/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Contribuições das memórias escolares sobre espaços não formais para a formação de professores de Ciências Biológicas
Os espaços não formais são considerados grandes aliados da educação formal e para a formação científica dos estudantes, estimulando o interesse e curiosidade sobre o ensino através da sua potencialidade pedagógica. Diante disso, temos como objetivo analisar as narrativas memorialísticas de licencian...
Autor principal: | SANTOS, Heloisa Rodrigues |
---|---|
Outros Autores: | SANTOS, Luana Thaís Chucre dos, SILVA, Andressa Oliveira da |
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7390 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7390 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-73902024-11-02T03:02:37Z Contribuições das memórias escolares sobre espaços não formais para a formação de professores de Ciências Biológicas SANTOS, Heloisa Rodrigues SANTOS, Luana Thaís Chucre dos SILVA, Andressa Oliveira da FREITAS, Lilliane Miranda http://lattes.cnpq.br/8110174127325055 https://orcid.org/0000-0003-2935-1309 Educação não formal Estágio Formação docente Licenciatura CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Os espaços não formais são considerados grandes aliados da educação formal e para a formação científica dos estudantes, estimulando o interesse e curiosidade sobre o ensino através da sua potencialidade pedagógica. Diante disso, temos como objetivo analisar as narrativas memorialísticas de licenciandos a fim de discutir o papel dos espaços não formais nas suas vivências escolares da Educação Básica e na formação dos mesmos. O método de investigação foi a pesquisa narrativa, utilizando os relatos memorialísticos produzidos no contexto da disciplina de “Estágio I: Espaços Não Formais” com uma turma de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará–Campus Bragança. Os relatos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Discutimos os resultados sobre os significados das experiências desses licenciandos em três categorias de análise: i) Identificação dos Espaços Não Formais, que apresenta e discute os tipos de espaços que os estudantes visitaram em seus anos escolares; ii) Contribuições para aprendizagem, em que discutimos o papel dos espaços não formais para o fortalecimento da relação teoria e prática, percepção da realidade, contextualização e maior engajamento e participação dos estudantes; iii) Contribuição dos Espaços Não Formais para escolha da carreira profissional, na qual evidenciamos o quanto as vivências nos espaços não formais puderam contribuir para despertar o interesse em cursar Ciências Biológicas. A partir das memórias escolares é possível perceber e reafirmar o importante papel que os espaços não formais desempenham na vida escolar dos estudantes e sua forte contribuição nos processos de educação científica e formação social e acadêmica. 2024-11-01T18:14:08Z 2024-11-01T18:14:08Z 2024-09-16 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SANTOS, Heloisa Rodrigues dos et al. Contribuições das memórias escolares sobre espaços não formais para a formação de professores de Ciências Biológicas. Ensino e Tecnologia em Revista, Londrina, v. 7, n. 1, p. 1-17, jan./jun. 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7390. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7390 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação não formal Estágio Formação docente Licenciatura CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Educação não formal Estágio Formação docente Licenciatura CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM SANTOS, Heloisa Rodrigues Contribuições das memórias escolares sobre espaços não formais para a formação de professores de Ciências Biológicas |
topic_facet |
Educação não formal Estágio Formação docente Licenciatura CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Os espaços não formais são considerados grandes aliados da educação formal e para a formação científica dos estudantes, estimulando o interesse e curiosidade sobre o ensino através da sua potencialidade pedagógica. Diante disso, temos como objetivo analisar as narrativas memorialísticas de licenciandos a fim de discutir o papel dos espaços não formais nas suas vivências escolares da Educação Básica e na formação dos mesmos. O método de investigação foi a pesquisa narrativa, utilizando os relatos memorialísticos produzidos no contexto da disciplina de “Estágio I: Espaços Não Formais” com uma turma de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará–Campus Bragança. Os relatos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Discutimos os resultados sobre os significados das experiências desses licenciandos em três categorias de análise: i) Identificação dos Espaços Não Formais, que apresenta e discute os tipos de espaços que os estudantes visitaram em seus anos escolares; ii) Contribuições para aprendizagem, em que discutimos o papel dos espaços não formais para o fortalecimento da relação teoria e prática, percepção da realidade, contextualização e maior engajamento e participação dos estudantes; iii) Contribuição dos Espaços Não Formais para escolha da carreira profissional, na qual evidenciamos o quanto as vivências nos espaços não formais puderam contribuir para despertar o interesse em cursar Ciências Biológicas. A partir das memórias escolares é possível perceber e reafirmar o importante papel que os espaços não formais desempenham na vida escolar dos estudantes e sua forte contribuição nos processos de educação científica e formação social e acadêmica. |
author_additional |
FREITAS, Lilliane Miranda |
author_additionalStr |
FREITAS, Lilliane Miranda |
format |
Artigo |
author |
SANTOS, Heloisa Rodrigues |
author2 |
SANTOS, Luana Thaís Chucre dos SILVA, Andressa Oliveira da |
author2Str |
SANTOS, Luana Thaís Chucre dos SILVA, Andressa Oliveira da |
title |
Contribuições das memórias escolares sobre espaços não formais para a formação de professores de Ciências Biológicas |
title_short |
Contribuições das memórias escolares sobre espaços não formais para a formação de professores de Ciências Biológicas |
title_full |
Contribuições das memórias escolares sobre espaços não formais para a formação de professores de Ciências Biológicas |
title_fullStr |
Contribuições das memórias escolares sobre espaços não formais para a formação de professores de Ciências Biológicas |
title_full_unstemmed |
Contribuições das memórias escolares sobre espaços não formais para a formação de professores de Ciências Biológicas |
title_sort |
contribuições das memórias escolares sobre espaços não formais para a formação de professores de ciências biológicas |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7390 |
_version_ |
1829093103555837952 |
score |
11.753735 |