/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Implicações no ensino pós-pandêmico: ensinar-aprender matemática aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental
O presente trabalho tem no seu escopo os enfrentamentos do período pós pandemia do COVID-19, pela comunidade escolar, em específicos os/as professores e estudantes no trânsito do ensinar e aprender Matemática. A investigação se direcionou a entender em que termos a ruptura dos conteúdos matem...
Autor principal: | RODRIGUES, Natalia da Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7488 |
Resumo: |
---|
O presente trabalho tem no seu escopo os enfrentamentos do período pós pandemia
do COVID-19, pela comunidade escolar, em específicos os/as professores e
estudantes no trânsito do ensinar e aprender Matemática. A investigação se
direcionou a entender em que termos a ruptura dos conteúdos matemáticos que
ocorreu durante o covid-19 implicou em mudanças metodologias para os/as
professores/as do 6º ano do Ensino Fundamental. E que teve como primeiro objetivo,
analisar os impactos nas mudanças metodológicas implantadas no período
pandêmico, com as novas adaptações curriculares e tecnológicas que levaram à
ruptura de conteúdos matemáticas do 6º ano do Ensino Fundamental. Os sujeitos da
investigação que trazem seus relatos, são os participantes das aulas de Matemática
em momento do Estágio Supervisionado II, sendo eles: professor titular da turma, a
estagiária e os/as estudantes da turma. Ponderamos o uso da Abordagem Qualitativa,
por ser amplamente usada no campo de investigação educacional, buscando a
compreensão do fenômeno investigado. Essa pesquisa apresentou relatos
significativos para repensar a docência em Matemática, tanto em termos escolar da
Educação Básica, como acadêmico, na Formação Inicial para a docência. |