Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Quando a segunda campa toca: a ambiência lúdica do recreio da Escola Estrada Nova como perspectiva para o ensino e aprendizagem em dança

This monograph is immersed on the ludical ambience of the students from Estrada Nova School in Belém of Pará, precisely on Pratinha II neighborhood, as a source propulsion of dance local teaching. Developing either from a study based on a cartographic methodology (ROMAGNOLI, 2009) some analisys of t...

ver descrição completa

Autor principal: GOMES, Luana Cristina Ribeiro
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/742
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-742
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7422019-11-13T14:59:44Z Quando a segunda campa toca: a ambiência lúdica do recreio da Escola Estrada Nova como perspectiva para o ensino e aprendizagem em dança GOMES, Luana Cristina Ribeiro SOUZA, Luiza Monteiro e http://lattes.cnpq.br/1365524959135039 Dança - Estudo e ensino Arte - Estudo e ensino Jogos infantis Dança na educação CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA This monograph is immersed on the ludical ambience of the students from Estrada Nova School in Belém of Pará, precisely on Pratinha II neighborhood, as a source propulsion of dance local teaching. Developing either from a study based on a cartographic methodology (ROMAGNOLI, 2009) some analisys of the most variety body expressions. LABAN (1978), in constructive dialogues with the authors ANDRADE (2012), DOWBOR (2007) e MARQUES (2007) of educate through dancing practices in the school sphere. This research is based on a estructring of dance laboratories from the ludic to approach dance, school and children’s education close together (ANDRADE, 2013), present in their socio cultural context and doing some possible dialogues for a whole body education, talking about school culture, it’s noticed that they have a freedom expression in small tendences. Considering this, the principal meaning of this monograph is the elaboration of a methodologigal strategies for the dance teaching, inspired by the ludic ambience sound that reverberates right after the second touch: The Break Time. Esta monografia está imersa na ambiência lúdica dos educandos encontrada na escola Estrada Nova em Belém do Pará, mais especificamente no bairro Pratinha II, como fonte propulsora para o ensino da dança neste ambiente. Além de desenvolver um estudo a partir da metodologia cartografia (ROMAGNOLI, 2009) e de análises das mais variadas expressões corporais Laban (1978), em diálogos construtivos com as autoras Andrade (2012), Dowbor (2007) e Marques (2007), no que diz respeito ao ato de educar através de práticas dançantes no âmbito escolar. Para tanto, no que tange as abordagens Dança, Escola e Educação, esta pesquisa se pauta na estruturação de laboratórios de dança a partir do lúdico (ANDRADE, 2013) da garotada, presente em seu contexto sociocultural e tecendo diálogos possíveis para uma educação de corpo inteiro, haja vista que ao se tratar da cultura escolar, percebe- se um corpo que tem pouca liberdade de expressão. Diante disso, tem- se como objetivo principal, a elaboração de estratégias metodológicas para o ensino da dança inspiradas na ambiência lúdica identificada e que reverbera logo após que a segunda campa toca: o recreio da criançada. 2018-09-28T13:13:14Z 2018-09-28T13:13:14Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação GOMES, Luana Cristina Ribeiro. Quando a segunda campa toca: a ambiência lúdica do recreio da Escola Estrada Nova como perspectiva para o ensino e aprendizagem em dança. Orientadora: Luiza Monteiro e Souza. 2017. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/742. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/742 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Dança - Estudo e ensino
Arte - Estudo e ensino
Jogos infantis
Dança na educação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
spellingShingle Dança - Estudo e ensino
Arte - Estudo e ensino
Jogos infantis
Dança na educação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
GOMES, Luana Cristina Ribeiro
Quando a segunda campa toca: a ambiência lúdica do recreio da Escola Estrada Nova como perspectiva para o ensino e aprendizagem em dança
topic_facet Dança - Estudo e ensino
Arte - Estudo e ensino
Jogos infantis
Dança na educação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
description This monograph is immersed on the ludical ambience of the students from Estrada Nova School in Belém of Pará, precisely on Pratinha II neighborhood, as a source propulsion of dance local teaching. Developing either from a study based on a cartographic methodology (ROMAGNOLI, 2009) some analisys of the most variety body expressions. LABAN (1978), in constructive dialogues with the authors ANDRADE (2012), DOWBOR (2007) e MARQUES (2007) of educate through dancing practices in the school sphere. This research is based on a estructring of dance laboratories from the ludic to approach dance, school and children’s education close together (ANDRADE, 2013), present in their socio cultural context and doing some possible dialogues for a whole body education, talking about school culture, it’s noticed that they have a freedom expression in small tendences. Considering this, the principal meaning of this monograph is the elaboration of a methodologigal strategies for the dance teaching, inspired by the ludic ambience sound that reverberates right after the second touch: The Break Time.
author_additional SOUZA, Luiza Monteiro e
author_additionalStr SOUZA, Luiza Monteiro e
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author GOMES, Luana Cristina Ribeiro
title Quando a segunda campa toca: a ambiência lúdica do recreio da Escola Estrada Nova como perspectiva para o ensino e aprendizagem em dança
title_short Quando a segunda campa toca: a ambiência lúdica do recreio da Escola Estrada Nova como perspectiva para o ensino e aprendizagem em dança
title_full Quando a segunda campa toca: a ambiência lúdica do recreio da Escola Estrada Nova como perspectiva para o ensino e aprendizagem em dança
title_fullStr Quando a segunda campa toca: a ambiência lúdica do recreio da Escola Estrada Nova como perspectiva para o ensino e aprendizagem em dança
title_full_unstemmed Quando a segunda campa toca: a ambiência lúdica do recreio da Escola Estrada Nova como perspectiva para o ensino e aprendizagem em dança
title_sort quando a segunda campa toca: a ambiência lúdica do recreio da escola estrada nova como perspectiva para o ensino e aprendizagem em dança
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/742
_version_ 1787154575236530176
score 11.675088