/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
O ensino da probabilidade por meio de oficinas pedagógicas: uma experiência do Programa Residência Pedagógica no ensino médio
O Programa Residência Pedagógica (PRP) é pautado na formação de licenciandos em nível superior, preparando-os para a Educação Básica a partir do exercício de ações ativas que articulam a relação entre teoria e prática profissional docente. Partindo desta premissa maior este artigo relata o desenvo...
Autor principal: | RODRIGUES, Juliane do Socorro Melo |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7292 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7292 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-72922024-10-06T03:02:36Z O ensino da probabilidade por meio de oficinas pedagógicas: uma experiência do Programa Residência Pedagógica no ensino médio RODRIGUES, Juliane do Socorro Melo SMITH, Daniele Esteves Pereira http://lattes.cnpq.br/5021063268238972 Probabilidade Residência Pedagógica Oficina Ensino Médio CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::PROBABILIDADE O Programa Residência Pedagógica (PRP) é pautado na formação de licenciandos em nível superior, preparando-os para a Educação Básica a partir do exercício de ações ativas que articulam a relação entre teoria e prática profissional docente. Partindo desta premissa maior este artigo relata o desenvolvimento do uso de oficinas pedagógicas como estratégia de ensino de probabilidade para estudantes do Ensino Médio em uma escola pública no município de Cametá/PA como parte das ações de um núcleo de matemática do PRP. O principal objetivo da oficina foi utilizar jogos, experimentos e simulações para explorar os conceitos e as aplicações da probabilidade. Entre os resultados obtidos, apresentamos tanto em termos de aprendizagem dos alunos quanto de formação dos residentes com destaque para as contribuições da oficina no desenvolvimento de habilidades matemáticas, pedagógicas e tecnológicas, bem como para a vivência de ações formativas reais no ambiente escolar que impulsionam a formação de futuros professores de matemática. Concluímos que a oficina foi uma experiência enriquecedora e motivadora, que possibilitou aos residentes e aos alunos uma abordagem lúdica e significativa da probabilidade. 2024-10-05T17:14:35Z 2024-10-05T17:14:35Z 2023-12-13 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo RODRIGUES, Juliane do Socorro Melo. O ensino da probabilidade por meio de oficinas pedagógicas: uma experiência do Programa Residência Pedagógica no ensino médio. Orientadora: Daniele Esteves Pereira Smith. 2023. 6 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Universidade Federal do Pará, Cametá, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7292. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7292 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibcameta@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Probabilidade Residência Pedagógica Oficina Ensino Médio CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::PROBABILIDADE |
spellingShingle |
Probabilidade Residência Pedagógica Oficina Ensino Médio CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::PROBABILIDADE RODRIGUES, Juliane do Socorro Melo O ensino da probabilidade por meio de oficinas pedagógicas: uma experiência do Programa Residência Pedagógica no ensino médio |
topic_facet |
Probabilidade Residência Pedagógica Oficina Ensino Médio CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::PROBABILIDADE |
description |
O Programa Residência Pedagógica (PRP) é pautado na formação de licenciandos em nível superior,
preparando-os para a Educação Básica a partir do exercício de ações ativas que articulam a relação entre
teoria e prática profissional docente. Partindo desta premissa maior este artigo relata o desenvolvimento
do uso de oficinas pedagógicas como estratégia de ensino de probabilidade para estudantes do Ensino
Médio em uma escola pública no município de Cametá/PA como parte das ações de um núcleo de
matemática do PRP. O principal objetivo da oficina foi utilizar jogos, experimentos e simulações para
explorar os conceitos e as aplicações da probabilidade. Entre os resultados obtidos, apresentamos tanto
em termos de aprendizagem dos alunos quanto de formação dos residentes com destaque para as
contribuições da oficina no desenvolvimento de habilidades matemáticas, pedagógicas e tecnológicas,
bem como para a vivência de ações formativas reais no ambiente escolar que impulsionam a formação
de futuros professores de matemática. Concluímos que a oficina foi uma experiência enriquecedora e
motivadora, que possibilitou aos residentes e aos alunos uma abordagem lúdica e significativa da
probabilidade. |
author_additional |
SMITH, Daniele Esteves Pereira |
author_additionalStr |
SMITH, Daniele Esteves Pereira |
format |
Artigo |
author |
RODRIGUES, Juliane do Socorro Melo |
title |
O ensino da probabilidade por meio de oficinas pedagógicas: uma experiência do Programa Residência Pedagógica no ensino médio |
title_short |
O ensino da probabilidade por meio de oficinas pedagógicas: uma experiência do Programa Residência Pedagógica no ensino médio |
title_full |
O ensino da probabilidade por meio de oficinas pedagógicas: uma experiência do Programa Residência Pedagógica no ensino médio |
title_fullStr |
O ensino da probabilidade por meio de oficinas pedagógicas: uma experiência do Programa Residência Pedagógica no ensino médio |
title_full_unstemmed |
O ensino da probabilidade por meio de oficinas pedagógicas: uma experiência do Programa Residência Pedagógica no ensino médio |
title_sort |
o ensino da probabilidade por meio de oficinas pedagógicas: uma experiência do programa residência pedagógica no ensino médio |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7292 |
_version_ |
1829093096121434112 |
score |
11.753735 |