Artigo

Contribuições das memórias escolares sobre espaços não formais para a formação de professores de Ciências Biológicas

Os espaços não formais são considerados grandes aliados da educação formal e para a formação científica dos estudantes, estimulando o interesse e curiosidade sobre o ensino através da sua potencialidade pedagógica. Diante disso, temos como objetivo analisar as narrativas memorialísticas de licencian...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Heloisa Rodrigues
Outros Autores: SANTOS, Luana Thaís Chucre dos, SILVA, Andressa Oliveira da
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7390
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7390
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-73902024-11-02T03:02:37Z Contribuições das memórias escolares sobre espaços não formais para a formação de professores de Ciências Biológicas SANTOS, Heloisa Rodrigues SANTOS, Luana Thaís Chucre dos SILVA, Andressa Oliveira da FREITAS, Lilliane Miranda http://lattes.cnpq.br/8110174127325055 https://orcid.org/0000-0003-2935-1309 Educação não formal Estágio Formação docente Licenciatura CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Os espaços não formais são considerados grandes aliados da educação formal e para a formação científica dos estudantes, estimulando o interesse e curiosidade sobre o ensino através da sua potencialidade pedagógica. Diante disso, temos como objetivo analisar as narrativas memorialísticas de licenciandos a fim de discutir o papel dos espaços não formais nas suas vivências escolares da Educação Básica e na formação dos mesmos. O método de investigação foi a pesquisa narrativa, utilizando os relatos memorialísticos produzidos no contexto da disciplina de “Estágio I: Espaços Não Formais” com uma turma de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará–Campus Bragança. Os relatos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Discutimos os resultados sobre os significados das experiências desses licenciandos em três categorias de análise: i) Identificação dos Espaços Não Formais, que apresenta e discute os tipos de espaços que os estudantes visitaram em seus anos escolares; ii) Contribuições para aprendizagem, em que discutimos o papel dos espaços não formais para o fortalecimento da relação teoria e prática, percepção da realidade, contextualização e maior engajamento e participação dos estudantes; iii) Contribuição dos Espaços Não Formais para escolha da carreira profissional, na qual evidenciamos o quanto as vivências nos espaços não formais puderam contribuir para despertar o interesse em cursar Ciências Biológicas. A partir das memórias escolares é possível perceber e reafirmar o importante papel que os espaços não formais desempenham na vida escolar dos estudantes e sua forte contribuição nos processos de educação científica e formação social e acadêmica. 2024-11-01T18:14:08Z 2024-11-01T18:14:08Z 2024-09-16 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SANTOS, Heloisa Rodrigues dos et al. Contribuições das memórias escolares sobre espaços não formais para a formação de professores de Ciências Biológicas. Ensino e Tecnologia em Revista, Londrina, v. 7, n. 1, p. 1-17, jan./jun. 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7390. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7390 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação não formal
Estágio
Formação docente
Licenciatura
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Educação não formal
Estágio
Formação docente
Licenciatura
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
SANTOS, Heloisa Rodrigues
Contribuições das memórias escolares sobre espaços não formais para a formação de professores de Ciências Biológicas
topic_facet Educação não formal
Estágio
Formação docente
Licenciatura
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Os espaços não formais são considerados grandes aliados da educação formal e para a formação científica dos estudantes, estimulando o interesse e curiosidade sobre o ensino através da sua potencialidade pedagógica. Diante disso, temos como objetivo analisar as narrativas memorialísticas de licenciandos a fim de discutir o papel dos espaços não formais nas suas vivências escolares da Educação Básica e na formação dos mesmos. O método de investigação foi a pesquisa narrativa, utilizando os relatos memorialísticos produzidos no contexto da disciplina de “Estágio I: Espaços Não Formais” com uma turma de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará–Campus Bragança. Os relatos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Discutimos os resultados sobre os significados das experiências desses licenciandos em três categorias de análise: i) Identificação dos Espaços Não Formais, que apresenta e discute os tipos de espaços que os estudantes visitaram em seus anos escolares; ii) Contribuições para aprendizagem, em que discutimos o papel dos espaços não formais para o fortalecimento da relação teoria e prática, percepção da realidade, contextualização e maior engajamento e participação dos estudantes; iii) Contribuição dos Espaços Não Formais para escolha da carreira profissional, na qual evidenciamos o quanto as vivências nos espaços não formais puderam contribuir para despertar o interesse em cursar Ciências Biológicas. A partir das memórias escolares é possível perceber e reafirmar o importante papel que os espaços não formais desempenham na vida escolar dos estudantes e sua forte contribuição nos processos de educação científica e formação social e acadêmica.
author_additional FREITAS, Lilliane Miranda
author_additionalStr FREITAS, Lilliane Miranda
format Artigo
author SANTOS, Heloisa Rodrigues
author2 SANTOS, Luana Thaís Chucre dos
SILVA, Andressa Oliveira da
author2Str SANTOS, Luana Thaís Chucre dos
SILVA, Andressa Oliveira da
title Contribuições das memórias escolares sobre espaços não formais para a formação de professores de Ciências Biológicas
title_short Contribuições das memórias escolares sobre espaços não formais para a formação de professores de Ciências Biológicas
title_full Contribuições das memórias escolares sobre espaços não formais para a formação de professores de Ciências Biológicas
title_fullStr Contribuições das memórias escolares sobre espaços não formais para a formação de professores de Ciências Biológicas
title_full_unstemmed Contribuições das memórias escolares sobre espaços não formais para a formação de professores de Ciências Biológicas
title_sort contribuições das memórias escolares sobre espaços não formais para a formação de professores de ciências biológicas
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7390
_version_ 1829093103555837952
score 11.753735