/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
A atuação do professor no processo de alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem: estratégias e desafios
Literacy is fundamental to educational development, and teachers play a crucial role in this process. The article seeks to meet students' individual needs and foster an inclusive learning environment, investigating effective pedagogical and didactic strategies. The research focused on analyzing teac...
Autor principal: | LOBATO, Pricila Pastana |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7580 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7580 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-75802025-01-09T03:00:27Z A atuação do professor no processo de alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem: estratégias e desafios LOBATO, Pricila Pastana MENDES, Sandra Karina Barbosa http://lattes.cnpq.br/7531027549313471 Estratégias didáticas Aprendizagem inclusiva Alfabetização Teaching strategies Inclusive learning Literacy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Literacy is fundamental to educational development, and teachers play a crucial role in this process. The article seeks to meet students' individual needs and foster an inclusive learning environment, investigating effective pedagogical and didactic strategies. The research focused on analyzing teachers' practice in teaching reading and writing to children with learning difficulties, highlighting the strategies adopted and the challenges faced. Using a qualitative approach based on educational theories, the study used structured interviews as a data collection method, highlighting the interpretation of responses to evaluate the effectiveness of the implemented strategies. The results of this work provided significant insights into how teachers face and overcome challenges when teaching students with learning difficulties, in addition to identifying actions to improve teaching strategies. These findings not only promote a deeper understanding of effective educational methods in literacy, but also serve as a basis for improving future teacher training, aiming to improve the quality of education and promote a more inclusive and equitable society, where all children have equal opportunity to develop your reading and writing skills. A alfabetização é fundamental para o desenvolvimento educacional, e os professores tem papel crucial nesse processo. O artigo busca atender as necessidades individuais dos alunos e fomentar um ambiente de aprendizado inclusivo, investigando estratégias pedagógicas e didáticas eficazes. A pesquisa focou na análise da prática dos professores no ensino de leitura e escrita para crianças com dificuldades de aprendizagem, destacando as estratégias adotadas e os desafios enfrentados. Utilizando uma abordagem qualitativa embasada em teorias educacionais, o estudo empregou entrevistas estruturadas como método de coleta de dados, destacando a interpretação das respostas para avaliar a eficácia das estratégias implementadas. Os resultados deste trabalho proporcionaram compreendes significativas sobre como os professores enfrentam e superam os desafios ao ensinar alunos com dificuldades de aprendizagem, além de identificar ações para aprimorar as estratégias de ensino. Essas descobertas não apenas promovem uma compreendo mais profunda dos métodos educacionais eficazes na alfabetização, mas também servem como uma base para aprimorar futuras formações docentes, visando melhorar a qualidade da educando e promover uma sociedade mais inclusiva e equitativa, onde todas as crianças tenham igual oportunidade de desenvolver suas habilidades de leitura e escrita. 2025-01-08T17:02:36Z 2025-01-08T17:02:36Z 2024-06-27 Trabalho de Curso - Graduação - Artigo LOBATO, Pricila Pastana. A atuação do professor no processo de alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem: estratégias e desafios. Orientadora: Sandra Karina Barbosa Mendes. 2024. 16 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7580. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7580 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Estratégias didáticas Aprendizagem inclusiva Alfabetização Teaching strategies Inclusive learning Literacy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Estratégias didáticas Aprendizagem inclusiva Alfabetização Teaching strategies Inclusive learning Literacy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO LOBATO, Pricila Pastana A atuação do professor no processo de alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem: estratégias e desafios |
topic_facet |
Estratégias didáticas Aprendizagem inclusiva Alfabetização Teaching strategies Inclusive learning Literacy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Literacy is fundamental to educational development, and teachers play a crucial role in this process. The article seeks to meet students' individual needs and foster an inclusive learning environment, investigating effective pedagogical and didactic strategies. The research focused on analyzing teachers' practice in teaching reading and writing to children with learning difficulties, highlighting the strategies adopted and the challenges faced. Using a qualitative approach based on educational theories, the study used structured interviews as a data collection method, highlighting the interpretation of responses to evaluate the effectiveness of the implemented strategies. The results of this work provided significant insights into how teachers face and overcome challenges when teaching students with learning difficulties, in addition to identifying actions to improve teaching strategies. These findings not only promote a deeper understanding of effective educational methods in literacy, but also serve as a basis for improving future teacher training, aiming to improve the quality of education and promote a more inclusive and equitable society, where all children have equal opportunity to develop your reading and writing skills. |
author_additional |
MENDES, Sandra Karina Barbosa |
author_additionalStr |
MENDES, Sandra Karina Barbosa |
format |
Artigo |
author |
LOBATO, Pricila Pastana |
title |
A atuação do professor no processo de alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem: estratégias e desafios |
title_short |
A atuação do professor no processo de alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem: estratégias e desafios |
title_full |
A atuação do professor no processo de alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem: estratégias e desafios |
title_fullStr |
A atuação do professor no processo de alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem: estratégias e desafios |
title_full_unstemmed |
A atuação do professor no processo de alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem: estratégias e desafios |
title_sort |
atuação do professor no processo de alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem: estratégias e desafios |
publishDate |
2025 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7580 |
_version_ |
1829093132797476864 |
score |
11.753735 |