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Artigo
O ensino da probabilidade por meio de oficinas pedagógicas: uma experiência do Programa Residência Pedagógica no ensino médio
O Programa Residência Pedagógica (PRP) é pautado na formação de licenciandos em nível superior, preparando-os para a Educação Básica a partir do exercício de ações ativas que articulam a relação entre teoria e prática profissional docente. Partindo desta premissa maior este artigo relata o desenvo...
Autor principal: | RODRIGUES, Juliane do Socorro Melo |
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Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7292 |
Resumo: |
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O Programa Residência Pedagógica (PRP) é pautado na formação de licenciandos em nível superior,
preparando-os para a Educação Básica a partir do exercício de ações ativas que articulam a relação entre
teoria e prática profissional docente. Partindo desta premissa maior este artigo relata o desenvolvimento
do uso de oficinas pedagógicas como estratégia de ensino de probabilidade para estudantes do Ensino
Médio em uma escola pública no município de Cametá/PA como parte das ações de um núcleo de
matemática do PRP. O principal objetivo da oficina foi utilizar jogos, experimentos e simulações para
explorar os conceitos e as aplicações da probabilidade. Entre os resultados obtidos, apresentamos tanto
em termos de aprendizagem dos alunos quanto de formação dos residentes com destaque para as
contribuições da oficina no desenvolvimento de habilidades matemáticas, pedagógicas e tecnológicas,
bem como para a vivência de ações formativas reais no ambiente escolar que impulsionam a formação
de futuros professores de matemática. Concluímos que a oficina foi uma experiência enriquecedora e
motivadora, que possibilitou aos residentes e aos alunos uma abordagem lúdica e significativa da
probabilidade. |