/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
A construção dos fatos aritméticos com números naturais na BNCC
Este trabalho tem como objetivo analisar a organização didático-pedagógica dada aos objetos matemáticos relacionados aos fatos aritméticos com números naturais no ciclo de alfabetização de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza...
Autor principal: | OLIVEIRA, Fábio Rogério Cruz de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7348 |
Resumo: |
---|
Este trabalho tem como objetivo analisar a organização didático-pedagógica dada aos
objetos matemáticos relacionados aos fatos aritméticos com números naturais no ciclo
de alfabetização de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para
isso, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo documental. Este
estudo está situado no contexto do projeto de pesquisa intitulado “Temas Emergentes
na Formação de Professores que Ensinam Matemática”, vinculado ao Programa de
Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal
do Pará. O documento curricular BNCC foi tomado como fonte de referência para esta
investigação. O processo analítico seguiu o método bardiniano de Análise de
Conteúdo. Os resultados apontaram que a BNCC sugere aos professores que
ensinam matemática no ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental)
que explorem a construção de fatos aritméticos fundamentais da adição, da subtração
e da multiplicação, com significados diversos, tais como juntar, acrescentar, separar,
retirar, comparar e completar quantidades. |