/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Educação ambiental crítica por meio do desenvolvimento do senso de pertencimento ao contexto local
Environmental education aims induce in human groups dynamics that are more aware of the socioenvironmental reality. Aiming et to build knowledge and values about environment, we develop experience with students of a public school of the Bragança-PA city, where is the largest continuous strip of mang...
Autor principal: | MIRANDA, Kessia Samile Pinheiro |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7351 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7351 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-73512024-10-18T03:02:50Z Educação ambiental crítica por meio do desenvolvimento do senso de pertencimento ao contexto local MIRANDA, Kessia Samile Pinheiro PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes http://lattes.cnpq.br/9834815945066835 Ensino de Ciências Educação ambiental Iniciação à docência Science teaching Environmental education Initiation to teaching Enseñanza de ciencias Educación ambiental Iniciación a la dcencia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Environmental education aims induce in human groups dynamics that are more aware of the socioenvironmental reality. Aiming et to build knowledge and values about environment, we develop experience with students of a public school of the Bragança-PA city, where is the largest continuous strip of mangrove swamp in the world. Through of qualitative research, with intensive direct observation technique, we perceive that students had little knowledge about the relationships established between the physical, biological and sociocultural constituents of the mangrove swamp. However, our environmental education actions led to the expansion of knowledge about ecological aspects, the perception of human belonging to the mangrove swamp and the value of this important ecosystem, contributing to critical stance on environmental issues. A Educação ambiental visa induzir nos grupos humanos dinâmicas mais conscientes da realidade socioambiental. Visando construir conhecimentos e valores sobre o meio ambiente, desenvolvemos experiência com estudantes de uma escola pública da cidade de Bragança-PA, onde localiza-se a maior faixa contínua de manguezal do mundo. Por meio de pesquisa qualitativa, com técnica de observação direta intensiva, percebemos que os estudantes tinham pouco conhecimento sobre as relações que se estabelecem entre os constituintes físicos, biológicos e socioculturais do manguezal. Contudo, nossas ações de educação ambiental conduziram a ampliação dos conhecimentos sobre os aspectos ecológicos, percepção do pertencimento humano ao manguezal e do valor deste importante ecossistema, contribuindo para uma postura crítica sobre questões ambientais. La educación ambiental tiene como objetivo inducir en los grupos humanos dinámicas más conscientes de la realidad socioambiental. Con el objetivo de construir conocimientos y valores sobre el medio ambiente, desarrollamos experiencia con estudiantes de una escuela pública de la ciudad de Bragança-PA, donde se encuentra la franja continua de manglares más grande del mundo. A través de una investigación cualitativa, con técnica intensiva de observación directa, percibimos que los estudiantes tenían poco conocimiento sobre las relaciones que se establecen entre los constituyentes físicos, biológicos y socioculturales del manglar. Sin embargo, nuestras acciones de educación ambiental llevaron a la ampliación del conocimiento sobre los aspectos ecológicos, la percepción de la pertenencia humana al ecosistema de manglar y su importancia, contribuyendo a una postura crítica acerca de las cuestiones ambientales. 2024-10-17T19:16:27Z 2024-10-17T19:16:27Z 2024-05-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo MIRANDA, Kessia Samile Pinheiro. Educação ambiental crítica por meio do desenvolvimento do senso de pertencimento ao contexto local. Orientadora: Gleiciane Leal Moraes Pinheiro. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Graduação em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7351. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7351 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Ensino de Ciências Educação ambiental Iniciação à docência Science teaching Environmental education Initiation to teaching Enseñanza de ciencias Educación ambiental Iniciación a la dcencia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Ensino de Ciências Educação ambiental Iniciação à docência Science teaching Environmental education Initiation to teaching Enseñanza de ciencias Educación ambiental Iniciación a la dcencia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO MIRANDA, Kessia Samile Pinheiro Educação ambiental crítica por meio do desenvolvimento do senso de pertencimento ao contexto local |
topic_facet |
Ensino de Ciências Educação ambiental Iniciação à docência Science teaching Environmental education Initiation to teaching Enseñanza de ciencias Educación ambiental Iniciación a la dcencia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Environmental education aims induce in human groups dynamics that are more aware of the socioenvironmental reality. Aiming et to build knowledge and values about environment, we develop experience with students of a public school of the Bragança-PA city, where is the largest continuous strip of mangrove swamp in the world. Through of qualitative research, with intensive direct observation technique, we perceive that students had little knowledge about the relationships established between the physical, biological and sociocultural constituents of the mangrove swamp. However, our environmental education actions led to the expansion of knowledge about ecological aspects, the perception of human belonging to the mangrove swamp and the value of this important ecosystem, contributing to critical stance on environmental issues. |
author_additional |
PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes |
author_additionalStr |
PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes |
format |
Artigo |
author |
MIRANDA, Kessia Samile Pinheiro |
title |
Educação ambiental crítica por meio do desenvolvimento do senso de pertencimento ao contexto local |
title_short |
Educação ambiental crítica por meio do desenvolvimento do senso de pertencimento ao contexto local |
title_full |
Educação ambiental crítica por meio do desenvolvimento do senso de pertencimento ao contexto local |
title_fullStr |
Educação ambiental crítica por meio do desenvolvimento do senso de pertencimento ao contexto local |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental crítica por meio do desenvolvimento do senso de pertencimento ao contexto local |
title_sort |
educação ambiental crítica por meio do desenvolvimento do senso de pertencimento ao contexto local |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7351 |
_version_ |
1829093074856312832 |
score |
11.753896 |