Artigo

Política nacional de alfabetização e a educação da infância como biopolítica: o que dizem professoras alfabetizadoras de escolas públicas

The text presents a Government Curricular Educational Policy, specifically centered on the National Evidence-Based Literacy Policy aimed at children's literacy, implemented in the form of a Decree in the Bolsonaro government in 2019. This Policy is for us understood as a device for the biopolitics o...

ver descrição completa

Autor principal: SOUSA, Ysabelle Cardoso de
Grau: Artigo
Publicado em: 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7581
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7581
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-75812025-01-09T03:00:20Z Política nacional de alfabetização e a educação da infância como biopolítica: o que dizem professoras alfabetizadoras de escolas públicas SOUSA, Ysabelle Cardoso de GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia http://lattes.cnpq.br/1364246536097509 Política curricular Biopolítica Alfabetização Educação infantil Curriculum policy Biopolitics Literacy Child education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA The text presents a Government Curricular Educational Policy, specifically centered on the National Evidence-Based Literacy Policy aimed at children's literacy, implemented in the form of a Decree in the Bolsonaro government in 2019. This Policy is for us understood as a device for the biopolitics of childhood. The intention of the study, in light of the Foucauldian theoretical perspective, in addition to analyzing this policy as a management strategy for child life, seeks to highlight, based on interviews with teachers who work in Early Childhood Education, where an analysis will be carried out in around your speeches. Thus, aspects of resistance and contestation surrounding the implementation of such a policy in public Early Childhood Education schools in the municipality of Abaetetuba. O texto apresenta em torno de uma Política Educacional Curricular de Governo, especificamente centrada na Política Nacional de Alfabetização Baseada em Evidência voltada para a alfabetização de crianças, implementada na forma de Decreto no governo Bolsonaro no ano de 2019. Tal Política é por nós compreendida como um dispositivo de biopolítica da infância. A intenção do estudo, à luz da perspectiva teórica de matriz foucaultiana, para além de analisar tal política como estratégia de gestão sobre a vida infantil, procura evidenciar, a partir de entrevistas com professoras que atuam na Educação Infantil, onde será realizado uma análise em torno de suas falas. Desse modo, aspectos de resistência e contestação em torno da implementação de tal política nas escolas públicas de Educação Infantil no município de Abaetetuba. 2025-01-08T17:04:37Z 2025-01-08T17:04:37Z 2024-06-27 Trabalho de Curso - Graduação - Artigo SOUSA, Ysabelle Cardoso de. Política nacional de alfabetização e a educação da infância como biopolítica: o que dizem professoras alfabetizadoras de escolas públicas. Orientador: Jadson Fernando Garcia Gonçalves. 2024. 14 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7581. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7581 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Política curricular
Biopolítica
Alfabetização
Educação infantil
Curriculum policy
Biopolitics
Literacy
Child education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
spellingShingle Política curricular
Biopolítica
Alfabetização
Educação infantil
Curriculum policy
Biopolitics
Literacy
Child education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
SOUSA, Ysabelle Cardoso de
Política nacional de alfabetização e a educação da infância como biopolítica: o que dizem professoras alfabetizadoras de escolas públicas
topic_facet Política curricular
Biopolítica
Alfabetização
Educação infantil
Curriculum policy
Biopolitics
Literacy
Child education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
description The text presents a Government Curricular Educational Policy, specifically centered on the National Evidence-Based Literacy Policy aimed at children's literacy, implemented in the form of a Decree in the Bolsonaro government in 2019. This Policy is for us understood as a device for the biopolitics of childhood. The intention of the study, in light of the Foucauldian theoretical perspective, in addition to analyzing this policy as a management strategy for child life, seeks to highlight, based on interviews with teachers who work in Early Childhood Education, where an analysis will be carried out in around your speeches. Thus, aspects of resistance and contestation surrounding the implementation of such a policy in public Early Childhood Education schools in the municipality of Abaetetuba.
author_additional GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia
author_additionalStr GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia
format Artigo
author SOUSA, Ysabelle Cardoso de
title Política nacional de alfabetização e a educação da infância como biopolítica: o que dizem professoras alfabetizadoras de escolas públicas
title_short Política nacional de alfabetização e a educação da infância como biopolítica: o que dizem professoras alfabetizadoras de escolas públicas
title_full Política nacional de alfabetização e a educação da infância como biopolítica: o que dizem professoras alfabetizadoras de escolas públicas
title_fullStr Política nacional de alfabetização e a educação da infância como biopolítica: o que dizem professoras alfabetizadoras de escolas públicas
title_full_unstemmed Política nacional de alfabetização e a educação da infância como biopolítica: o que dizem professoras alfabetizadoras de escolas públicas
title_sort política nacional de alfabetização e a educação da infância como biopolítica: o que dizem professoras alfabetizadoras de escolas públicas
publishDate 2025
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7581
_version_ 1829093132962103296
score 11.753735