Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Desenvolvimento de um aplicativo para simulação de um laboratório virtual de ensino de química (LabQuins)

Information and communication technology has effectively established itself from the creation of new products that increasingly help the citizen's daily life. Increasingly, through technological means in the form of smartphones, people are using software-based solutions as alternative tools to...

ver descrição completa

Autor principal: PANTOJA NETO, Pedro Viana
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7362
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7362
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-73622024-10-22T03:02:42Z Desenvolvimento de um aplicativo para simulação de um laboratório virtual de ensino de química (LabQuins) PANTOJA NETO, Pedro Viana FARIAS, Fabrício de Souza http://lattes.cnpq.br/1521079293982268 GUERRA FUENTES, Ricardo Arturo http://lattes.cnpq.br/8613278652596590 https://orcid.org/0000-0003-4344-6953 https://orcid.org/0000-0002-8744-4127 software tecnologia smartphones gameficação química technology gamification chemistry CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO Information and communication technology has effectively established itself from the creation of new products that increasingly help the citizen's daily life. Increasingly, through technological means in the form of smartphones, people are using software-based solutions as alternative tools to assist in their daily lives. In the context of teaching, the combination of such tools with the application of gamification concepts is an alternative way to improve the quality of teaching and, consequently, the learning of young people. With that in mind, an application was created that aims to teach chemistry in a virtual way, that is, presenting elements that constitute a real laboratory. To validate the software's capacity as a teaching support tool, it was submitted to use by higher education students. The results indicate that LabQuins can function as a teaching support tool. A tecnologia da informação e comunicação estabeleceu-se efetivamente a partir da criação de novos produtos que auxiliam cada vez mais o cotidiano do cidadão. Cada vez mais, por meios tecnológicos na forma de smartphones as pessoas fazem uso de soluções baseadas em software como ferramentas alternativas para auxiliar em seu dia a dia. No contexto do ensino, a junção de tais ferramentas com a aplicação de conceitos de gameficação é um caminho alternativo para possibilitar a melhoria da qualidade do ensino e por consequência na aprendizagem de jovens. Pensando nisso, criou-se um aplicativo que visa ensinar química de maneira virtual, isto é, demais apresentando elementos que constituem um laboratório real, para isso neste trabalho é apresentado o software LabQuins para Android. Para validar a capacidade do software como ferramenta de suporte ao ensino, este foi submetido ao uso por parte de alunos do ensino superior. Os resultados indicam que o LabQuins pode funcionar como ferramenta de suporte ao ensino. 2024-10-21T21:14:48Z 2024-10-21T21:14:48Z 2022-12-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PANTOJA NETO, Pedro Viana. Desenvolvimento de um aplicativo para simulação de um laboratório virtual de ensino de química (LabQuins). Orientador: Fabrício de Souza Farias; Coorientador: Ricardo Arturo Guerra Fuentes. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais, Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Universidade Federal do Pará, Cametá, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7362. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7362 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibcameta@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic software
tecnologia
smartphones
gameficação
química
technology
gamification
chemistry
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO
spellingShingle software
tecnologia
smartphones
gameficação
química
technology
gamification
chemistry
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO
PANTOJA NETO, Pedro Viana
Desenvolvimento de um aplicativo para simulação de um laboratório virtual de ensino de química (LabQuins)
topic_facet software
tecnologia
smartphones
gameficação
química
technology
gamification
chemistry
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO
description Information and communication technology has effectively established itself from the creation of new products that increasingly help the citizen's daily life. Increasingly, through technological means in the form of smartphones, people are using software-based solutions as alternative tools to assist in their daily lives. In the context of teaching, the combination of such tools with the application of gamification concepts is an alternative way to improve the quality of teaching and, consequently, the learning of young people. With that in mind, an application was created that aims to teach chemistry in a virtual way, that is, presenting elements that constitute a real laboratory. To validate the software's capacity as a teaching support tool, it was submitted to use by higher education students. The results indicate that LabQuins can function as a teaching support tool.
author_additional FARIAS, Fabrício de Souza
author_additionalStr FARIAS, Fabrício de Souza
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author PANTOJA NETO, Pedro Viana
title Desenvolvimento de um aplicativo para simulação de um laboratório virtual de ensino de química (LabQuins)
title_short Desenvolvimento de um aplicativo para simulação de um laboratório virtual de ensino de química (LabQuins)
title_full Desenvolvimento de um aplicativo para simulação de um laboratório virtual de ensino de química (LabQuins)
title_fullStr Desenvolvimento de um aplicativo para simulação de um laboratório virtual de ensino de química (LabQuins)
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um aplicativo para simulação de um laboratório virtual de ensino de química (LabQuins)
title_sort desenvolvimento de um aplicativo para simulação de um laboratório virtual de ensino de química (labquins)
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7362
_version_ 1829093100220317696
score 11.753735