/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
A construção dos fatos aritméticos com números naturais na BNCC
Este trabalho tem como objetivo analisar a organização didático-pedagógica dada aos objetos matemáticos relacionados aos fatos aritméticos com números naturais no ciclo de alfabetização de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza...
Autor principal: | OLIVEIRA, Fábio Rogério Cruz de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7348 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7348 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-73482025-01-16T14:17:08Z A construção dos fatos aritméticos com números naturais na BNCC OLIVEIRA, Fábio Rogério Cruz de SILVA, Fabio Colins da http://lattes.cnpq.br/4404734777828009 https://orcid.org/0000-0002-9138-1712 Operações aritméticas Números naturais Anos iniciais BNCC CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Este trabalho tem como objetivo analisar a organização didático-pedagógica dada aos objetos matemáticos relacionados aos fatos aritméticos com números naturais no ciclo de alfabetização de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo documental. Este estudo está situado no contexto do projeto de pesquisa intitulado “Temas Emergentes na Formação de Professores que Ensinam Matemática”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará. O documento curricular BNCC foi tomado como fonte de referência para esta investigação. O processo analítico seguiu o método bardiniano de Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram que a BNCC sugere aos professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental) que explorem a construção de fatos aritméticos fundamentais da adição, da subtração e da multiplicação, com significados diversos, tais como juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades. 2024-10-14T21:23:54Z 2024-10-14T21:23:54Z 2023-12-21 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia OLIVEIRA, Fábio Rogério Cruz de. A construção dos fatos aritméticos com números naturais na BNCC. 2023. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7348. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7348 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Operações aritméticas Números naturais Anos iniciais BNCC CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Operações aritméticas Números naturais Anos iniciais BNCC CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA OLIVEIRA, Fábio Rogério Cruz de A construção dos fatos aritméticos com números naturais na BNCC |
topic_facet |
Operações aritméticas Números naturais Anos iniciais BNCC CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar a organização didático-pedagógica dada aos
objetos matemáticos relacionados aos fatos aritméticos com números naturais no ciclo
de alfabetização de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para
isso, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo documental. Este
estudo está situado no contexto do projeto de pesquisa intitulado “Temas Emergentes
na Formação de Professores que Ensinam Matemática”, vinculado ao Programa de
Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal
do Pará. O documento curricular BNCC foi tomado como fonte de referência para esta
investigação. O processo analítico seguiu o método bardiniano de Análise de
Conteúdo. Os resultados apontaram que a BNCC sugere aos professores que
ensinam matemática no ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental)
que explorem a construção de fatos aritméticos fundamentais da adição, da subtração
e da multiplicação, com significados diversos, tais como juntar, acrescentar, separar,
retirar, comparar e completar quantidades. |
author_additional |
SILVA, Fabio Colins da |
author_additionalStr |
SILVA, Fabio Colins da |
format |
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
author |
OLIVEIRA, Fábio Rogério Cruz de |
title |
A construção dos fatos aritméticos com números naturais na BNCC |
title_short |
A construção dos fatos aritméticos com números naturais na BNCC |
title_full |
A construção dos fatos aritméticos com números naturais na BNCC |
title_fullStr |
A construção dos fatos aritméticos com números naturais na BNCC |
title_full_unstemmed |
A construção dos fatos aritméticos com números naturais na BNCC |
title_sort |
construção dos fatos aritméticos com números naturais na bncc |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7348 |
_version_ |
1829093144109514752 |
score |
11.753735 |