Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Implicações no ensino pós-pandêmico: ensinar-aprender matemática aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental

O presente trabalho tem no seu escopo os enfrentamentos do período pós pandemia do COVID-19, pela comunidade escolar, em específicos os/as professores e estudantes no trânsito do ensinar e aprender Matemática. A investigação se direcionou a entender em que termos a ruptura dos conteúdos matem...

ver descrição completa

Autor principal: RODRIGUES, Natalia da Silva
Grau: Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7488
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7488
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-74882024-11-28T03:02:40Z Implicações no ensino pós-pandêmico: ensinar-aprender matemática aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental RODRIGUES, Natalia da Silva GONÇALVES, Kátia Liége Nunes http://lattes.cnpq.br/5132791406240062 Pós-pandêmico Ensinar-aprender Metodologia Estratégias CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente trabalho tem no seu escopo os enfrentamentos do período pós pandemia do COVID-19, pela comunidade escolar, em específicos os/as professores e estudantes no trânsito do ensinar e aprender Matemática. A investigação se direcionou a entender em que termos a ruptura dos conteúdos matemáticos que ocorreu durante o covid-19 implicou em mudanças metodologias para os/as professores/as do 6º ano do Ensino Fundamental. E que teve como primeiro objetivo, analisar os impactos nas mudanças metodológicas implantadas no período pandêmico, com as novas adaptações curriculares e tecnológicas que levaram à ruptura de conteúdos matemáticas do 6º ano do Ensino Fundamental. Os sujeitos da investigação que trazem seus relatos, são os participantes das aulas de Matemática em momento do Estágio Supervisionado II, sendo eles: professor titular da turma, a estagiária e os/as estudantes da turma. Ponderamos o uso da Abordagem Qualitativa, por ser amplamente usada no campo de investigação educacional, buscando a compreensão do fenômeno investigado. Essa pesquisa apresentou relatos significativos para repensar a docência em Matemática, tanto em termos escolar da Educação Básica, como acadêmico, na Formação Inicial para a docência. 2024-11-27T15:58:26Z 2024-11-27T15:58:26Z 2024-02-29 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia RODRIGUES, Natalia da Silva. Implicações no ensino pós-pandêmico: ensinar-aprender matemática aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Orientadora: Kátia Liége Nunes Gonçalves. 2024. 36 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7488. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7488 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Pós-pandêmico
Ensinar-aprender
Metodologia
Estratégias
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Pós-pandêmico
Ensinar-aprender
Metodologia
Estratégias
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
RODRIGUES, Natalia da Silva
Implicações no ensino pós-pandêmico: ensinar-aprender matemática aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental
topic_facet Pós-pandêmico
Ensinar-aprender
Metodologia
Estratégias
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho tem no seu escopo os enfrentamentos do período pós pandemia do COVID-19, pela comunidade escolar, em específicos os/as professores e estudantes no trânsito do ensinar e aprender Matemática. A investigação se direcionou a entender em que termos a ruptura dos conteúdos matemáticos que ocorreu durante o covid-19 implicou em mudanças metodologias para os/as professores/as do 6º ano do Ensino Fundamental. E que teve como primeiro objetivo, analisar os impactos nas mudanças metodológicas implantadas no período pandêmico, com as novas adaptações curriculares e tecnológicas que levaram à ruptura de conteúdos matemáticas do 6º ano do Ensino Fundamental. Os sujeitos da investigação que trazem seus relatos, são os participantes das aulas de Matemática em momento do Estágio Supervisionado II, sendo eles: professor titular da turma, a estagiária e os/as estudantes da turma. Ponderamos o uso da Abordagem Qualitativa, por ser amplamente usada no campo de investigação educacional, buscando a compreensão do fenômeno investigado. Essa pesquisa apresentou relatos significativos para repensar a docência em Matemática, tanto em termos escolar da Educação Básica, como acadêmico, na Formação Inicial para a docência.
author_additional GONÇALVES, Kátia Liége Nunes
author_additionalStr GONÇALVES, Kátia Liége Nunes
format Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
author RODRIGUES, Natalia da Silva
title Implicações no ensino pós-pandêmico: ensinar-aprender matemática aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental
title_short Implicações no ensino pós-pandêmico: ensinar-aprender matemática aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental
title_full Implicações no ensino pós-pandêmico: ensinar-aprender matemática aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental
title_fullStr Implicações no ensino pós-pandêmico: ensinar-aprender matemática aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Implicações no ensino pós-pandêmico: ensinar-aprender matemática aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental
title_sort implicações no ensino pós-pandêmico: ensinar-aprender matemática aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7488
_version_ 1829093118673158144
score 11.753896