referentes a temática. Os resultados apontam que muitas escolas ainda não se adequaram ao que rege a lei, devido à falta de compromisso ou capacitação dos envolvidos nesse processo, mostrando-nos que muitas escolas ainda não conseguiram se despir por completo das práticas consideradas inapropriadas para atual educação. Utilizando-se dos métodos tradicionais para garantir a organização e a execução de seu trabalho, o que nos mostra a necessidade da intervenção do estado com a criação de estratégias que assegurem os direitos discorridos por leis. 2018-09-24T14:08:24Z 2018-09-24T14:08:24Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ALVES, Ana Carla de Souza. Gestão democrática: uma análise sobre o fazer democrático e o papel do diretor nesse processo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/728. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/728 Acesso Aberto 1 DVD |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Gestão educacional Democracia Escolas - Administração CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Gestão educacional Democracia Escolas - Administração CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS ALVES, Ana Carla de Souza Gestão democrática: uma análise sobre o fazer democrático e o papel do diretor nesse processo |
topic_facet |
Gestão educacional Democracia Escolas - Administração CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Embora tenha ocorrido significados avanços legais, sociais, políticos e outros
na área educacional, como podemos ver nas diversas leis que garantem ensino
igualitário para todos, a democratização e qualificação plena do processo de
ensino aprendizado ainda está longe de ser alcançada, uma vez que não basta
criar leis que assegurem tal direito, é necessário que se crie estratégias que
garantam sua execução. Para compreender melhor esses avanços, limites e
desafios em relação a gestão escolar esta pesquisa tem o objetivo de Analisar
de que maneira se processa o fazer pedagógico na escola Elcione Barbalho e
qual o lugar assumido pela figura do gestor escolar nesse processo. Para a
realização deste estudo foi assumida a abordagem qualitativa por meio de uma
pesquisa de campo desenvolvido com uma profissional da educação ocupando
a função de vice-diretora. Foi realizada a aplicação de um questionário para
capturar os dados referentes ao perfil profissional da participante da pesquisa,
em seguida uma entrevista estruturada com perguntas referentes a temática.
Os resultados apontam que muitas escolas ainda não se adequaram ao que
rege a lei, devido à falta de compromisso ou capacitação dos envolvidos nesse
processo, mostrando-nos que muitas escolas ainda não conseguiram se despir
por completo das práticas consideradas inapropriadas para atual educação.
Utilizando-se dos métodos tradicionais para garantir a organização e a
execução de seu trabalho, o que nos mostra a necessidade da intervenção do
estado com a criação de estratégias que assegurem os direitos discorridos por
leis. |
author_additional |
ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos |
author_additionalStr |
ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
ALVES, Ana Carla de Souza |
title |
Gestão democrática: uma análise sobre o fazer democrático e o papel do diretor nesse processo |
title_short |
Gestão democrática: uma análise sobre o fazer democrático e o papel do diretor nesse processo |
title_full |
Gestão democrática: uma análise sobre o fazer democrático e o papel do diretor nesse processo |
title_fullStr |
Gestão democrática: uma análise sobre o fazer democrático e o papel do diretor nesse processo |
title_full_unstemmed |
Gestão democrática: uma análise sobre o fazer democrático e o papel do diretor nesse processo |
title_sort |
gestão democrática: uma análise sobre o fazer democrático e o papel do diretor nesse processo |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/728 |
_version_ |
1787154572996771840 |
score |
11.687526 |