Artigo

Educação de surdos: desafios para o ensino da língua brasileira de sinais na rede regular de ensino

This work aims to analyze the challenges for the teaching of the Brazilian Sign Language to deaf students in the regular education network. Addresses aspects related to education of the deaf and the Brazilian Sign Language - LIBRAS as mother tongue of the deaf, pointing out the challenges for teachi...

ver descrição completa

Autor principal: ROCHA, Bruno Santos
Grau: Artigo
Publicado em: 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7609
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7609
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-76092025-01-15T03:02:26Z Educação de surdos: desafios para o ensino da língua brasileira de sinais na rede regular de ensino ROCHA, Bruno Santos LOBATO, Vívian da Silva http://lattes.cnpq.br/8153247121237657 Educação de surdos Língua brasileira de sinais Prática docente Education of the deaf Brazilian sign language Teaching practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work aims to analyze the challenges for the teaching of the Brazilian Sign Language to deaf students in the regular education network. Addresses aspects related to education of the deaf and the Brazilian Sign Language - LIBRAS as mother tongue of the deaf, pointing out the challenges for teaching practice in the teaching of pounds. The research is bibliographic and documentary. The data were collected and systematized from academic and scientific productions that deal with the theme, using the theoretical contributions of Ribeiro (2019), Lacerda (1998), Mantoan (2004), Brasil (1988; 1996; 2015), among others, who dialogue about the theme in question. The results indicate that teaching practice for the teaching of Libras is still surrounded by numerous challenges, such as the implementation of public policies, lack of continuing education, materials and pedagogical methods to work with deaf students. Therefore, it is concluded that the challenges are both in access and in the permanence of these deaf students in regular school. Este trabalho tem como objetivo analisar os desafios para o ensino da Língua Brasileira de Sinais aos estudantes surdos na rede regular de ensino. Aborda aspectos ligados a Educação de Surdos e a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS como língua materna dos surdos, apontando os desafios para a prática docente no ensino de libras. A pesquisa é de cunho bibliográfico e documental. Os dados foram coletados e sistematizados a partir de produções acadêmicas e científicas que tratam da temática, utilizando-se os aportes teóricos de Ribeiro (2019), Lacerda (1998), Mantoan (2004), Brasil (1988; 1996; 2015), dentre outros, que dialogam a respeito da temática em questão. Os resultados apontam que a prática docente para o ensino de Libras ainda é cercada por inúmeros desafios, como a efetivação de políticas públicas, falta de formação continuada, materiais e métodos pedagógicos para atuar com os estudantes surdos. Para tanto, conclui-se que os desafios estão tanto no acesso quanto na permanência desses alunos surdos na escola regular. 2025-01-14T14:22:31Z 2025-01-14T14:22:31Z 2023-12-22 Trabalho de Curso - Graduação - Artigo ROCHA, Bruno Santos. Educação de surdos: desafios para o ensino da língua brasileira de sinais na rede regular de ensino. Orientadora: Vívian da Silva Lobato. 2023. 13 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Soure. 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7609. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7609 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação de surdos
Língua brasileira de sinais
Prática docente
Education of the deaf
Brazilian sign language
Teaching practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação de surdos
Língua brasileira de sinais
Prática docente
Education of the deaf
Brazilian sign language
Teaching practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
ROCHA, Bruno Santos
Educação de surdos: desafios para o ensino da língua brasileira de sinais na rede regular de ensino
topic_facet Educação de surdos
Língua brasileira de sinais
Prática docente
Education of the deaf
Brazilian sign language
Teaching practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work aims to analyze the challenges for the teaching of the Brazilian Sign Language to deaf students in the regular education network. Addresses aspects related to education of the deaf and the Brazilian Sign Language - LIBRAS as mother tongue of the deaf, pointing out the challenges for teaching practice in the teaching of pounds. The research is bibliographic and documentary. The data were collected and systematized from academic and scientific productions that deal with the theme, using the theoretical contributions of Ribeiro (2019), Lacerda (1998), Mantoan (2004), Brasil (1988; 1996; 2015), among others, who dialogue about the theme in question. The results indicate that teaching practice for the teaching of Libras is still surrounded by numerous challenges, such as the implementation of public policies, lack of continuing education, materials and pedagogical methods to work with deaf students. Therefore, it is concluded that the challenges are both in access and in the permanence of these deaf students in regular school.
author_additional LOBATO, Vívian da Silva
author_additionalStr LOBATO, Vívian da Silva
format Artigo
author ROCHA, Bruno Santos
title Educação de surdos: desafios para o ensino da língua brasileira de sinais na rede regular de ensino
title_short Educação de surdos: desafios para o ensino da língua brasileira de sinais na rede regular de ensino
title_full Educação de surdos: desafios para o ensino da língua brasileira de sinais na rede regular de ensino
title_fullStr Educação de surdos: desafios para o ensino da língua brasileira de sinais na rede regular de ensino
title_full_unstemmed Educação de surdos: desafios para o ensino da língua brasileira de sinais na rede regular de ensino
title_sort educação de surdos: desafios para o ensino da língua brasileira de sinais na rede regular de ensino
publishDate 2025
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7609
_version_ 1829093136450715648
score 11.753735