Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

LITERATURA INFANTIL E BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ODILÉIA DA SILVA BRITO, NO MUNICÍPIO DE PORTEL – MARAJÓ – PARÁ

During childhood, children are more likely to develop habits that may be present throughout their lives. Therefore, we consider it of fundamental importance that we encourage children to acquire a taste for reading. Children's literature, in this sense, provides a reorganization of world perceptions...

ver descrição completa

Autor principal: LIMA, José Maria Soares de
Outros Autores: MENDES, Sueleny da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7434
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7434
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-74342024-11-15T03:02:50Z LITERATURA INFANTIL E BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ODILÉIA DA SILVA BRITO, NO MUNICÍPIO DE PORTEL – MARAJÓ – PARÁ LIMA, José Maria Soares de MENDES, Sueleny da Silva SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de http://lattes.cnpq.br/6456712462238262 Literatura infantil Leitura Biblioteca escolar Children´s Literature Reading Library School CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO During childhood, children are more likely to develop habits that may be present throughout their lives. Therefore, we consider it of fundamental importance that we encourage children to acquire a taste for reading. Children's literature, in this sense, provides a reorganization of world perceptions and development of the child's critical sense. The present study aims to investigate the reality of children from a municipal public school regarding their involvement with Children's Literature. We necessarily conducted a literature search and a field study, with a qualitative approach, conducted in a public school in the municipality of Portel, through a semi-structured interview with students of elementary school year of shift. Data analysis configured a low annual reading frequency by students, little interest of parents in the purchase of books for their children and restricted use of the library as a reading space. On the other hand, it was observed through this analysis that most students remember the books read and report that they like reading more than listening to stories, which highlights their ability to interpret reading. Thus, it is necessary to take measures to stimulate students' reading habits, such as rethinking the school library, making it dynamic, with active participation of students, and promoting a joint action of the school / student / family triad, of fundamental importance for the pedagogical process and the reader's formation. Durante a infância, as crianças estão mais propícias a desenvolver hábitos que poderão estar presentes no decorrer da sua vida. Por isso, é importante que elas sejam estimuladas a adquirirem o gosto pela leitura. A Literatura Infantil, neste sentido, proporciona uma reorganização das percepções de mundo e do desenvolvimento do senso crítico da criança. O presente estudo tem o objetivo de investigar a realidade de crianças de uma escola pública municipal quanto ao seu envolvimento com a Literatura Infantil. Realizamos, necessariamente, uma pesquisa bibliográfica e um estudo de campo, com abordagem qualitativa, em uma escola do município de Portel, por meio de uma entrevista semiestruturada com 18 (dezoito) alunos do Pré II, da educação infantil do turno vespertino. A análise dos dados mostrou uma baixa frequência anual de leitura por parte dos alunos, pouco interesse dos pais na aquisição de livros para seus filhos e uso restrito da biblioteca como espaço de leitura. Por outro lado, observou-se, por meio dessa análise, que a maior parte dos alunos lembra os livros “lidos” e referem que gostam mais de ouvir do que ler as histórias, pois os mesmos ainda não dominam a arte da leitura, o que ressalta as suas capacidades de interpretar a leitura. Desse modo, é necessário estimular o hábito de leitura dos alunos, repensando a biblioteca escolar, tornando-a dinâmica, com participação ativa dos alunos e promovendo uma atuação conjunta da tríade escola/aluno/família, de forma que o processo pedagógico e a formação do leitor sejam mais eficazes. 2024-11-14T18:53:49Z 2024-11-14T18:53:49Z 2020-01-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LIMA, José Maria Soares de. Literatura infantil e biblioteca escolar como estratégia para o desenvolvimento da leitura na Escola Municipal de Educação Infantil Odiléia da Silva Brito, no Município de Portel - Marajó - PA. Orientador: Carlos Rodrigo Moraes de Souza. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7434. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7434 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Literatura infantil
Leitura
Biblioteca escolar
Children´s Literature
Reading
Library School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Literatura infantil
Leitura
Biblioteca escolar
Children´s Literature
Reading
Library School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
LIMA, José Maria Soares de
LITERATURA INFANTIL E BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ODILÉIA DA SILVA BRITO, NO MUNICÍPIO DE PORTEL – MARAJÓ – PARÁ
topic_facet Literatura infantil
Leitura
Biblioteca escolar
Children´s Literature
Reading
Library School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description During childhood, children are more likely to develop habits that may be present throughout their lives. Therefore, we consider it of fundamental importance that we encourage children to acquire a taste for reading. Children's literature, in this sense, provides a reorganization of world perceptions and development of the child's critical sense. The present study aims to investigate the reality of children from a municipal public school regarding their involvement with Children's Literature. We necessarily conducted a literature search and a field study, with a qualitative approach, conducted in a public school in the municipality of Portel, through a semi-structured interview with students of elementary school year of shift. Data analysis configured a low annual reading frequency by students, little interest of parents in the purchase of books for their children and restricted use of the library as a reading space. On the other hand, it was observed through this analysis that most students remember the books read and report that they like reading more than listening to stories, which highlights their ability to interpret reading. Thus, it is necessary to take measures to stimulate students' reading habits, such as rethinking the school library, making it dynamic, with active participation of students, and promoting a joint action of the school / student / family triad, of fundamental importance for the pedagogical process and the reader's formation.
author_additional SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de
author_additionalStr SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LIMA, José Maria Soares de
author2 MENDES, Sueleny da Silva
author2Str MENDES, Sueleny da Silva
title LITERATURA INFANTIL E BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ODILÉIA DA SILVA BRITO, NO MUNICÍPIO DE PORTEL – MARAJÓ – PARÁ
title_short LITERATURA INFANTIL E BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ODILÉIA DA SILVA BRITO, NO MUNICÍPIO DE PORTEL – MARAJÓ – PARÁ
title_full LITERATURA INFANTIL E BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ODILÉIA DA SILVA BRITO, NO MUNICÍPIO DE PORTEL – MARAJÓ – PARÁ
title_fullStr LITERATURA INFANTIL E BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ODILÉIA DA SILVA BRITO, NO MUNICÍPIO DE PORTEL – MARAJÓ – PARÁ
title_full_unstemmed LITERATURA INFANTIL E BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ODILÉIA DA SILVA BRITO, NO MUNICÍPIO DE PORTEL – MARAJÓ – PARÁ
title_sort literatura infantil e biblioteca escolar como estratÉgia metodolÓgica para o desenvolvimento da leitura na escola municipal de educaÇÃo infantil odilÉia da silva brito, no municÍpio de portel – marajÓ – parÁ
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7434
_version_ 1829093109087076352
score 11.753896