Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Aprendizagem de frações por meio de jogos no 6º ano do ensino fundamental

This study aims to analyze the effects of the use of games on the teaching and learning of fractions in a 6th grade class of a municipal public school in the community of Abade in the municipality of Curuçá-Pará. To this end, theoretical studies were carried out based mainly on authors who dis...

ver descrição completa

Autor principal: CARNEIRO, Irisnan Antônia dos Santos
Grau: Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Publicado em: 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7633
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7633
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-76332025-01-18T03:02:50Z Aprendizagem de frações por meio de jogos no 6º ano do ensino fundamental CARNEIRO, Irisnan Antônia dos Santos THIJM, Gerlândia de Castro Silva http://lattes.cnpq.br/9934039543357877 Frações Ensino-aprendizagem Jogos Fractions Teaching-learning Gaming CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This study aims to analyze the effects of the use of games on the teaching and learning of fractions in a 6th grade class of a municipal public school in the community of Abade in the municipality of Curuçá-Pará. To this end, theoretical studies were carried out based mainly on authors who discuss the subject, in order to know the main learning difficulties, so that, later, the intervention in reality. The intervention process occurred, firstly, through diagnostic tests to verify the difficulties, when it was found that part of these difficulties result from the difference established between daily use and the way they are taught at school and, specifically in the field of work with fractions, the identification of numerator and denominator would be the most immediate difficulty. Based on these findings, the process of pedagogical intervention through games was considered. It is considered important to use games in fraction teaching, as they allow content previously taught in a merely theoretical way to be seen in practical actions and compared to everyday elements. The "Domino of fractions" proved to be efficient in overcoming the difficulties encountered. Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos do uso dos jogos no ensino-aprendizagem de frações, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal na comunidade de Abade no município de Curuçá-Pará. Para isso foram realizados estudos teóricos baseados, principalmente, em autores que discutem o assunto afim de conhecer quais as principais dificuldades de aprendizagem, para, posteriormente, a intervenção na realidade. O processo de intervenção ocorreu, primeiramente, por meio de testes diagnósticos para verificar as dificuldades, quando se constatou que parte dessas dificuldades decorre da diferença instituída entre o uso cotidiano e a maneira como são ensinados na escola e, especificamente no campo do trabalho com frações, a identificação de numerador e denominador seria a dificuldade mais imediata. A partir destas constatações, pensou-se no processo de intervenção pedagógica por meio de jogos. Considera-se ser importante a utilização dos jogos no ensino de fração por permitirem que conteúdos antes ministrados de forma meramente teórica possam ser vistos em ações práticas e comparados a elementos do cotidiano. O “Dominó de frações” mostrou-se eficiente na superação das dificuldades encontradas. 2025-01-17T15:48:19Z 2025-01-17T15:48:19Z 2024-02-22 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia CARNEIRO, Irisnan Antônia dos Santos. Aprendizagem de frações por meio de jogos no 6º ano do ensino fundamental. Orientadora: Gerlândia de Castro Silva Thijm. 2024. 39 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7633. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7633 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Frações
Ensino-aprendizagem
Jogos
Fractions
Teaching-learning
Gaming
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Frações
Ensino-aprendizagem
Jogos
Fractions
Teaching-learning
Gaming
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CARNEIRO, Irisnan Antônia dos Santos
Aprendizagem de frações por meio de jogos no 6º ano do ensino fundamental
topic_facet Frações
Ensino-aprendizagem
Jogos
Fractions
Teaching-learning
Gaming
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study aims to analyze the effects of the use of games on the teaching and learning of fractions in a 6th grade class of a municipal public school in the community of Abade in the municipality of Curuçá-Pará. To this end, theoretical studies were carried out based mainly on authors who discuss the subject, in order to know the main learning difficulties, so that, later, the intervention in reality. The intervention process occurred, firstly, through diagnostic tests to verify the difficulties, when it was found that part of these difficulties result from the difference established between daily use and the way they are taught at school and, specifically in the field of work with fractions, the identification of numerator and denominator would be the most immediate difficulty. Based on these findings, the process of pedagogical intervention through games was considered. It is considered important to use games in fraction teaching, as they allow content previously taught in a merely theoretical way to be seen in practical actions and compared to everyday elements. The "Domino of fractions" proved to be efficient in overcoming the difficulties encountered.
author_additional THIJM, Gerlândia de Castro Silva
author_additionalStr THIJM, Gerlândia de Castro Silva
format Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
author CARNEIRO, Irisnan Antônia dos Santos
title Aprendizagem de frações por meio de jogos no 6º ano do ensino fundamental
title_short Aprendizagem de frações por meio de jogos no 6º ano do ensino fundamental
title_full Aprendizagem de frações por meio de jogos no 6º ano do ensino fundamental
title_fullStr Aprendizagem de frações por meio de jogos no 6º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Aprendizagem de frações por meio de jogos no 6º ano do ensino fundamental
title_sort aprendizagem de frações por meio de jogos no 6º ano do ensino fundamental
publishDate 2025
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7633
_version_ 1829093152033603584
score 11.753896